A busca pela melhor câmera fotográfica digital, seja uma máquina fotográfica profissional, semiprofissional ou compacta, deve levar alguns pontos importantes em consideração. Um deles é o objetivo: você está procurando uma câmera para tirar fotos da família e gravar vídeos caseiros ou quer um produto que ofereça variedade de recursos? Após definir esse quesito, também é importante ficar atento a alguns pontos da ficha técnica, como tamanho e peso, resolução, sensor, visor e tipo de estabilização.

Para te ajudar, reunimos as melhores câmeras digitais em 2021. A seleção inclui modelos básicos, semiprofissionais e profissionais de diversas marcas, como as renomadas Sony, Canon e Nikon.

É possível encontrar uma máquina fotográfica com preços e recursos para cada tipo de uso (Foto: Shutterstock)

Como escolher uma máquina fotográfica

Antes de escolher a melhor câmera fotográfica para comprar, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Primeiro, você deve saber que existem basicamente três tipos de máquinas fotográficas: compactas, semiprofissionais e DSLRs. Há também as câmeras mais específicas, como as máquinas instantâneas. Além das especificações variadas, os modelos também se diferenciam por conta da possibilidade de fazer ajustes manuais e trocar as lentes. Com isso, o preço também sofre diferença.

Antes de nos aprofundarmos mais nesses quatro tipos de câmeras fotográficas, entenda o que cada uma oferece:

  • Câmera fotográfica compacta: modelos pequenos e fáceis de transportar;
  • Câmera fotográfica instantânea: que tiram a foto e imprimem na hora;
  • Câmera fotográfica semiprofissional: meio termo entre compactas e DSLRs;
  • Câmera fotográfica DSLR: modelos usados por profissionais.

Câmera fotográfica compacta

Como o nome sugere, a máquina fotográfica compacta é aquele modelo pequeno e fácil de transportar. Ela se tornou muito comum no início dos anos 2000, quando as pessoas começaram a trocar as máquinas analógicas pelas digitais. No geral, os aparelhos produzem fotos de boa qualidade, mas não permitem fazer ajustes manuais, ou seja, as configurações são definidas automaticamente.

Esse tipo de câmera fotográfica é bastante prática, ideal para quem gosta de registrar momentos com a família, mas não entende muito de fotografia. Além disso, costuma ser mais barata. Há ainda quem divida as câmeras menores entre "ultracompactas" e "compactas". Nesse caso, a diferença é que as ultracompactas têm lente interna, que não se projeta para fora da câmera.

Máquina fotográfica instantânea

Esses modelos têm se tornado cada vez mais populares entre quem busca uma instantaneidade parecida com as fotos do smartphone, mas não abre mão dos registros no papel e ainda tem a facilidade de não precisar revelar os filmes. A câmera fotográfica instantânea teve a sua primeira marca registrada pela Polaroid, há quase um século.

Hoje, uma máquina fotográfica que imprime as fotos na hora voltou a ser procurada por fotógrafos amadores e até profissionais que realizam o clique e já querem ter a foto em mãos. Percebendo essa tendência, empresas começaram a lançar boas câmeras fotográficas que cumprem essa função.

Câmera semiprofissional

As câmeras semiprofissionais ficam no meio do caminho entre as câmeras compactas e as DSLRs. De maneira geral, elas oferecem sensor maior, para fotos com mais qualidade, e permitem fazer ajustes manuais. Por conta disso, são mais indicadas para quem já tem certo conhecimento de fotografia. No entanto, não é possível trocar a lente da máquina.

Algumas pessoas chamam esse modelo de câmera fotográfica de superzoom, porque ele costuma ter zoom mais potente do que as câmeras compactas. Em relação ao preço, a câmera semiprofissional têm valor intermediário.

Câmera fotográfica profissional DSLR permite trocar a lente (Foto: Shutterstock)

Máquina fotográfica profissional DSLR

Por fim, as câmeras fotográficas DSLR são aqueles modelos maiores, geralmente usados por fotógrafos profissionais. Elas possuem ótimo desempenho, seja em fotografias ou gravação de vídeos, e ainda são compatíveis com acessórios, como tripé ou flash externo. Esses modelos têm lentes intercambiáveis, que podem ser trocadas de acordo com o objeto fotografado.

Por ter grande quantidade de recursos, a máquina fotográfica profissional DSLR é indicada para quem realmente é fotógrafo e vai conseguir tirar melhor proveito da câmera. Em compensação, os preços de uma câmera fotográfica profissional são bem mais altos e podem facilmente passar a casa dos R$ 10 mil.

Basicamente, isso é o que você precisa saber para comprar a melhor câmera fotográfica de acordo com o seu perfil. Durante a pesquisa, é possível que você encontre também modelos como as câmeras de ação, indicadas para a prática esportiva. No entanto, esses produtos são mais específicos. Se você quer investir em uma máquina que atenda diferentes situações, é melhor escolher entre os modelos do tipo compacta, instantânea semiprofissional ou DSLR, como explicamos aqui.

Se você ainda tiver dúvidas, pode ver mais dicas aqui no nosso site sobre como escolher uma câmera fotográfica. Abaixo, selecionamos as melhores câmeras para comprar no Brasil em 2021. A lista está separada entre modelos compactos, semiprofissionais e profissionais, em diferentes faixas de preços. Antes de comprar, veja qual é mais adequado ao seu tipo de uso.

Canon, Sony e Nikon estão entre as marcas com as melhores câmeras fotográficas (Foto: Shutterstock)

Melhor câmera fotográfica compacta

Sony Cyber-Shot DSC-W800: máquina fotográfica leve, compacta e fácil de usar

Se praticidade é o mais importante, a câmera fotográfica compacta Sony Cyber-Shot DSC-W800 não vai decepcionar. Os ajustes automáticos permitem que você só tenha o trabalho de apontar e clicar, com opção de adicionar modos e efeitos diferentes, como Macro ou Panorâmico.

As fotos são feitas com sensor de 20,1 MP e os vídeos podem ser gravados em resolução HD (720p). Além disso, o botão dedicado inicia a gravação em poucos segundos. O modelo é o mais barato da lista, sendo uma opção bem legal para quem busca por câmeras fotográficas fáceis de usar e com preço mais baixo.

Características da câmera Sony Cyber-Shot DSC-W800:

  • Sensor: Super HAD CCD tipo 1/2,3 (7,76 mm) de 20,1MP
  • Zoom óptico: até 5x
  • Zoom digital: até 40x
  • Gravação de vídeos: HD (1280 x 720 pixels) a 30 fps
  • Monitor: 2,7 polegadas com painel LCD TFT
  • Flash integrado: sim
  • Bateria recarregável NP-BN (duração de até 200 fotos)

Nikon Coolpix W300: máquina fotográfica resistente que filma até em 4K

A Nikon Coolpix W300 prova que as câmeras fotográficas compactas podem acompanhar as tecnologias mais avançadas. Com conexão Wi-Fi, o modelo pode enviar as fotos para o seu smartphone, permitindo o compartilhamento imediato das imagens. As fotos são feitas em 16 MP e os vídeos, ricos em detalhes, alcançam a definição Ultra HD 4K.

Um dos destaques do produto é seu design robusto, que resiste a impactos, temperaturas extremas e poeira, além de aguentar mergulhos de até 30 metros de profundidade. Assim, a câmera pode te acompanhar em qualquer situação, inclusive, em viagens.

Vale lembrar que em 2018, a Nikon anunciou sua saída do mercado brasileiro. Isso significa que desde então a marca não fez o lançamento de novos produtos por aqui. Ainda assim, é possível encontrar bons modelos de câmeras fotográficas que continuam à venda e, por isso, aparecem nesta lista. Após a saída, a fabricante também se comprometeu a manter os serviços de assistência técnica para os clientes que estiverem com a garantia válida.

