As bicicletas são uma ótima opção para cuidar da saúde e realizar o deslocamento no dia a dia. Não dá pra negar que elas são soluções perfeitas para quem quer substituir o carro, moto ou ônibus para ir ao trabalho, por exemplo. Mas você já parou para pensar que a bike também pode ser uma aliada do meio ambiente? Aliás, há tipos de bicicletas, como a bicicleta elétrica, que são bem modernos, mas não deixam de lado sua contribuição com a natureza.

Por não usar nenhum tipo de combustível fóssil, a bike elétrica não libera monóxido de carbono na atmosfera, preservando o planeta. Assim, em comparação com o uso de carros e motos, ela acaba sendo uma opção de transporte sustentável e rápido para curtas e médias distâncias no dia a dia. Mas será que vale a pena comprar? E ela é mesmo tão ecológica assim?

Convidamos o personal Lucas Moreira para ajudar a responder essas e outras perguntas que passam na cabeça dos usuários ao procurar por uma bicicleta elétrica barata e sustentável. Veja só a matéria aqui embaixo.

Está em busca da melhor bicicleta elétrica de 2021? Veja aqui nossa lista com 5 modelos para comprar!

Homem parando bicicleta na rua
A bicicleta elétrica pode substituir meios de transporte convencionais para ir ao trabalho (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Bicicleta elétrica: essa opção de transporte é mesmo sustentável?

A bicicleta elétrica é considerada uma solução de transporte inteligente e barata - se você for comparar com um carro ou uma moto. No dia a dia, ela ajuda na diminuição dos constantes engarrafamentos nas grandes cidades, assim como também colabora com a redução da poluição sonora e ambiental.

Isso porque, além de silenciosa, a bike elétrica não utiliza combustível fóssil para se locomover, nem mesmo na partida, e assim não libera aquela famosa fumaça tóxica na atmosfera. O motor instalado na roda traseira é alimentado por uma bateria que trabalha com energia elétrica e pode ser recarregada em qualquer lugar, pois é removível. Além disso, ela não utiliza óleo ou e fluídos hidráulicos, o que significa menos toxinas na rede de água e esgoto.

No entanto, se a sua ideia for uma opção realmente sustentável, o personal trainer lembra que as bikes tradicionais ainda ganham a disputa. Embora elas exijam mais esforço do usuário no dia a dia e sejam mais simples, elas são também os modelos mais sustentáveis possíveis.

"Mesmo não utilizando combustível, a bicicleta elétrica, como o nome já diz, necessita de energia elétrica para funcionar. E a produção de energia elétrica também traz danos ao meio ambiente, portanto a bicicleta tradicional, por ser movida apenas pela tração mecânica de quem pedala, é a mais ecológica", destaca Lucas.
Uma bicicleta elétrica desenhada no asfalto
A bicicleta elétrica ajuda a economizar e cuidar da saúde (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Publicidade

Quais são as vantagens da bicicleta elétrica?

Pesquisando dá para ver que uma bicicleta elétrica barata gira em torno de 2 mil reais - enquanto os modelos mais robustos e completos podem chegar (ou passar) de 10 mil. Tudo isso para dizer que, sim, uma bike elétrica é um investimento. Mas ela pode ser um investimento vantajoso.

Se você quer trocar meios de transporte convencionais por essa opção, a maior vantagem da bicicleta elétrica é o custo. Ou seja, é a opção ideal para os motoristas preocupados com o aumento do preço dos combustíveis. A bike elétrica gasta em torno de R$0,02 por quilômetro rodado. Alguns modelos, os que utilizam baterias de lítio, podem percorrer até 40 quilômetros sem precisar de recarga.

"Estamos falando de uma economia financeira, já que ela é bem mais barata que motos e carros, e não usam gasolina, que está tão cara atualmente", destaca Lucas.

Além disso, outras vantagens são mais conhecidas: é uma opção saudável (afinal, mesmo com um motor, a bicicleta elétrica não elimina a necessidade de pedalar), oferece mais mobilidade e facilidade para estacionar e, bom, custam bem menos do que um carro novo, não é mesmo? Por fim, Lucas Moreira ainda reforça sobre a qualidade de vida.

"Vale destacar principalmente a economia de tempo, já que não vai ficar preso em engarrafamentos e vai se deslocar mais rápido em comparação com as bicicletas comuns. Além de não se desgastar tanto como quando tem que pedalar", destaca.

Mas, para ter uma bike elétrica, é preciso ter cuidado. Utilize sempre capacete e acessórios de segurança, como sinaleiras, farol e retrovisores para evitar acidentes. É preciso também prestar atenção à velocidade, já que ela pode atingir até 25 km/h. Alguns modelos, quando percebem que a velocidade máxima foi ultrapassada, desligam o motor e o passeio passa a ser controlado pelo condutor.

A bateria, após não aguentar mais cargas, pode ser reciclada. Além disso, nem a bateria e nem o motor liberam odores ou barulhos durante e após o uso. Enfim, tanta tecnologia e vantagens ecológicas fazem da bicicleta elétrica um meio de transporte adequado a muitas pessoas.

E aqui ainda vai uma grande dica: esteja por dentro das leis de trânsito e não se esqueça de que a bicicleta elétrica precisa ser usada com total segurança, tanto para você quanto para pedestres e outros meios de transporte que estão nas ruas. Sendo assim, se você quiser comprar uma bike desse tipo, veja no órgão da sua cidade como é a regulamentação da bicicleta elétrica, para você andar por aí numa boa.

Mulher empurrando a bicicleta elétrica na faixa de pedestres
Entenda como escolher uma bicicleta elétrica para uso no dia a dia (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Qual bicicleta elétrica escolher?

Diversas marcas investem em bicicletas elétricas, e aqui no site você pode conferir diversos modelos como, por exemplo, umaSousa Motors Aro 24 ou uma Caloi E-Vibe Easy Rider Aro 27.5. Na hora de decidir pela bike, no entanto, vale lembrar da dica do personal.

"É importante considerar detalhes como o tipo de motor (com pedelec ou acelerador embutido), autonomia e tempo de carga da bateria. Também é bom que tenha um painel com mostrador de nível de bateria e velocidade, além de garantia do fabricante", lembra Lucas.

Se tiver algum problema na hora de escolher o tamanho da bicicleta elétrica, a dica é tirar as dúvidas neste link aqui e descobrir qual bike é ideal para a sua altura. Agora é só você comprar uma dessas e garantir que a sua locomoção pela cidade seja ainda uma aliada do meio ambiente.

Carregando comparador...
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade