No geral, o barbeador elétrico é um aliado na hora de fazer a barba sem se machucar – sendo indicado para todos os tipos de pele. Ele pode ser uma ótima alternativa à lâmina para as pessoas que têm acne, ou sofrem com rosácea, foliculite ou pelos encravados.

Se você já percebeu que comprar um barbeador elétrico vale mais a pena do que ficar gastando dinheiro com lâminas novas, o próximo passo é decidir qual o modelo ideal para a sua rotina. No mercado, é possível encontrar opções à prova d'água, com ou sem fio, entre outras.

Quer descobrir como escolher o barbeador elétrico perfeito para você? Confira o nosso Guia de Compras!

Aproveite para explorar a nossa lista dos melhores barbeadores elétricos do ano!

Veja o nosso Guia de Compras de barbeador elétrico! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Atente-se às características do barbeador elétrico

Atualmente, existe uma variedade de marcas de barbeador elétrico – e preços, é claro – no mercado, o que pode facilitar ou dificultar o momento da compra. No entanto, vale ressaltar que o melhor modelo de barbeador elétrico é aquele que atende às suas necessidades.

A maioria dos barbeadores elétricos tem cabeças giratórias, que levantam e cortam o pelo bem rente à pele. E quanto mais cabeças, mais rápido será o barbear. Outro sistema comum entre os barbeadores elétricos é aquele com dois rolos que giram em alta velocidade e acabam com os pelos instantaneamente. Esse último é mais parecido com a lâmina.

Barbeador elétrico ou aparador de pelos?

Além do barbeador elétrico, o aparador de pelos pode ser uma opção para as peles mais sensíveis, já que deixam os pelos menos rentes – e fazem menos atrito com a derme. Ele costuma vir com pentes que regulam a altura do corte e, assim, permite que você não se desfaça totalmente da barba, caso queira.

Já o barbeador elétrico permite cortar os pelos da barba com mais "eficiência", digamos assim. Ainda que o corte não seja tão rente à pele quanto a de uma lâmina tradicional, ele consegue se aproximar mais desse resultado que um aparador de pelos.

Qual a lâmina certa para o seu barbeador elétrico?

Existem alguns tipos de lâminas que são usadas no barbeador elétrico: rotativas arredondadas, alternadas e lâmina única. Cada uma delas possui características específicas, que influenciam diretamente no barbear. Veja, a seguir, qual a lâmina que mais se encaixa no seu perfil:

  • Lâmina rotativa arredondada: É o modelo clássico, que agride menos a pele, pois não encosta diretamente no rosto. Ela é ideal para quem tem a barba mais fina, mas não para quem quer desenhá-la. Esse tipo serve para uso diário.
  • Lâmina alternada: O modelo que permite o corte mais rente, deixando a pele lisinha. Ela confere um corte rápido e preciso, e pode ser usada para aparar o bigode. No entanto, essa lâmina agride um pouco mais a derme.
  • Lâmina única: Combinando o melhor das duas lâminas anteriores, ela barbeia suave, mas rente à pele. É ideal para todos os tipos de pelo.
Entenda como comprar barbeador elétrico (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

É melhor comprar o barbeador elétrico com ou sem fio?

Hoje em dia, dá para encontrar barbeadores elétricos com ou sem fio. Ambos os aparelhos possuem uma bateria interna, que é recarregada conectando-o na tomada. O diferencial do barbeador elétrico sem fio é a liberdade para usá-lo em qualquer cômodo da casa.

Para isso, é fundamental verificar a duração da bateria do modelo escolhido. Baterias com autonomia de 45 minutos são ideais para quem costuma se barbear com calma. Também vale se atentar ao tamanho do cabo, caso você opte por um barbeador elétrico com fio.

E o barbeador elétrico à prova d'água?

Além de modelos com ou sem fio, existem barbeadores elétricos que podem ser usados na pele seca ou molhada, por exemplo. A grande vantagem de comprar um barbeador elétrico para usar na pele molhada é que dá para fazer a barba no banho ou logo depois dele, ainda com os pelos úmidos e macios.

Nesse caso, o barbeador elétrico deve ser impermeável, à prova d'água e resistente à umidade. Esses tipos de barbeadores elétricos costumam custar um pouco mais. Por isso, avalie se essa função faz sentido para você, pois praticamente todos os barbeadores elétricos podem ser usados com creme de barbear.

Já com um aparelho para pele seca, quem tem alergia a produtos como espuma ou gel de barbear pode se dar bem. E se você prefere se barbear na pia, sem molhar o barbeador elétrico, o investimento em um modelo à prova d'água não vale tanto a pena.

3 opções de barbeador elétrico para você

Comprar um barbeador elétrico para pele seca nem sempre sai mais em conta do que investir em um aparelho à prova d'água. Por isso, mesmo quem não fica com a derme irritada ao usar espuma de barbear consegue se beneficiar investindo em um modelo assim. Um bom exemplo é o Philips AquaTouch S1121/41, que não custa muito e ainda é bivolt, sem fio e pode ser usado no banho.

Outra opção com preço bacana é o Philco Shave PBA05, que conta com três conjuntos de lâminas com sistema duplo de corte para oferecer mais precisão, deixando a barba bem rente. Ele também é um aparador retrátil, ou seja, esse barbeador elétrivo pode ser o seu melhor amigo na hora de aparar e modelar costeletas e bigodes.

Agora, você quer comprar um barbeador elétrico bom de verdade, e não está nem aí para quanto isso vai te custar? Esse Philips é um dos modelos mais avançados da marca, com uma com um pivô de cinco direções capaz de alcançar cada ângulo e curvas onde o aparelho será usado. E para os detalhes finais, é só lançar mão do aparador retrátil.

Confira também a lista que preparamos dos melhores barbeadores Philips!