Melhor notebook para trabalho 2024: 10 modelos para mais produtividade
Os notebooks para trabalho mais eficientes e versáteis para multitarefas
Usar um notebook para trabalho profissional é mais prático do que utilizar um desktop. Além de poupar espaço em uma mesa pequena no escritório, você pode carregá-lo para viagens ou para o home office.
Para ajudar você a escolher o modelo ideal, nós preparamos esta lista que inclui os melhores notebooks para trabalho e suas descrições detalhadas.
Felizmente, alguns dos melhores notebooks do mercado também são ótimas escolhas para trabalhar (e até para estudar). Então, se está em busca de um notebook profissional para este ano, confira as nossas indicações.
Vale mencionar que este artigo é atualizado ao longo do ano para adicionar novas opções. Então, se ainda estiver na dúvida, é só voltar depois.
- Dica imperdível! Venha para a nossa página de conteúdos sobre notebooks para conhecer listas de compras, reviews, comparativos e muito mais.
- Conheça também a nossa página especial de conteúdos sobre os mais diversos produtos e tenha as melhores informações para fazer compras prefeitas.
Qual o melhor notebook para trabalho profissional?
Sem dúvida esse MacBook Air A2337 com chip M1 é a melhor opção para quem quer um bom notebook para trabalhar. Ele não é barato, mas não está caro para um MacBook, e tem o melhor custo-benefício de hoje em dia por unir ficha técnica excelente, design de alta qualidade e durabilidade.
O computador da Maçã dura facilmente por anos sem precisar de upgrade. Mesmo que o chip M1 não seja o mais recente da marca, está longe de se tornar obsoleto. Ele é poderoso e capaz de rodar até softwares pesados de trabalho, mesmo sem placa de vídeo dedicada.
A memória RAM tem 8GB e o armazenamento em SSD é de 256GB. Com o processador potente, esses são bons números para um desempenho rápido. O armazenamento deve ser suficiente para salvar arquivos do trabalho e não interfere com o fato dele ser um notebook de alta performance.
A tela tem 13,3 polegadas, é pequena, mas ideal para carregar. E, sendo uma tela de Retina, sua resolução é de 2560x1600 pixels, com qualidade acima do Full HD.
O melhor notebook para trabalho profissional depende da área de atuação e da demanda do usuário. Porém, algumas características em comum nos ajudam a selecionar modelos que combinam com várias atividades. Um ponto que todos podemos concordar é que velocidade é essencial.
Por conta disso, ter um armazenamento SSD é indispensável para ligar o notebook, abrir o sistema operacional e os programas em poucos segundos. Uma boa memória RAM também entra como necessidade para poder manter vários softwares e abas de navegador abertos sem risco de travamento.
O processador precisa de uma capacidade razoável para manter tudo funcionando. Não precisa ser de ponta, mas a maioria dos que escolhemos são, no mínimo, intermediários.
Em contrapartida, a placa de vídeo dedicada é um exemplo de recurso que depende do profissional. Se você quer um notebook apenas para usar planilhas e internet, não é algo de que precise.
Mas, se você faz edição de vídeo ou usa softwares de arquitetura, por exemplo, vai precisar de um notebook para trabalhar com placa de vídeo dedicada, além de mais RAM, um processador melhor e uma tela de qualidade. Por isso, temos opções tanto com placa de vídeo integrada, quanto dedicada.
Conectividade e portabilidade também podem ser relevantes para alguns profissionais, então pensamos nesses fatores ao selecionar os modelos.
Se você tem uma atividade que exige mais do notebook para trabalho, sugerimos ver também outras listas mais específicas, como:
- Lista de notebook para edição de fotos para fotógrafos e profissionais que usam principalmente o Photoshop e similares;
- Os notebooks para edição de vídeo com boas placas de vídeo e espaço para guardar os projetos;
- Opções de notebook para designer gráfico que usa vários programas de criação diferentes;
- Notebook para arquitetos que precisam de mais potência para renderizar os projetos;
- Seleção de notebooks para engenharia com capacidade alta para trabalhar com tranquilidade;
- Notebooks para programar com um bom processador que aguenta o tipo de trabalho.
Agora, é a hora dos modelos. Vamos conferir?
O Vaio FE15 VJFE59F11X-B0811H não tem um valor de aquisição muito alto, mas mesmo assim tem configurações bem legais para o dia a dia de trabalho e de estudos.
Para começar, ele tem poder de processamento que não deixa nada a desejar para quem quer rodar programas como os do Pacote Office e navegar com tranquilidade na internet.
O processador é o AMD Ryzen 7 5700U que, ao lado dos 16GB de RAM, favorece o potencial de multitarefas. O armazenamento SSD de 512GB, promete alto desempenho.
