Escolher a melhor cadeira de balanço para bebê envolve levar em consideração, principalmente, o conforto e a segurança da criança. A cadeira de balanço infantil não é um item indispensável como o carrinho de bebê ou até mesmo a cadeirinha para auto, mas pode ser um ótimo item para deixar o pequeno ainda mais relaxado e tranquilo.

Como qualquer outro item que faça parte da rotina da criança, a cadeirinha de balanço para bebê deve ser escolhida por meio de critério como o peso e a idade do bebê e a funcionalidade e a segurança da cadeira. Quando você estiver procurando pela melhor cadeirinha do tipo, é possível encontrá-la também com o nome de cadeira de descanso ou baby bouncer. Dá um Busca e veja como escolher!

Leia também: Melhores tapetes para bebê de 2020: 6 modelos para comprar

Veja como escolher a melhor cadeira de balanço para o seu bebê! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual é o peso e a idade do bebê?

O peso e a idade da criança devem ser adequados para a cadeira de balanço

Assim como outros itens que fazem parte do enxoval da criança, a cadeira de balanço para o bebê dormir precisa ser escolhida com base em sua idade e peso. Além disso, cada modelo de cadeirinha de balanço apresenta especificações diferenciadas e, geralmente, ela pode ser usada desde os primeiros dias de vida.

Portanto, os pais devem avaliar os materiais presentes na cadeirinha de balanço para que ela seja adequada ao peso e à idade do bebê. Essas informações podem ser identificadas nas instruções do próprio fabricante. Há modelos que são indicados para bebês com até 9 kg, por exemplo.

Cadeira de balanço para bebê: manual ou automática?

A cadeira de balanço para bebê automática balança sozinha e conta com diferentes recursos

A cadeira de balanço para bebê automática é mais cara e mais prática (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Uma dúvida bastante comum é se vale mais a pena comprar a cadeira de balanço para bebê manual ou a cadeirinha de balanço automática. A primeira opção pode ser mais cômoda para os pais, já que ela é uma cadeira de descanso que balança sozinha, sendo capaz de imitar o movimento de ninar que o bebê adora. Isso faz dela uma aliada nos momentos em que não é possível dar colo ao pequeno.

Já a segunda opção é mais simples, ou seja, não balança sozinha. No entanto, isso não quer dizer que ela não seja completa. Existem vários modelos de cadeira de balanço para bebê com base arredondada ou reta, que vibram e tocam música. No primeiro caso, elas promovem maior estabilidade e travas para melhor fixação.

Cinto de segurança para cadeira de balanço: 3 ou 5 pontos?

A cadeira de balanço para bebê precisa ter um sistema de segurança eficiente

O fator segurança é um dos que mais desperta preocupação por parte dos pais e, no caso da cadeira de descanso e balanço para bebê, isso não poderia ser diferente. Mesmo que a cadeirinha tenha movimentos suaves, é fundamental se certificar de que o produto é seguro.

Para isso, procure verificar se a cadeirinha de balanço para bebê dispõe de um sistema de segurança apropriado, pois isso poderá afastar qualquer risco de acidentes. Nesse caso, o melhor cinto de segurança é o de 5 pontos. Ele é projetado para que os pais possam inserir as perninhas da criança e ainda conta com um separador na parte central, evitando que o bebê possa escorregar enquanto balança.

Assento para cadeira de balanço: fundo ou raso?

Saber qual a melhor cadeira de balanço para bebê envolve uma análise sobre a necessidade de uso

O assento fundo é mais confortável e o raso é mais leve (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de decidir qual a melhor cadeira de balanço para bebê, é necessário fazer uma análise a respeito do assento do produto. Nesse caso, a cadeirinha de balanço para bebê com assento mais fundo é considerada a mais confortável. Por outro lado, a cadeira de balanço para bebê com assento mais raso tende a ser mais fácil de transportar.

Diante disso, se o objetivo é saber qual a melhor cadeira de balanço para bebê, é necessário avaliar sua principal necessidade de uso. Ou seja, se a ideia é uma cadeira de descanso e balanço para bebê que possa ser levada em viagens, o modelo com assento raso é mais recomendado.

Cadeira de balanço para bebê que balança sozinha, vibra e toca música?

Veja alguns modelos de cadeira de balanço para bebê e decida qual é a melhor para o seu filho

Escolher entre a cadeira de balanço para bebê vibratória, a cadeira de balanço para bebê que vibra e toca música ou a cadeira de balanço para bebê que balança sozinha envolve avaliar os benefícios de cada um.

  • Cadeira de balanço para bebê vibratória: É um ótimo recurso para estimular a parte sensorial do bebê.
  • Cadeira de balanço para bebê que vibra e toca música: Além de contribuir com a parte sensorial, a música também permite desenvolver o lado emocional.
  • Cadeira de balanço para bebê que balança sozinha: É um facilitador para os pais, que não precisam ficar movimentando a cadeirinha o tempo todo. Além disso, ela é capaz de simular o movimento de ninar.

Higiene da cadeira de balanço para bebê

A cadeira de balanço para bebê com capa removível garante uma higienização mais eficiente

O ideal é considerar uma cadeira de balanço para bebê com capa removível (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A facilidade da higiene da cadeira de descanso e balanço para bebê é um grande diferencial. Por isso, a recomendação é procurar optar por modelos que possuam capa removível.

Além de ser bastante prática, o modelo de cadeira de balanço para bebê com capa de proteção removível permite uma limpeza mais completa, principalmente porque será possível até mesmo usar a máquina de lavar.

Qual é o melhor tipo de cadeira de balanço para bebê?

Veja os diferentes tipos de cadeira de balanço para bebê e saiba qual comprar!

Não existe o modelo certo de cadeira de balanço para bebê, mas sim a opção que se adequa às suas necessidades. O mais importante é certificar se o material da cadeirinha é, de fato, seguro e resistente, e se atende à idade e ao peso da criança. Confira quais os tipos de cadeira de descanso e balanço disponíveis no mercado:

  • Cadeira de balanço simples: É um modelo mais tradicional, que conta com o básico, como cinto, reclinação e balanceamento, por exemplo. Costumam ser mais baratas.
  • Cadeira de balanço com centro para atividades: Em geral, ela apresenta uma barra para que os brinquedos fiquem pendurados. É uma boa opção para ajudar no desenvolvimento da criança.
  • Cadeira de balanço vibratória: A cadeira de balanço para bebê vibratória tem a função de manter a criança mais relaxada. Há também a cadeira de balanço de bebê que vibra e toca música.
  • Cadeira de balanço com música e sons: O recurso de música e sons é importante para o desenvolvimento emocional da criança. Esse modelo costuma ser mais caro que os anteriores.

Leia também: