Ter uma cafeteira expresso em casa significa a garantia da praticidade na hora de fazer o cafezinho de todos os dias. Seja com preparo por cápsulas, pó, sachê ou, até mesmo, grãos moídos, o café dessas máquinas costuma ser mais forte e encorpado do que o de cafeteiras elétricas. Além disso, elas ainda têm a vantagem de preparar outros tipos de bebidas - dependendo do modelo, elas fazem até opções frias.

Por isso, a quantidade de opções de cafeteira expresso disponível no mercado é bem grande e na hora de escolher, é comum que você fique com dúvidas sobre qual delas é a melhor. Pensando em te ajudar, aqui embaixo nós falamos das principais marcas dessa categoria, como Dolce Gusto, Nespresso, Três Corações e Philco. Dá uma olhada!

Cafeteira Dolce Gusto oferece grande variedade de sabores de bebidas

Uma das principais marcas de cafeteira expresso do mercado é a Dolce Gusto, da Arno. As cápsulas compatíveis com essas máquinas são da Nescafé e oferecem uma grande variedade de sabores de bebida (são mais de 30 cápsulas diferentes). Uma das principais vantagens dessas cafeteiras é que seus principais modelos preparam bebidas em temperaturas diferentes, ou seja: você pode tomar cafés, chocolates, lattes e chás frios ou quentes - o modo de preparo varia de acordo com a cápsula escolhida.

Além disso, a Dolce Gusto também costuma fazer aparelhos compactos, que podem ser comprados com tranquilidade por quem tem pouco espaço para esse tipo de aparelho. Ao mesmo tempo, isso significa que elas não costumam ter reservatório para cápsulas usadas - mas esse detalhe pode ser resolvido com uma pequena lixeira específica para elas no seu cantinho do café. Hoje, as principais opções de cafeteria expresso Dolce Gusto por aqui são a Mini Me e a Genio S Basic:

A Mini Me é uma das mais conhecidas da marca e pode ser encontrada em vermelho com cinza, vermelho com preto, preto e branco com cinza. Ela tem reservatório de 800ml, prepara bebidas quentes ou frias e é bem compacta. Para saber mais sobre ela, dê uma olhada no nosso review da Dolce Gusto Mini Me.

A Genio S Basic é uma cafeteira Arno bem parecida com a Mini Me, mas com algumas funções diferentes (o que justifica a diferença de preço). Para começar, todo o controle dela é feito por meio de um painel mais tecnológico do que os botões mecânicos da Mini Me. Além disso, ela tem uma função específica para preparar cafés maiores. No resto, as duas têm o mesmo tamanho de reservatório, oferecem bebidas quentes e frias e têm desligamento automático.

Cafeteira Nespresso é a opção para os amantes de café

A outra opção de cafeteira expresso com cápsulas fabricadas pela Nestlé é a Nespresso. Ao contrário da Dolce Gusto, essa é uma opção para quem gosta de tomar apenas café, já que as cápsulas compatíveis com as máquinas têm diferentes aromas e intensidades da bebida tradicional. A marca também tem a Nespresso Vertuo, uma cafeteira que deve ser usada com sua linha própria de cápsulas. Aqui, a principal diferença é que elas estão disponíveis em sabores mais premium e numa variedade maior de tamanhos.

O catálogo das cafeteiras Nespresso é formado por máquinas de diferentes tamanhos, funcionalidades e preços. Por isso, acaba sendo fácil escolher uma que caiba no seu ambiente e, principalmente, no seu bolso. Por aqui, destacamos a cafeteira Nespresso Inissia D40 e a Expert.

Um dos modelos mais básicos da marca, a Nespresso Inissia D40 é uma das principais opções para quem tem o orçamento mais apertado para investir no aparelho. Ela conta com reservatório de 700ml e prepara bebidas em dois tamanhos diferentes: 40ml ou 110ml. O reservatório de cápsulas comporta até 11 unidades usadas e ela também tem desligamento automático.

