Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Vale a pena ter dois consoles de última geração?

Saiba quais são os exclusivos de cada plataforma e qual se adequa mais aos seus gostos

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé18/10/2016
  • 18/10/2016

Vale a pena ter dois consoles? A resposta para essa pergunta dependerá do perfil do usuário e de suas demandas. A primeira questão que um usuário deve se perguntar é se ele é um gamer esporádico ou um aficcionado. Caso ele seja um aficcionado, certamente ele sabe a resposta particular para essa pergunta: claro que vale! Mas por que valeria? E caso eu seja um usuário que só deseja jogar para fins de entretenimento, nos finais de semana ou momentos de lazer? Existiriam jogos exclusivos bons para cada plataforma que compensasse o gasto? E se eu escolhesse dois consoles, quais dos três mais famosos - Xbox One, PlayStation 4 e Wii U - eu deveria comprar?

Em primeiro lugar, deve-se ter em conta a relação custo-benefício. Os novos consoles ainda têm preços que podem ser salgados para a maioria dos usuários, e, embora tenham algumas ligeiras diferenças de custo entre um e outro, a média não difere tanto a ponto de se poder optar por um console mais barato e outro mais caro. Os três têm valores altos. Caso o usuário seja um gamer, ele certamente não medirá esforços para poder aproveitar o melhor de cada geração. Para um usuário com menos pretensões, a escolha por apenas um desses pode ser mais apropriada.

Dentre os exclusivos de PS4, destacam-se o Bloodborne e a versão remasterizada de The Last of Us

O principal motivo para alguém adquirir um PS4 tem sido o jogo Bloodborne, que é exclusivo para a plataforma. Trata-se de um jogo de ação em terceira pessoa que conta com uma proposta que remete à de jogos de sucesso de consoles de outra geração, como o Dark Souls. Isso porque ele traz algumas pitadas de RPG que fazem com que o usuário tenha que se fortalecer, correr atrás de itens e lutar contra chefes. O gráfico também tem aproveitado bem o potencial da plataforma, chegando a índices de qualidade exorbitantes.

Quem é fã de The Last of Us também só encontrará a versão Remastered no PS4. Novamente, trata-se de uma exclusividade que convém apenas aos usuários mais apaixonados, uma vez que o jogo expande os êxitos do jogo de 2013. Conta com melhor mecanismo de combate, além de gráficos mais apurados que certamente fisgarão o usuário que se encantou com o jogo.

Outros jogos que chamam também a atenção no PS4 são o Killzone Shadow Fall, o Resogun e o Infamous: Second Son. Também estão presentes franquias já consolidadas com seus jogos exclusivos, como o Uncharted IV e outros que estão anunciados para o próximo ano, como o Gran Turismo Sport. Persona 5 está disponível também para PS3, mas quem não dispõe ainda de um console da geração passada, pode encontrar nesse inventivo RPG um motivo a mais para adquirir um PS4, já que ele é um exclusivo da Sony. Vale a pena ficar atento também aos jogos anunciados para lançamentos futuros. O novo God of War será um exclusivo do console e será ambientado agora dentro da mitologia nórdica.

Veja os preços

Sony PS4 PlayStation 4 500 GB

  • Mídias Compatíveis: Blu-Ray
  • Outras Conexões: Rede 10/100/1000, USB, Wi-Fi
  • Memória RAM: 8192 MB

Novos a partir de:

R$ 1.989,96

O Xbox One conta com bons títulos, mas os seus melhores trazem versões para Windows e os realmente exclusivos não batem os melhores games do PS4

O Xbox One também traz jogos exclusivos de continuações de franquias bem-sucedidas. Uma delas é o Halo 5, um dos mais conhecidos jogos de tiro de primeira pessoa do mundo. No entanto, pelo fato do Xbox ser um console da Microsoft, é mais comum que esses jogos de franquias mais famosas também sejam disponibilizados para o Windows. É o caso do Forza Motosport 6, jogo de automóvel de simulação, que conta com uma versão free-to-play para computador; e também da versão remasterizada de Gears of War.

Dessa maneira, o usuário que já tem um PlayStation 4 e quer jogar alguns games da Microsoft pode equipar o seu PC ou aproveitar as versões de títulos novos que a empresa tem lançado para o console mais antigo - o Xbox 360. No caso do Dead Rising 3, jogo de terror de sobrevivência e um dos carros-chefe da marca, o usuário pode adquirir sua versão também para computador. O Titanfall, outro título muito recomendado, também está presente para computador e para Xbox 360. Um jogo exclusivo da empresa que é bastante interessante, mas não o suficiente para fazer o usuário adquirir o Xbox One em detrrimento do PlayStation 4 somente para isso é o Crimson Dragon, jogo de tiro em que se pilota um dragão.

O Wii U é a escolha certa para o público fiel da Nintendo, contando com títulos atrativos para o fã de Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Donkey Kong

O caso do Wii U é diferente. A Nintendo tem uma base de público muito fiel e bastante específico e, por mais que o Wii tenha tentado atingir um tipo de gamer mais casual com seus jogos de lazer e com a sua jogabilidade criativa, ainda são os títulos que podem fazer um gamer mais apaixonado optar por ter o Wii U como o seu segundo console. É por isso que muitos usuários, quando optam por ter mais que um videogame, escolhem o Wii U como o seu segundo aparelho.

A marca, legitimadora de todo um universo de videogame no que diz respeito aos personagens, à criação de mundos e a inovações na jogabilidade, tem em seus títulos de sucesso a continuação bem-sucedida das franquias mais clássicas da história do videogame, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda e Donkey Kong, além da certeza e da confiança do público de que os títulos novos sempre serão bem-sucedidos e oferecerão novas chances de expandir ainda mais esse imaginário formal.

Quem é fã da marca encontrará no Wii U os novos jogos da série Mario Kart (aqui em sua oitava edição), além do New Super Mario Bros. U, do Super Mario 3D World e também o Super Mario Maker - este disponível também para Nintendo 3DS - que possibilita que o jogador crie as suas próprias fases do jogo. Quem é fã do Luigi não fica atrás, contando com o novo título New Super Luigi U. Também conta com novos jogos para a série Donkey Kong, sinalizada aqui pelo Donkey Kong Country: Tropical Freeze. Quem é fã de The Legend of Zelda se encantará pela versão remasterizada de The Wind Waker, agora em alta definição, além do anúncio de um novo título - o Breath of the Wild - que deve ser lançado no próximo ano e que, ao que tudo indica, estará disponível também para uma nova plataforma da Nintendo.

Veja os preços

Nintendo Wii U Deluxe 32 GB

  • Suporte para HDTV: Sim
  • Outras Conexões: Entrada para Cartão, USB
  • Acessórios Inclusos: Controle

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #Wii U
  • #PS4
  • #Xbox One

Mat�rias Relacionadas