Características da câmera Nikon Coolpix W300:

  • Sensor: 1/2,3 pol. tipo CMOS de 16 MP
  • Abertura de lente: f/2.8 a 4.9
  • Foco automático: AF de detecção de contraste
  • Zoom ótico: até 5x
  • Gravação de vídeo: 4K a 30 fps
  • Monitor: 3" com painel LCD TFT
  • Flash integrado: sim
  • Bateria recarregável EN-EL12 (duração de até 280 fotos)

Canon Powershot G9x Mark II: câmera fotográfica tem estabilização de imagem e filma em Full HD

A máquina fotográfica Canon Powershot G9x Mark II é pequena, leve e tem um design muito bonito que lembra as câmeras antigas. Ela tem tantas tecnologias que parece até uma câmera profissional. O dispositivo conta com 20.1 MP de resolução e tem o processador de imagem DIGIC 7, presente em modelos semiprofissionais e profisssionais.

Ideal para fotógrafos amadores, esta câmera fotográfica da Canon conta com sensor CMOS, bastante sensível à luz, conseguindo imagens ótimas até em ambientes com pouca luz. Ela ainda faz filmagens em Full HD e conta com estabilizador de imagens, para te proteger das tremidas. Além disso, possui editor de imagem, e conexões Wi-Fi e Bluetooth para você transferir seus arquivos de forma fácil.

Características da câmera Canon Powershot G9x Mark II:

  • Sensor: CMOS de 1 polegada com 20,1 megapixels
  • Abertura de lente: f/2 - 4.9
  • Zoom ótico: até 3x
  • Gravação de vídeo: Full HD a 60fps
  • Monitor: 3" com painel LCD sensível ao toque
  • Flash integrado: sim
  • Bateria recarregável Canon NB-13L 3.6V 1250mAh

Melhor máquina fotográfica instantânea

Fujifilm Instax Mini 11: máquina fotográfica pequena, instantânea e retrô

Para quem busca uma câmera fotográfica que possa imprimir fotos logo após o clique, a Fujifilm Instax Mini 11 é ideal. O modelo traz todo um visual retrô para as fotos, que vão estar instantaneamente nas mãos do fotógrafo. Esse tipo de câmera já é muito popular por quem quer captar imagens em tamanho pequeno para presentear, usar como decoração, criar murais e guardar momentos como viagens e festas.

Além de revelar fotos instantaneamente, a Instax traz benefícios como exposição e flash automáticos, modo selfie com espelho para enquadramento e close up para aproximar dos objetos fotografados. Para revelar as imagens de forma instantânea, é preciso ter o filme específico para esse tipo de máquina fotográfica. São cinco cores disponíveis, entre elas estão azul e lilás.

Características da Fujifilm Instax Mini 11:

  • Sensor: 2 componentes, 2 elementos, f = 60 mm, 1:12,7
  • Close up: aproximação de 30 cm a 50 cm de distância
  • Espelho para selfie
  • Flash integrado: sim
  • Filme: instantâneo da Fujifilm (Linha Instax mini)

Fujifilm Instax Mini 9: modelo instantâneo de máquina fotográfica da geração anterior

Outra câmera fotográfica instantânea da Fujifilm é a Instax Mini 9, modelo anterior à 11 e que traz bons recursos para quem busca esse tipo de máquina fotográfica. Assim como a outra versão, ela revela instantaneamente fotos com visual retrô "do tamanho de um cartão de crédito", segundo a fabricante.

O espelho de enquadramento de selfie, a possibilidade de acoplamento da lente de aproximação, o modo high-key para fotos com impressão mais suave e o ajuste automático de luminosidade e brilho são alguns dos pontos que tornam a Insta Mini 9 uma boa opção entre os modelos de câmeras fotográficas instantâneas. Como é uma versão anterior, pode ser encontrada com valores mais baixos que a Instax Mini 11.

Características da Fujifilm Instax Mini 9:

  • Sensor: Fujinon, f = 60 mm, f/12.7, 2 componentes, 2 elementos
  • Acoplamento da lente de aproximação de até 35cm de distância
  • Espelho para selfie
  • Ajuste de exposição: Manual (LED indicador do modo de exposição)
  • Flash integrado: sim
  • Filme: instantâneo da Fujifilm (Linha Instax mini)

Fujifilm Instax SQUARE SQ6: diversos modos de ajuste e espelho para selfies

Esta máquina fotográfica da Fujifilm tem tudo que se pode esperar de uma câmera instantânea. Um dos seus principais destaque sãos os diversos modos de ajuste (macro, paisagem, dupla esposição, auto e selfie). Isso é possível graças as suas lentes restráteis. O dispositivo tem ainda flash ajustável e temporizador.

Ela consegue imagens ótimas, inclusive, em locais escuros. A câmera detecta automaticamente a luz ambiente e ajusta as configurações para conseguir a melhor imagem. Para quem não abre mão de uma boa selfie, a câmera fotográfica conta com um espelho frontal para ajustar o ângulo perfeito. Como ponto fraco da Instax SQUARE está o preço dos seus filmes, que não é convidativo e o fato de não ser alimentada por bateria recarregável, e sim por pilhas AA.

Características da Fujifilm Instax Square SQ6:

  • Sensor: Lente de 65,75 mm retrátil, apresentando 2 componentes com 2 elementos óticos e abertura fixa de f/1:12,6
  • Visor óptico com magnificação de 0,4x e ponto alvo
  • Espelho para selfie
  • Três modos de foco motorizados: Modo Macro (0,3m – 0,5m / 1ft – -1,6ft.), Modo Normal (0,5m – 2m / 1,6ft – 6,6ft.) e Modo Paisagem (2m / 6,6 pés e além )
  • Flash integrado: sim
  • Filme: FUJIFILM INSTAX SQUARE

Melhor câmera fotográfica semiprofissional

Canon PowerShot SX540 HS: máquina fotográfica que se destaca pelo ultrazoom

Para quem busca a melhor câmera fotográfica, mas ainda não está disposto a investir em um modelo profissional, a Canon PowerShot SX540 HS é uma boa opção. O dispositivo não tem lente intercambiável, como a maioria das máquinas semiprofissionais, mas oferece boas especificações. A câmera tem sensor de 20,3 MP e processador DIGIC 6 com tecnologia iSAPS. Sua lente tem distância focal de 4,3 - 215,0 mm e abertura de f/3.4 - f/6.5.

Um dos destaques da câmera semiprofissional PowerShot SX540 HS é o ultrazoom de 50x com a lente ultra grande angular. Outro recurso interessante é a possibilidade de controlar a câmera pelo smartphone, por meio do aplicativo Camera Connect. Além disso, o dispositivo ainda grava vídeos com resolução Full HD.

Características da Canon PowerShot SX540 HS:

  • Sensor: CMOS tipo 1/2,3" de 20,3 MP
  • Processador: DIGIC 6 com tecnologia iSAPS
  • Distância Focal: 4,3 – 215,0 mm
  • Abertura de lente: f/3.4 - f/6.5
  • Zoom ótico: até 50x
  • Gravação de vídeo: Full HD
  • Monitor: 3" com painel LCD
  • Flash integrado: sim
  • Bateria NB-6LH

Nikon Coolpix B500: boa opção de câmera semiprofissional

A Nikon Coolpix B500 é boa opção de câmera fotográfica semiprofissional (Foto: Shutterstock)

A Nikon Coolpix B500 também está entre os melhores modelos de câmera semiprofissional para comprar atualmente. Um dos pontos fortes do modelo é a boa estabilidade, para isso, ela conta com recurso de redução da vibração de elevado desempenho. Suas especificações também incluem um sensor de 16 MP e zoom ótico de 40x.

Em relação ao design, esta câmera fotográfica semiprofissional tem tamanho portátil e monitor inclinável, que facilita o disparo. O modelo é alimentado por baterias do tipo AA, que são facilmente encontradas. Além disso, a Nikon Coolpix B500 grava vídeos com qualidade Full HD. Veja as melhores ofertas da máquina fotográfica Nikon Coolpix B500.

