Já pensou em deixar seus eletrônicos favoritos do seu jeitinho? Quem sabe colocar uma foto da pessoa amada ou até do seu cachorro ou gato? Em outubro de 2021, a JBL lançou no Brasil a opção de personalização de fones de ouvido e caixas de som. Desde então, os consumidores podem customizar caixas de som e fones da fabricante com fotos, stickers e textos para deixá-los com a sua cara. A iniciativa é inédita aqui no Brasil, mas a novidade ainda não está disponível para todos os produtos da marca.

Para entender melhor como funciona essa personalização, nós conversamos com exclusividade com Luciano Sasso, Vice President, Sales & Mkt Consumer Áudio South América Region da Harman, empresa que é dona da JBL. A seguir, saiba tudo sobre a iniciativa da marca e veja como comprar sua caixinha ou fone customizados.

Iniciativa de personalização da JBL é inédita no Brasil e está disponível para alguns fones e caixas de som da marca (Foto: Shutterstock)

O que é a personalização de produtos da JBL?

A personalização de produtos é uma iniciativa recente da JBL no Brasil, que permite ao usuário customizar fones e caixas de som da marca com fotos, textos e stickers ou criar um design estilizado usando artes pré-definidas. Assim, é possível deixar o dispositivo de acordo com seu estilo.

A novidade já existe há algum tempo no exterior. Entretanto, aqui no Brasil, a marca é a primeira fabricante a permitir a personalização de fones de ouvido e caixas de som. Para Luciano Sasso, essa é uma tendência que deve ganhar cada vez mais forças, já que os consumidores agora podem colocar um pouco da sua personalidade em seus acessórios.

"Conforme a tecnologia evolui, chega a cada vez mais pessoas e se integra totalmente à rotina da população, também é natural que o consumidor passe a buscar mais recursos e elementos, de modo que os produtos também reflitam um pouco de sua personalidade", afirma.

Luciano Sasso, Vice President, Sales & Mkt Consumer Áudio South América Region da Harman, conversou com o Buscapé sobre a personalização de produtos da JBL (Foto: Divulgação/Harman)

Entretanto, não são todos os produtos JBL que oferecem essa possibilidade. Por enquanto, só é possível customizar as caixas de som JBL Go 2 e JBL Flip 5 e os fones de ouvido JBL Tune 125TWS e JBL Tune 225TWS. Nas caixas de som JBL, a foto é aplicada na grade. Já nos fones de ouvido TWS, a impressão é feita no estojo de carregamento.

Apesar de serem aparelhos mais antigos, a empresa reforça que são esses modelos de caixas de som e fones de ouvido têm grande penetração no mercado nacional.

"Após muito estudo e análise do portfólio, constatamos que eram os produtos com maior compatibilidade do material para serem personalizados com a máxima qualidade e o preço mais acessível, correspondendo nossas expectativas e também as dos consumidores. E a rápida aceitação no mercado nacional nos indica que estamos no caminho certo", explica o executivo.
Personalização dos produtos JBL pode ser feita com fotos, stickers ou textos (Foto: Reprodução/JBL)

Como personalizar uma caixa de som ou fone JBL?

A personalização de produtos da JBL está disponível apenas para compras feitas no site da marca, para os modelos já citados. Para customizar o seu dispositivo, basta acessar a loja online da JBL, selecionar o aparelho e escolher a opção "Faça o seu". Depois, você deve carregar a foto e fazer os ajustes no layout para seguir com o pedido.

É possível, por exemplo, colocar uma foto sua para estampar a capa do seu fone ou escrever um trecho da sua música favorita na caixa de som.

Identificação de imagens por inteligência artificial

Um ponto interessante é que a JBL utiliza um software com inteligência artificial que identifica, via banco de dados, conteúdos impróprios ou com proteção de propriedade intelectual. Caso o programa tenha dúvida sobre a imagem proposta, uma equipe fará a análise e aprovação.

"Essas imagens rejeitadas ainda podem passar pela revisão de uma equipe especializada da Harman. Se o cliente discordar de uma eventual rejeição, pode entrar em contato diretamente conosco, através de nossos canais de atendimento online. Vale ressaltar, ainda, que não há qualquer custo para o consumidor que tiver uma imagem reprovada e, em caso de já ter sido realizado qualquer pagamento de forma antecipada, esse valor é inteiramente reembolsado pela Harman", afirma Luciano Sasso.

Antes da personalização da caixa ou fone JBL, a foto passa por uma análise feita por inteligência artificial (Foto: Shutterstock)

Cuidados com os produtos personalizados

Como os dispositivos passam por um processo de aplicação da arte, é importante ter alguns cuidados com a manutenção do produto. Luciano recomenda seguir as orientações do manual de instruções, mas ressalta que a limpeza não deve ser feita com produtos químicos.

"Uma delas é a orientação pela não utilização de nenhum tipo de produto químico para limpar o produto, sendo recomendado apenas utilizar um tecido macio seco ou umedecido com água. Não há diferença neste quesito para um fone de ouvido ou caixa de som personalizado", explica.

Quanto custa para personalizar?

Por serem personalizados, os produtos acabam saindo um pouco mais caros do que suas versões tradicionais. A nível de comparação, a JBL Go 2 customizada sai por R$ 249, apesar de a caixinha original ser encontrada por menos de R$ 200 no e-commerce. Já o fone JBL Tune 225TWS custa R$ 759 com a personalização. O modelo tradicional, porém, pode ser comprado por menos de R$ 500.

Apesar do valor um pouco mais alto, a empresa não acredita que esse seja um impeditivo para a compra. "Temos a convicção de que o valor não é um impeditivo, visto que é levemente superior ao produto regular, ao mesmo passo que traz um valor agregado e uma experiência diferenciada aos consumidores", afirma Luciano Sasso.

JBL Tune 225TWS é um dos fones TWS que podem ser personalizados com fotos ou texto (Foto: Shutterstock)

Aliás, a novidade já vem encontrando uma boa receptividade dos brasileiros.

"O Brasil representa hoje um dos maiores públicos de consumidores ao redor do mundo para a Harman, principalmente com a marca JBL. A aceitação dos brasileiros para nossos lançamentos e novidades costuma ser imediata, e não está sendo diferente agora com a opção de personalização. Somos a primeira fabricante a disponibilizar a customização de fones de ouvido e caixas de som portáteis no país, algo ainda único, portanto há um mercado significativo neste sentido".

Para alcançar um público ainda maior, a JBL pretende expandir a novidade para outros dispositivos. Luciano Sasso explica que a empresa já tem um planejamento estruturado para novos lançamentos em 2022. Contudo, nem todos os fones ou caixas de som JBL poderão ser personalizados, por conta da superfície do material.

"Seguimos desenvolvendo soluções e tecnologias para que a maioria dos produtos JBL seja customizável, mas existem sim alguns que não são compatíveis no momento, devido ao material e ao design – um exemplo é a superfície do modelo, que deve ser a mais lisa possível e com um material que tenha aderência a tinta. Todos os fones de ouvido e caixas de som da marca que pudermos garantir que a personalização se dará com a máxima qualidade, serão disponibilizados aos consumidores com essa opção".

Se você curtiu a ideia de personalizar seus produtos JBL, mas quer conhecer melhor os dispositivos da fabricante, aproveite para conferir a análise de ficha técnica da JBL Flip 5 e a lista com as melhores caixas de som Bluetooth de 2022.

Confira também algumas ofertas para fones e caixas de som JBL: