Ative o Buscapé te Protege GRÁTIS. Suas compras protegidas em até R$ 5mil pelo Buscapé te Protege.

Informações Básicas
TipoSmartphone
MarcaSony
LinhaXperia
ModeloZ3 D6643
Câmera
Câmera Traseira20.7 Megapixels
Funções da CâmeraFlash
Câmera Frontal2.2 Megapixels Frontal
Tela
Tamanho da Tela5.2 polegadas
Tipo de TelaLCD
Resolução1920 x 1080 Pixels
Hardware
ProcessadorQualcomm Snapdragon 801
Velocidade do Processador2.5 GHz
Memória Interna16 GB
EntradasFone de Ouvido, Micro USB
Software
Sistema OperacionalAndroid
VersãoKitKat
Características e Conectividade
Internet4G
RecursosBluetooth 4.0, NFC, Rádio, TV Digital
Bateria
Bateria3100 mAh
Dimensões
Largura72,4 mm
Altura146,5 mm
Profundidade7,3 mm
Peso152 g
Por Colaborador em 05/03/2015
Xperia Z3 é o top de linha da Sony

O modelo não traz muitas inovações em relação ao antecessor, mas tem autonomia de bateria que dura dois dias

Prós
  • 4G;
  • Ótimo desempenho;
  • Tela de qualidade;
  • À prova de poeira e água;
  • Bateria dura até dois dias.
Contras
  • Não traz inovações, muito semelhante ao modelo antecessor.

A Sony tem sido bastante rápida para atualizar seus modelos. O Xperia 1 foi lançado em outubro de 2013. Sete meses depois, era a vez do Xperia Z2. Cinco meses depois, em outubro de 2014, chega o Xperia Z3. A rapidez na atualização, no entanto, não foi sinônimo de inovação. Será que os modelos têm muita coisa de diferente? Será que vale a pena trocar o Z2 pelo Z1? Confira a nossa análise, baseada no modelo D6643, que é single chip e 4G.

Configuração, desempenho e conectividade

O Xperia Z3 conta com um processador Qualcomm MSM8974AC Snapdragon 801 com quatro núcleos e trabalha a uma velocidade de 2,5 GHz. A memória RAM tem generosos 3 GB e a GPU (processador gráfico) é a Adreno 330. Até aqui, a única novidade com relação ao modelo anterior é o clock do processador, que antes era de 2,3 GHz e em termos práticos não faz muita diferença. O Android instalado é o KitKat (4.4.4) e a Sony já deu indicativos de que será atualizado para o Lollipop (5.0). A interface continua simples, como nos demais modelos da fabricante. É um smartphone para quem querum alto desempenho. Mesmo com diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo ou rodando vídeos em full HD, ele continua fluido, sem lentidão ou travamento. Com os jogos não foi diferente. Tanto games leves, como Subway Surfers ou Minion Rush, quanto os mais pesados, como Batman e Dead Trigger 2, rodam sem problemas, exibindo belos gráficos. A única coisa que talvez possa incomodar é que o aparelho esquenta bastante. Se ela subir muito, o aparelho pode ser reiniciado. Seu armazenamento interno é de 16 GB (sendo que 11,57 GB estão disponíveis para uso) e ele aceita cartão microSD de até 128 GB. Em conectividade, ele é um show: 4G (nanoSIM), Wi-Fi a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, DLNA, MHL, Bluetooth 4.0, GPS (com AGPS e GLONASS) e NFC. Na caixa ainda vem o carregador, fone de ouvido, cabo USB, manuais e a SmartBand, um acessório que te auxilia a medir a rotina.

Tela, design e acabamento

A tela tem 5,2 polegadas e resolução full HD (1920 x 1080 pixels), apresentando ótima qualidade de imagens, com cores vibrantes, alto brilho e amplo ângulo de visão. A sensibilidade ao toque também é muito boa. Devido ao tamanho do display, o teclado é grande e confortável, com teclas espaçadas. O recurso Swype também está aqui. Tela e traseira são protegidas por um vidro temperado, que resiste a arranhões. As bordas são feitas de alumínio, mas os cantos arredondados são de plástico. Ele pesa 152 gramas, um pouquinho menos que o Z2, e possui 7,3 mm de espessura. Ele tem boa ergonomia, mas é bom segurá-lo com as duas mãos, devido ao tamanho, e firmemente, porque ele é liso. Com certificação IP65/68, ele também é à prova de poeira, jatos d'agua de baixa pressão e mergulhos de até 1,5 metro por até 30 minutos (desde que todas as portas estejam devidamente fechadas) ? a entrada P2 tem vedação interna. Deixamos o aparelho submerso por meia hora submerso e a vedação funcionou.

Câmera, recursos e bateria

A câmera é de qualidade. Ela possui um sensor Exmor RS de 20,7 megapixels, que oferece ótimas fotos em locais com alta luminosidade, com cores fies e bom equilibrio entre brilho e contraste. Em ambientes com baixa luz, o resultado continua bom apesar dos ruídos. As fotos com resolução máxima só pode ser tirar no mono manual. No modo automático, o limite é de 8 MP. As opões de ajustes, no entanto, não são tantas. Entre elas está mudança de ISO, balanço de branco e exposição. Mas exitem alguns modos diferentes, como o Live Youtube, que transmite vídeos ao vivo. Vídeos podem ser feitos em full HD a 30 ou 60 quadros por segundo, ou em 4K (3840 x 2160 pixels) a 30 frames por segundo. A câmera frontal de 2,2 MP faz o esperado, sendo voltado a selfies e videochamadas. Outro recurso do aparelho é o Remote Play, com o qual você pode jogar seus games do PS4 na tela do smartphone através do DualShock 4, sem atrasos. A bateria é outro item de respeito. Com 3100 mAh, a Sony cumpre com o prometido e entrega um smartphone capaz de surportar até dois dias longe da tomada. Há também diferentes modos para economizar a bateria. Há ainda modos para economiza a bateria. No modo Stamina, você pode escolher: desabilitar conexões e Wi-Fi quando a tela está desligada, mas pode adicionar exceções (modo de espera estendido); reduzir o desempenho (modo de uso prolongado); ou o modo Relógio Stamina, no caso de você usar o dispositivo para verficar o clima em pequenos intervalos de tempo. Já no modo Ultra Stamina, as conexões são desativadas.

Conclusão
O Xperia Z3 é uma baita smartphone, com alto desempenho, tela full HD, design elegante e ótimos recursos. Ainda é à prova d'água e sua bateria aguenta até 2 dias de uso. Porém, se você já possui o Z2, talvez não compense você trocar o aparelho, porque ele não apresenta muitas novidades em relação ao modelo antecessor.
Matérias Relacionadas
10/10 Recomendo
10/10 Recomendo
10/10 Recomendo
10/10 Recomendo
10/10 Recomendo
Avaliação Geral91%Recomendam a compra
9/10Baseado em 78 avaliações
Aspectos Positivos
  • Câmera
  • Display
  • Funções e Características
  • Facilidade de Uso
  • Design
  • Duração da Bateria
  • Durabilidade
  • Custo-Benefício
Pontos de Atenção
  • Som
Enviar sua Avaliação