O que você deve saber sobre o MacBook Air M1?
O primeiro detalhe que você deve conhecer é de onde vem o “M1” do nome desse MacBook. Ele é um processador de oito núcleos anunciado em 2020 pela Apple que, na prática, une 16 bilhões de transistores e junta em uma peça só CPU, GPU, Neural Engine, conexões e outros recursos.
Além de alto desempenho, o M1 possibilita alta portabilidade. Esse MacBook Air pesa apenas 1,2Kg, e tem 1,6cm de altura, 30,4cm de largura, 21,2cm de profundidade. Cabe fácil em qualquer mochila e até em uma bolsa média. A bateria tem autonomia para 18 horas de uso, o que é mais um ponto chave para a portabilidade.
Em relação ao desempenho, esse é um notebook que encara tarefas pesadas, como edições de vídeo, sem a necessidade de uma placa de vídeo dedicada (já que ela já está presente no próprio processador). No entanto, ele tem dificuldades para rodar jogos mais pesados.
Além disso ele é bastante silencioso, características que comprovamos ao fazer o nosso review do Apple Macbook M1. Vale a pena conferir!
A tela Retina é boa?
Sim, ela é ótima! A resolução é de 2560 x 1600 pixels, que se encaixa entre o Full HD e o 4K. Isso significa que as imagens no monitor de 13,3 polegadas são de qualidade incrível.
Vale aqui lembrar que o 4k, que tem uma resolução nativa é de 3840 x 2160 pixels só funciona para telas com 27 polegadas ou mais. Sendo assim, a tela Retina apresenta a melhor qualidade visual possível para monitores tão pequenos.
A câmera do MacBook Air é de 729p de ótima qualidade, o que é uma grande vantagem para quem faz uso frequente de videoconferências. Mais um ponto positivo para o notebook da Apple em relação à experiência visual.
Para quem é o MacBook Air M1?
Bom, se você faz questão do Windows, esse não é o produto mais adequado. No entanto, o sistema operacional macOs é bem amigável e em pouco tempo você estará acostumado aos principais comandos.
O produto também agrada bastante pela união de alta portabilidade com excelente desempenho. Apesar de ter “só” 8GB de RAM, ele tem uma inicialização super rápida e praticamente não trava.
Fãs da Apple vão gostar de saber que o MacBook Air M1 está plenamente adaptado ao ecossistema da marca. Entre outros recursos há o "pacote Office" do Mac, que conta com os programas os programas Pages, Numbers e Notes -ótimos para o dia a dia do trabalho e estudos no notebook.
Mais uma funcionalidade bacana é o Apple Arcade, que oferece acesso a um catálogo de quase 200 jogos por uma assinatura mensal. Esses games também podem ser jogados em iPhone, iPads e Apple TVs.
Vale a pena comprar o MacBook Air M1?
Apesar de muitas vantagens, há duas desvantagens marcantes. Os usuários de outras versões do Mac já conhecem bem a pouca compatibilidade com programas que estão fora do ecossistema Apple. Assim, se você faz questão de funcionalidades que não são Apple, pode sentir bastante a falta delas.
A segunda desvantagem é em relação à conectividade. Há apenas duas entradas USB-C, logo, é possível conectar apenas dois periféricos por vez. E, quando a bateria estiver baixa, uma dessas portas tem que ser usada para a conexão com o carregador.
Já sobre a questão do custo-benefício, esse não é um notebook barato. O preço é bem próximo ao de muito modelos gamer, que são em teoria bem mais potentes, mas também são maiores e mais pesados
Pesando vantagens e desvantagens, o desempenho do MacBook Air M1 aliado à enorme portabilidade e aos bons recursos fazem sim desse computador uma excelente opção de compra.