BuscapéEncontre os melhores preços
Nas melhores lojas ;)
Buscapé

Nosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Para que serve água quente na máquina de lavar?

Saiba qual é a real utilidade da lavadora de roupas que esquenta a água e decida se vale a pena para você

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé22/12/2016
  • 22/12/2016

No passado, as pessoas esfregavam a roupa na mão e colocavam as peças brancas e claras ensaboadas quarando ao sol - ficavam horas sob a luz solar para serem clareadas. Outro método era ferver roupas brancas em panelas muito grandes, com o mesmo objetivo de clarear. Basicamente, o calor expande as fibras do tecido e o sabão entra mais facilmente.

É exatamente para isso que serve a água quente na máquina de lavar. O método não somente deixa as roupas brancas mais claras, como também remove a sujeira com mais eficácia, com destaque para as manchas de gordura.

A desvantagem é o aumento do consumo de energia. Algumas máquinas chegam a gastar até 1000% a mais de energia elétrica num ciclo com água quente, em comparação ao uso da água fria.

Vale a pena? A decisão é sua. Mas, sem dúvida, é muito útil para lavar as camisetas de uniforme escolar das crianças e as roupas brancas dos profissionais de saúde, por exemplo. Então, confira algumas máquinas que esquentam automaticamente a água.

Brastemp Água Quente BWQ12AB Superior 12 Kg Branco

Ideal para uma família de 4 pessoas, a Brastemp BWQ12AB com capacidade para 12 kg é uma das poucas máquinas na categoria intermediária de tamanho e preço que conta com o recurso de água quente. Basta apertar um botão para escolher água fria ou quente. Seu consumo de energia é de 0,35 kWh (água fria) e 2,8 kWh (água quente). A máquina de lavar, na cor branca, ainda tem um programa de lavagem Branco Branco e outro de Cores Vivas.

Aliás, seu painel eletrônico é muito fácil de usar. Ao todo, são 7 programas de lavagem e 4 níveis de água. Há 3 opções de agitação (turbo, normal e delicado); 3 de enxágue (único, duplo e antialérgico); e 2 tipos de centrifugação (normal ou extra). É possível avançar etapas e pausar.

Além disso, esta máquina de lavar da Brastemp tem outro grande destaque, que é seu filtro pega fiapos, com duas camadas metálicas, que retém até 5 vezes mais fiapos do que a maioria.

Samsung Yukon WF431ABP Frontal 14 Kg Inox Look

Depois de um início em que apresentou alguns problemas de funcionamento, agora a Samsung Yukon WF431ABP, na cor Inox Look, agora só tem recebido elogios dos consumidores. Com capacidade de 14 kg, ela tem 5 níveis de temperatura, mas também a interessante tecnologia PowerFoam, que dissolve o sabão com ar e água, produzindo espuma que penetra nas fibras. O resultado é roupa limpa com água fria, como se tivesse sido usada a água quente. Segundo a Samsung, a PowerFoam economiza cerca de 60% de energia para se ter o mesmo resultado. Outros recursos interessantes são o Stain Away, que remove manchas, e o Steam Wash, que limpa e higieniza a vapor.

A máquina de lavar Yukon tem um botão seletor com 13 programas de ciclo de lavagem; e um display digital com opções como Eco Bubble (que forma bolhas na lavagem), pré-lavar, adiar fim, passa fácil, entre outros. Há opções de seleção de temperatura (de 0o a 60o), enxagues (são 5), velocidade de centrifugação e pausa.

Muito silenciosa, a Samsung Yukon consome 132 litros de água fria no ciclo alto e programa Algodão e 0,38 kWh de energia. Já em um ciclo com água quente a 60 o, o consumo de energia sobe para 2,40 kWh.

Veja os preços

Samsung Yukon WF431ABP Frontal 14 Kg Inox Look

  • Funções: Centrifugação
  • Enxágues: Sim
  • Altura: 984 mm

Novos a partir de:

R$ 4.976,00

LG Lava e Seca Big Door WD-1485ATB Frontal 8,5 Kg Branco

Se você quer, além da máquina que aquece a água, uma que também seque a roupa, considere a LG Lava e Seca Big Door WD-1485ATB. Esta lavadora branca de 8,5 kg fica ainda mais eficiente por duas tecnologias: a Inverter Direct Drive desgasta menos a roupa é minimizado e o resultado é como se tivesse sido lavada a mão; e a 6 Motion, que mistura 6 movimentos no processo de lavagem (agitação, oscilação, tombamento, fricção, rotação e compressão).

A máquina de lavar e secar fica ainda mais interessante pelo seu consumo: 74,7 litros de água por ciclo; 0,26 kWh de energia com água fria e 1,49 kWh com água quente.

O controle é feito por um painel touch e um botão giratório. São 14 ciclos de lavagem e programas adicionais (pré-lavagem, adiar fim, enxágue antialérgico, favorito, enxaguar, lavar, temperatura da água, centrifugação/limpeza do cesto e secagem/bloqueio para crianças e pausa após enxágue).

Electrolux Blue Touch Ultra Clean LBU15 Superior 15 Kg Branco

Para quem decidiu que não quer uma máquina com água quente, para não aumentar a conta de energia elétrica, encontrará na Electrolux Blue Touch Ultra Clean LBU15, com capacidade de 15 kg, uma alternativa para tirar manchas das roupas sem usar produtos químicos. Ela traz a tecnologia Ultra Clean, que conta com um dispositivo que emite ondas de ultrassom e, combinadas com água e detergente, solta as manchas dos tecidos.

A lavadora LBU15 tem 6 níveis de água, sendo um deles o automático que calcula para você a quantidade de água necessária para lavar de acordo com o montante colocado na máquina. São 12 programas no painel blue touch e várias funções, como Lava Tênis, Avança Etapas, Rápido 25 Minutos, Duplo Enxágue, Molho Dinâmico Amaciante e Turbo Secagem (com maior potência de centrifugação).

O consumo desta máquina de lavar da Electrolux é de 0,47 kWh por ciclo no programa Pesado Sujo, com água fria, já que ela não faz esse aquecimento. O consumo aproximado de água varia de 105 litros (nível Extra Baixo) a 270 litros (nível Edredom).

Veja os preços

  • #Água quente
  • #Máquina de lavar roupas

Matérias Relacionadas