O aspirador de pó Electrolux Ergorapido ERG22 é um dos mais básicos entre os modelos de sem fio da marca. Esse é, inclusive, um de seus principais diferenciais, já que, por funcionar a bateria, o aparelho é mais prático e confortável de usar. Mas os pontos positivos desse aspirador sem fio não param por aí: ele tem boa autonomia de bateria, é 2 em 1 - pode ser usado no modo portátil ou vertical -, tem duas velocidades e filtro lavável.

Para saber se todas essas vantagens formam um bom conjunto na prática e contar se vale a pena investir nesse modelo - que tem o preço mais alto que a média da categoria - eu testei um aspirador Electrolux Ergorapido ERG22 em casa. Aqui embaixo, vou contar tudo sobre ele, mas já posso adiantar que, por aqui, ele fez sucesso, viu? Dá uma olhada!

Quer conhecer outras opções da marca? Veja a lista de melhores aspiradores de pó Electrolux esse ano!

Prós e contras do aspirador de pó Electrolux Ergorapido ERG22

Prós

A praticidade é um dos principais destaques do aspirador de pó Electrolux Ergorapido ERG22. Por não ter fios, ele pode ser levado com facilidade para diferentes pontos da casa, mesmo que eles fiquem longe da rede elétrica. Além disso, ele é 2 em 1 e vai com três bocais diferentes. Outro ponto positivo do aparelho é que ele é leve e confortável de usar no dia a dia. Tanto o reservatório quanto o filtro HEPA são desmontáveis e fáceis de limpar.

Contras

Por ser um aspirador sem fio, esse modelo é mais caro do que a média da categoria. Por isso, pode estar acima da intenção de compra de quem tem o orçamento mais apertadinho. Além disso, depois de descarregar, ele leva um tempo para ficar com a bateria cheia novamente - você não pode esquecer de colocar no carregador se estiver com pressa.

Ainda fica na dúvida na hora de decidir? Descubra tudo o que você precisa saber para comprar um aspirador de pó!

Preço do Ergorapido ERG22

O que vem na caixa do Electrolux Ergorapido

Além do aspirador com bocal multiuso, esses itens vêm na caixa do Ergorapido ERG22 (Foto: Mosaico)
  1. 1 aspirador de pó 2 em 1 com bocal multiuso
  2. 1 bocal para cantos e frestas com escovinha removível
  3. 1 carregador com fio
  4. 1 suporte de parede

Ficha técnica do aspirador Electrolux Ergorapido ERG22

Tipo: Aspirador vertical 2 em 1 sem fio
Potência: 10,8W (na bateria)
Tempo de carregamento: Três horas
Capacidade do reservatório: 460ml
Bocais: Um múltiplo, um para cantos e frestas, uma escovinha
Recursos e funções: Filtro HEPA, Luz Indicadora de Carregamento, Tecnologia 180° Easy Steer, Controle de Velocidade, Estacionamento Vertical
Tensão elétrica: Carregador bivolt

Acabamento do aspirador Electrolux Ergorapido ERG22

O aspirador de pó Electrolux ERG22 tem estacionamento vertical (Foto: Mosaico)

Assim que eu abri a caixa desse aspirador de pó da Electrolux, descobri uma das razões para ele ter o preço mais elevado do que os modelos mais simples (além do fato óbvio da falta de fios). Ele tem o acabamento muito superior, feito em plástico resistente. O encaixe do cabo não é difícil de fazer e vai bem instruído no manual. Como as fotos mostram, ele é todo verde -água com o reservatório e parte do bico multiuso com acabamento transparente, para que seja possível visualizar a sujeira dentro do aparelho.

Os botões dele são todos prateados. Em cima, perto de onde você deve segurar durante o uso, fica o de ligar e desligar o aparelho na versão vertical e o de controle de velocidades. Mais embaixo no corpo do aparelho, ficam o botão de desencaixe do aspirador portátil e, nele, outro botão de ligar e desligar e a luz indicadora de carregamento. Nas costas, ele tem um lugar para encaixar o bocal de cantos e frestas (que deve ser usado apenas na versão portátil) e a entrada do carregador.

Mesmo sendo uma opção mais básica da linha Ergorapido, ele não deixa a desejar. É bem acabado, firme e bonito. Com o estacionamento vertical (ele fica em pé sozinho, sem precisar ser apoiado), você pode deixar esse aspirador de pó sem fio guardado em qualquer lugar da sua área de serviços ou da casa, mas, se preferir, ele também vai com um suporte de parede.

Quer uma opção que custe menos? Confira a nossa lista de aspirador de pó bom e barato!

Usabilidade do aspirador de pó ERG22

Mesmo já tendo usado uma série de aspiradores diferentes, o ERG33 foi o primeiro modelo sem fio que eu testei e ele fez bastante sucesso comigo (e com as outras pessoas da minha casa). A praticidade de não depender de uma tomada próxima é algo mais confortável do que parece e facilita muito o processo de limpeza. Ele é um aparelho recomendado para a manutenção da faxina no dia a dia. No meu caso, ajudou muito a recolher os fios de cabelo que, inevitavelmente, ficam pela casa em que eu vivo.

A Tecnologia 180° Easy Steer do aparelho é um destaque. Ela significa que, na versão vertical,  o cabo pode se mover por até 180° e, assim, alcançar cantos mais distantes para limpeza. Ainda assim, vale destacar que o corpo desse aspirador é grande, então não entra embaixo de todos os móveis. A minha cama, por exemplo, que tem os pés mais baixinhos, precisa ser limpa com a vassoura mesmo.

O bocal de cantos com escovinha deve ser usado na versão portátil do aspirador ERG22 (Foto: Mosaico)

Um ponto positivo na usabilidade desse aspirador de pó Electrolux é que os botões são bem intuitivos e de fácil acesso. O de ligar e desligar fica perto de onde você precisa segurar nas duas versões - vertical e portátil. No que se trata de encaixe e desencaixe, tanto o botão do aspirador portátil quanto o do reservatório de resíduos não oferecem resistência e são bem firmes: nenhuma das duas unidades fica com "folga" depois de ser recolocada.

Quanto à bateria, ele leva três horas para carregar completamente, o que é um tempo consideravelmente alto, mas que não atrapalha tanto se pensarmos que esse é um aspirador para limpeza básica de dia a dia. Na prática, eu senti uma grande diferença na hora de usar de modo contínuo, numa faxina mais longa, como acontece com o modelo com fio, já que ele descarrega. Ainda assim, isso não pode ser considerado um ponto negativo já que essa é exatamente a proposta do aparelho. Por isso, em caso de compra, lembre de deixá-lo sempre carregado para não frustrar as suas necessidades.

Limpeza do Electrolux Ergorapido ERG22

O reservatório do ERG22 pode ser desencaixado com facilidade (Foto: Mosaico)

Quando se fala de aspirador de pó vertical, não há como negar que a praticidade de limpeza é um dos principais atrativos, mesmo nos modelos mais básicos. Como o ERG22 pode ser considerado da linha premium, ele não deixa a desejar. Para começar, ele é fácil de desencaixar, montar e desmontar. Além disso, o reservatório e os filtros são laváveis, ou seja: depois de esvaziar os resíduos, basta usar uma escovinha sem sabão mesmo para tirar a sujeira que ficar grudada no filtro HEPA e uma esponja com sabão neutro para o reservatório. Vale lembrar que, depois da limpeza, é necessário deixar todas as peças secarem para montar e usar o aparelho novamente, ok?

Nível de barulho do ERG22

Mais um ponto positivo desse aspirador de pó Electrolux é, definitivamente, seu nível de barulho. Ele tem Selo Ruído 1 e, na prática, isso significa que é um aparelho que funciona da maneira mais silenciosa quanto seu motor pode funcionar. Naturalmente, o aspirador de pó não é um eletro silencioso, mas ele pode ser confortável - o que acontece nesse caso.

Aqui, também é necessário destacar que o nível de ruído do Electrolux ERG22 varia de acordo com a velocidade em que ele é usado. Ele tem duas: uma mais forte e ruidosa, para quando o ambiente pede uma sucção maior, e uma mais fraca (e, também, mais silenciosa) para a limpeza básica do dia a dia.

Custo-benefício do aspirador de pó Electrolux

Ao se falar de um aspirador de pó sem fio, é essencial pontuar que esse tipo tem o preço mais elevado - como já citei mais acima no texto. O nível de tecnologia mais alto e a praticidade de uso são os principais pontos de encarecimento, ou seja: para analisar o custo-benefício, não podemos compará-lo com modelos mais simples. Sendo assim, o ERG22 da Electrolux é um dos mais vantajosos (e básicos) da categoria. Todas as suas funcionalidades são válidas e necessárias para o uso eficiente de quem tem uma rotina básica e a sua compra vale, sim, a pena - basta se organizar para investi um pouco mais nesse aspirador vertical.

A linha Ergorapido tem opções um pouco mais caras com diferenciais específicos, como a base de carregamento ou um bocal otimizado para a retirada de pelos de animais do ambiente. Por isso, antes de comprar, vale dar uma olhada nas outras opções e considerar se o aumento de preço vai valer a pena na sua casa.

Produtos similares ao Electrolux ERG22

O modelo top de linha da família Ergorapido é o ERG26. Além de ter todas as funcionalidades que o ERG22 tem, ele conta com bateria maior, bocal Pet Care para a retirada de pelos de animais, a função Brush Roll Clean, que corta fibras e fios presos na escova do aspirador, iluminação LED e base de recarga. Consequentemente, também é mais caro - mas um investimento que vale a pena.

Uma boa opção de outra marca é o Wap Multi Mob. Esse aspirador de pó e água é 2 em 1 e se destaca pela quantidade de bocais: são cinco, incluindo um para pelos de pets, um MOP elétrico e um para a sucção de água. Aqui, a bateria também é de Lithium e o reservatório é maior: são 600ml.

Conclusão

Considerando todos as vantagens desse aparelho (e balanceando com os pontos negativos), a nossa nota para o aspirador de pó Electrolux Ergorapido ERG22 é 10. Mesmo mais caro, ele é um eletro que entrega o que promete e é uma mão na roda no dia a dia de uma casa. Se você puder investir nessa opção, ele vale muito a pena!

Leia mais sobreCasa+