São três entradas USB, uma Ethernet RJ-45 e uma saída HDMI para ligar o dispositivo a uma TV. Há ainda Wi-Fi integrado e Bluetooth.
A tela é Full HD, de 15,6 polegadas e a autonomia da bateria é de 10 horas. O Vaio FE15 tem peso de 1,75Kg. Nada que dificulte muito para quem precisa levá-lo em qualquer mochila. Esse é um notebook que já vem com o Windows 11.
Os preços estão meio altos, mas com algumas dicas e sugestões dá para encontrar bons modelos de notebooks custo-benefício. Confira!
Você pode ter ainda mais praticidade com o seu notebook para trabalho profissional com um modelo 2 em 1. Isso significa que ele pode tanto ser usado como um laptop tradicional quanto como um tablet.
A Samsung aposta nessa proposta que traz grande facilidade de transporte, pesando apenas 1,46kg. A tela é de 15,6 polegadas com resolução Full HD e recurso touchscreen. Dá para levar em uma bolsa sem grandes problemas.
Sobre o desempenho, ele conta com um processador Intel i7 da 13ª geração, e, portanto, bem moderno. São 16GB de RAM e 512GB de armazenamento SSD.
Mesmo sendo um modelo mais portátil, o Book3 tem boa conectividade, com entradas Thunderbolt 4, USB 3.2, USB-C, leitor de cartão MicroSD e saída HDMI. Há também a possibilidade de conectar outros dispositivos via Wi-Fi.
O teclado retroiluminado ajuda a trabalhar em ambientes com pouca iluminação.
Dell G15 15-5520
Esse Dell G15 une especificações suficientes para quem espera um desempenho acima do básico. Dá para encarar tanto programas mais pesados para o trabalho quanto os jogos modernos.
Ele conta, em primeiro lugar, com um processador i5 de bom nível, o 12500H, que chega a 4.5GHz. As memórias são de 8GB (RAM, expansível para até 32GB) e 512GB (para o armazenamento na unidade SSD).
A placa de vídeo dedicada é a GeForce RTX 3050, placa de entrada que tem suporte às tecnologias de Ray Tracing e DLSS da Nvidia. Vale lembrar que a placa de vídeo dedicada eleva o nível de processamento gráfico e possibilita trabalhar, por exemplo, com edição de vídeo e outras aplicações mais pesadas.
A tela dele tem 15,6’’ e resolução Full HD, contando com painel WVA, que em qualidade se assemelha ao IPS. Ou seja, essa tela vai oferecer cores vívidas com imagens muito nítidas, sendo indicada para quem trabalha com edição.
Já falamos nessa lista do premiado processador M1 da Apple, que não precisa de uma placa de vídeo dedicada e é capaz de levar ótimo poder de processamento para notebooks de alta portabilidade. Agora chegou a hora do seu sucessor, o Apple M2.
O chip tem poder de fogo para renderizar em alta velocidade, o que o torna um dos queridinhos do mercado de criação nos dias de hoje. Mesmo com esse potencial, o peso é de apenas 1,24kg.
Ele tem ainda memória RAM de 8GB e SSD de 256GB. O sistema operacional, como tradicionalmente acontece com os Macbooks, é o MacOs.
Outro ponto que agrada (bastante) é o monitor de 13,6 polegadas com a qualidade Retina. Dá para esperar uma experiência visual de excelente qualidade com essa tecnologia Apple, e o aparelho ainda conta com teclado retroiluminado.
- Conheça mais sobre notebook na nossa análise do MacBook Air M2
Dell G15 5530 G15-i1300-M30
Esse notebook gamer é ótimo para trabalhar até mesmo com programas mais pesados de edição. Ele conta com processador Intel i5 de 13ª geração e placa dedicada GeForce RTX 3050.
Os 16GB de RAM podem ser expandidos até 32GB e os 512GB de SSD aumentam a velocidade do modelo e oferecem bastante espaço para arquivos maiores. Assim, esse é um ótimo aparelho para trabalho e também para lazer nas horas vagas.
A tela tem resolução Full HD e 15,6’’, sendo antirreflexo, e sua taxa de frequência é de 120Hz, o que é alto o suficiente para gamers. Já o teclado do modelo é retroiluminado, para trabalhar em ambientes mais escuros.
A conectividade dele é boa, com entrada HDMI 2.1, USB 3.2, USB-C e Ethernet, além da entrada de áudio para fones. O notebook também conta com conexão Wi-Fi e Bluetooth.
Uma desvantagem para quem procura mobilidade é seu peso, de 2,81kg.
Confira mais modelos potentes com os melhores notebooks Dell G15!
Samsung Galaxy Book3 360 NP730QFG-KF1BR
Esse é um notebook que favorece o desempenho multitarefas, com memória RAM potente de 16GB, além de processador Intel i5 de 13ª geração. Com ele, os travamentos nas atividades no trabalho devem ser poucos ou nenhum.
O armazenamento SSD é de 512GB, garantindo bastante espaço e aumentando a velocidade do notebook para trabalhar.
Com função 2 em 1, esse Samsung pode ser usado como tablet, possuindo função touchscreen na tela e permitindo que ela seja “dobrada”. O aparelho pesa apenas 1,16kg, excelente para quem procura mobilidade.
A tela de 13,3’’ tem resolução Super AMOLED FHD e promete ótima qualidade de imagem, com nitidez e cores vivas, mesmo sendo pequena.
Samsung Galaxy Book2 NP550XED-KF3BR
Esse Dell G15 une especificações suficientes para quem espera um desempenho Um modelo mais básico entre os Galaxy Book2, o destaque nesse Samsung é sua conectividade. Ele conta com quatro entradas USB, entrada HDMI e Ethernet, além de leitor de cartão MicroSD.
O processador dele é um Intel i5 de 12ª geração, o que, junto com os 8GB de RAM, garante eficiência e agilidade na execução de várias tarefas simultaneamente. O SSD de 512GB também ajuda na velocidade, além de garantir ótimo espaço para guardar arquivos.
A tela Full HD tem 15,6’’ e é antirreflexo. Com painel IPS, a qualidade alta das imagens é garantida, principalmente para quem trabalha com edição.
Esse é mais um modelo potente indicado para quem deseja portabilidade e alto desempenho. O notebook pesa apenas 1,46kg e tem processador Intel i7 de 13ª geração, um dos mais poderosos no momento. Com 16GB de RAM, a alta performance está garantida.
O armazenamento SSD é de 1TB, espaço mais que suficiente para arquivos e programas pesados, além de garantir alta velocidade na máquina.
A conectividade dele é boa, com três entradas USB, uma Thunderbolt 4, entrada HDMI e leitor de cartão MicroSD.
A tela AMOLED tem 15,6’’ e resolução Full HD, além de possuir a função touch, fazendo deste um notebook 2 em 1, que pode ser usado como tablet. O teclado retroiluminado ajuda a trabalhar em ambientes menos iluminados.
Com placa dedicada RTX 3050 e processador Intel i5 de 13ª geração, esse é um notebook para trabalho profissional que exija mais do aparelho, como renderização e execução de programas de edição mais pesados.
Ele tem 8GB de RAM e 256GB de SSD, garantindo uma performance veloz e eficiente, ótimo para multitarefas, com pouco ou nenhum travamento. Os 8GB ainda podem ser expandidos até 32GB de RAM.
O notebook não fica para trás na conectividade, com quatro entradas USB e HDMI 2.1, além de entrada para cabo Ethernet.
A tela Full HD tem 15,6’’ e painel WVA, de qualidade similar à IPS, o que garante a alta qualidade de imagem do visor.
Agora que chegamos ao fim da lista, se você ainda tem dúvidas sobre o que comprar, dê uma olhada em mais dicas! Temos os melhores notebooks, com modelos para todos os gostos, e melhores notebooks gamers para os amantes da jogatina.
O MacBook Air A2337 com chip M1 é a melhor opção, tendo um chip potente e estando numa boa faixa de preço para um Macbook, apresentando alta durabilidade e rodando softwares pesados mesmo sem uma placa de vídeo dedicada. Ele é pequeno e fácil de carregar e tem alta qualidade de imagem.
Qual o melhor notebook para trabalhar e estudar 2024?
Qualquer um dos modelos da lista atende bem às duas necessidades, sendo apenas necessário considerar do que o usuário precisa e a quais configurações vai dar preferência na hora de escolher um notebook para trabalhar e estudar.
O necessário varia de acordo com as demandas de cada pessoa, mas, no geral, é preciso ser um notebook rápido e eficiente, o que exige um bom processador, memória RAM de no mínimo 8GB e armazenamento do SSD, que aumenta a velocidade do dispositivo.
Um bom notebook terá processador com um desempenho competente para o usuário, mesmo um chip básico deve atender suas necessidades. É indicada uma memória RAM de ao menos 8GB e um armazenamento do tipo SSD, com 256GB sendo suficiente para quem não precisa guardar muitos arquivos pesados.
Com a nossa seleção dos melhores notebooks para profissionais em 2024, sua busca pelo equilíbrio perfeito entre performance, portabilidade e preço está ao alcance.
Lembre-se, o Buscapé oferece o melhor em comparações de preços e o exclusivo Cashback Buscapé, garantindo que sua compra seja não apenas perfeita, mas também econômica.
Faça economia de verdade com as nossas ferramentas! Tire todas as suas dúvidas sobre o Cashback e assista ao vídeo abaixo para saber como ele funciona.