Características da Nikon Coolpix B500

  • Sensor: CMOS de 1/2,3 polegadas de 16 MP
  • Abertura de lente: f/3 - f/6.5
  • Zoom ótico: até 40x
  • Gravação de vídeo: Full HD
  • Monitor: 3" com painel LCD
  • Flash integrado: sim
  • Bateria AA

Nikon D7500: câmera semiprofissional filma em 4K e tira 8 fotos por segundo

A Nikon D7500 marcou a chegada do filme em 4K para uma câmera fotográfica da marca japonesa. Com isso, ela se torna ótima para quem dá mais prioridade à gravação de vídeo na hora de escolher um modelo. Além de filmar em 4K a 30 fps e em 1080p a 60 fps, o dispositvo também traz entrada para fones de ouvido, que pode facilitar a vida de quem grava direto da máquina fotográfica.

Para fotos, é uma câmera rápida, capaz de registrar até 8 fotos por segundo e com 51 pontos de autofoco, que dão maior agilidade para o fotógrafo. É uma DSLR de nível intermediário, ideal para quem pode investir mais em uma câmera semiprofissional buscando começar como fotógrafo ou no meio do audiovisual.

Características da Nikon D7500:

  • Sensor: CMOS APS-C de 20.9MP
  • Gravação de vídeo: até 4K a 30fps
  • Monitor: touchscreen e retrátil
  • Flash integrado: Sim
  • Bateria EN-EL15b

Sony Alpha A7 III: modelo de máquina fotográfica Mirrorless

A câmera fotográfica Sony Alpha A7 III é uma semiprofissional para quem busca uma boa alternativa à Canon e Nikon. É uma máquina mirrorless, mais leve que as demais, mas que segue a qualidade das melhores do mercado. Esse modelo da Sony pode até ser semiprofissional, mas quem busca a qualidade de ponta no mercado também tem uma opção. Por isso, o valor desembolsado nela é bastante alto.

A Sony Alpha A7 III é ótima para videomakers: filma em 4k em 30 fps e em Full HD a 120 fps. Para quem quer uma câmera fotográfica rápida, ela é capaz de captar até 10 fotos por segundo. O intervalo de ISO desta câmera semiprofissional chega a 51.200, mas pode ser expandido de 50 a 204.800 em paisagens estáticas.

Características da Sony Alpha A7 III:

  • Sensor: CMOS BSI de Full Frame de 24,2 MP
  • IS: 100 a 51.200 (expansível a 204.800)
  • Gravação de vídeo: 4K em 30 fps
  • Monitor: tela touchscreen inclinável
  • Flash integrado: Não
  • Bateria NP-FW50

Melhor máquina fotográfica profissional

Canon EOS T7: câmera fotográfica profissional mais barata com lente intercambiável

A Canon EOS T7 é uma opção para quem procura a melhor câmera profissional com lente intercambiável, mas não quer gastar muito. Um dos seus destaques é que ela vem com 11 funções personalizadas pré-definidas. O modelo tem sensor CMOS de 24,1 MP e usa um processador de imagem DIGIC 4+. Além disso, o dispositivo oferece sistema de autofoco com 9 pontos focais e conexão Wi-Fi.

A câmera fotográfica profissional vem com lente zoom compacta EF-S 18-55mm IS II, mas é compatível com a linha completa de lentes EF/EF-S da Canon, oferecendo mais versatilidade. Apesar de ser uma câmera profissional, ela tem um funcionamento intuitivo, ideal para fotógrafos iniciantes. Em relação aos vídeos, a EOS T7 faz gravações em Full HD com alto nível de detalhes.