Para quem gosta de um toque a mais de tecnologia nos eletroportáteis de casa, a cafeteira Nespresso Expert é uma das principais opções. Ela pode ser controlada pelo smartphone e oferece, três temperaturas de café em quatro tamanhos diferentes: Ristretto (25ml), Espresso (40ml), Lungo (110ml) ou Americano (25ml de café + 125ml de água quente).

Cafeteira Três Corações é a melhor opção em custo-benefício

Além de analisar o preço da máquina, antes de comprar uma cafeteira expresso de cápsula você também precisa considerar o valor delas. Nesse quesito, a Três Corações sai na frente, já que tem uma grande variedade de sabores de bebidas entre cafés, chocolates e lattes em cápsulas mais baratas do que as dos concorrentes. Dependendo da escolha, ela pode oferecer bebidas menos cremosas, mas sempre bem saborosas e em apenas uma temperatura: quente.

As máquinas da Três Corações também estão disponíveis em tamanhos diversos para que você escolha de acordo com o espaço da sua cozinha e com o orçamento para o investimento inicial. Nossas indicações são a Três Corações Lov e a Modo S04.

A Três Corações Lov é uma das principais opções da marca e tem tamanho compacto, ideal para cozinhas pequenas. O modelo prepara três tamanhos de bebidas diferentes com reservatório de 950ml, tem desligamento automático e vai com cápsula de retrolavagem. Para saber mais detalhes sobre ela, confira o nosso review da Três Corações Lov!

A Três Corações Modo SO4 ocupa mais espaço, mas em compensação tem reservatório para cápsulas usadas e reservatório de água maior do que o da Lov: aqui, são 1,2L. Ela também prepara três tamanhos diferentes de café e funciona com todas as cápsulas da marca.

A Philco tem uma cafeteira expresso multicápsulas que pode ser a solução para quem quer ter mais opções de preparo

Chegou até aqui e ainda não sabe exatamente qual cafeteira expresso você vai escolher? Vamos apresentar mais uma opção para a sua consideração: a cafeteira Philco PCF19VP. O principal diferencial dela são as três formas de preparo diferentes: você pode fazer café expresso usando pó ou cápsulas da Dolce Gusto ou da Nespresso. Ela tem 20bar de pressão (número maior do que a média), desligamento automático e reservatório de 600ml.

Para um preparo mais artesanal, existem os modelos que não funcionam apenas com cápsulas

Os amantes de café sabem bem que a forma de preparo influencia muito no resultado final. Por isso, às vezes vale a pena investir mais numa boa cafeteira expresso que vai atender as suas necessidades de forma mais "artesanal", mas sem ser completamente manual. Se esse é o seu caso, existem alguns modelos que diferentes marcas que podem chamar a sua atenção.

Com reservatório para leite, seis receitas predefinidas (Ristretto, Expresso, Lungo, Cappuccino, Latte Macchiato e Latte) e três tamanhos diferentes de café expresso, a Latissima Touch faz bastante sucesso entre quem gosta de diferentes sabores de café. Ela também oferece a possibilidade de regular a intensidade da espuma de leite e 19bar de pressão. Além disso, ela também é compatível com cápsulas da Nespresso e tem reservatório que comporta até onze delas por vez.

A cafeteira expresso Oster PrimaLatte II também tem reservatório de leite e prepara expressos, lattes e cappuccinos. Para o funcionamento, ela aceita café em pó, sachê, grãos moídos e cápsulas e tem dois cachimbos para os diferentes tipos de preparo. Além disso, ela se destaca pela função de autolimpeza, mas assim como a opção anterior, é um investimento que deve ser bem pensado por causa de seu preço. Para saber mais sobre ela, você pode conferir o nosso review da Oster PrimaLatte II.

Saiba mais sobre o universo de cafeteiras:

Leia mais sobre