Características da câmera Canon EOS T7:

  • Sensor: CMOS de 24,1 MP
  • Processador: DIGIC 4+
  • Gravação de vídeo: Full HD a 60 fps
  • Acompanha lente zoom compacta EF-S 18-55mm IS II
  • Monitor: 3" com painel LCD TFT touch
  • Flash integrado: sim
  • Bateria recarregável LP-E10

Canon EOS 5D Mark IV: uma das melhores câmeras fotográficas profissionais

A EOS 5D Mark IV é um dos modelos de câmera fotográfica profissional mais completos e evoluídos da Canon, o que significa que esse é um dos melhores modelos disponíveis, já que a marca é referência no ramo. Um de seus destaques é o autofoco de 61 pontos com tecnologia Dual Pixel CMOS AF, que promete foco preciso mesmo nas situações mais extremas.

Além disso, o modelo possui sensor de 30,4 MP e processador de imagens DIGIC 6+, que são os responsáveis pelas fotos de alta qualidade e cheias de detalhes, independentes das condições de iluminação do ambiente. Da mesma forma, os vídeos também alcançam altos níveis, com a definição Ultra HD 4K. A EOS 5D Mark IV ainda oferece conexão via Wi-Fi e NFC.

Características da câmera EOS 5D Mark IV:

  • Sensor: CMOS Full Frame de 30,4 MP
  • Processador: DIG!C 6+
  • Sistema de Autofoco reticular de 61 pontos e tecnologia Dual Pixel CMOS AF
  • Gravação de vídeo: 4K a 30 fps
  • Monitor: 3,2" com painel TFT touch
  • Flash integrado: sim
  • Bateria LP-E6N

Sony Alpha A6400: câmera fotográfica profissional Mirrorless versátil da Sony

A Sony Alpha A6400 é uma câmera fotográfica profissional Mirrorless lançada em 2019 que traz recursos que atendem os fotógrafos profissionais mais exigentes. É uma máquina digital APS-C compacta, muito versátil para quem precisa dessa facilidade de manuseio. Ela pesa somente 403g já com a bateria e o cartão de memória.

Seu principal destaque vai para a qualidade de imagem com o sensor de 24.2MP, além do novo sistema de autofoco extremamente rápido e eficiente, de 425 pontos de detecção de fase e mais 425 pontos de detecção de contraste. Para os videomakers, ela filma em 4K e faz gravações contínuas em 11fps com autofoco e 8 fps com autofoco silencioso.

Características da Sony Alpha A6400:

  • Sensor: APS-C de 24.2MP
  • Gravação de vídeo: 4K em 30 fps.
  • Monitor: touchscreen LCD inclinável a 180º em "selfie"
  • Flash integrado: Sim
  • Bateria NP-FW50

Canon EOS 6D Mark II: boa câmera fotográfica profissional com autofoco de 45 pontos cruzados

Este é mais um modelo de máquina fotográfica profissional para quem busca as melhores tecnologias. Ela é indicada para fotógrafos exigentes que bucam grande qualidade. O processador da Canon EOS 6D Mark II é o DIGIC 7 e o seu sensor é CMOS Full Frame de 26,2 MP, que atinge imagens muito amplas.

A câmera fotográfica profissional da Canon tem 28 funções personalizadas, para facilita o seu uso e sistema de autofoco incrível com 45 pontos cruzados. Ela faz vídeos com resolução Full HD a 60 quadros por segundo. Conta com display LCD de 3 polegadas e tem  conexão Wi-Fi.

Características da Canon EOS 6D Mark II:

  • Sensor: CMOS Full Frame de 26.2MP
  • Processador: DIG!C 7
  • Sistema de Autofoco de 45 pontos cruzados
  • Gravação de vídeo: Full HD a 60 fps
  • Monitor: 3" com painel TFT touch
  • Bateria LP-E6N

Não ficou satisfeito ainda? Então confira a nossa lista com as melhores câmeras profissionais. Aproveite para conhecer também as câmeras mais vendidas do nosso site e fique por dentro de tudo sobre máquinas fotográficas.

Encontrou a melhor câmera fotográfica para você? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando ela chegar no valor que deseja pagar. Saiba como em nosso canal do YouTube: