Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Vale a pena comprar uma máquina de lavar louça?

Saiba os prós e contras e o tamanho recomendado para cada necessidade

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé21/11/2016
  • 21/11/2016

Lavar louça manualmente na pia gasta mais água do que a tarefa feita por uma máquina. Uma torneira semiaberta por 15 minutos gasta em torno de 100 litros, enquanto a vazão de água numa lavadora é entre 5 a 6 vezes menor. Ou seja, a lava-louça é mais econômica.

O consumo de energia das lavadoras de louça, segundo o IDEC, é em média de 30,86 kWh por mês (uso de 40 minutos diários). Como base de comparação, um chuveiro elétrico usado por 30 minutos por dia consome cerca de 80 kWh/mês. O impacto na conta de luz vai depender se você costuma lavar a louça com água fria ou usa torneira elétrica, cujo consumo varia muito de acordo com o modelo.

Com uma lavadora, há ainda a economia do seu tempo!

Lava Louças Consul Facilite CLC06AB de Mesa

Modelos como este da Consul são compactos e muito fáceis de instalar. Ela deve ficar sobre a pia ou uma bancada ao lado da torneira da pia, onde é encaixada. A Facilite CLC06AB é na cor branca - há também o modelo prata - e atende 6 serviços, ou seja, lava a louça usada por 6 pessoas durante uma única refeição. Em outras palavras, ela lava até 68 peças por ciclo. O gasto de água é seis vezes menor do que a lavagem a mão.

Por dentro, ela tem indicadores de onde deve-se acomodar copos/xícaras, talheres e pratos. O painel é intuitivo com os programas Pesado (para lavar panelas), Dia a Dia, Delicado, Econômico e Rápido e conta com Spray Dágua (para quando se deseja acumular louça suja na máquina). A lava-louças tem indicação luminosa das etapas de lavagem e uma luz indicadora de necessidade de reabastecer com líquido secante.

Veja detalhes da lava-louças Consul Facilite 6 Serviços aqui.

Veja os preços

Consul Facilite CLC06AB de Mesa

  • Controle: Digital
  • Dispenser: Líquido Secante, Sabão
  • Capacidade: 6 Serviços

Novos a partir de:

R$ 1.199,00

Lava Louças Electrolux LI10X De Piso

A LI10X, da Electrolux, é uma lava louças de 10 serviços - é capaz de lavar itens de até 10 pessoas em uma refeição. Sua classificação energética e de performance é A. O consumo de água desta máquina de lavar louças varia de acordo com o programa selecionado, mas para se ter uma ideia são 12,5 litros no ciclo Normal, economizando até 85% de água se comparado com a lavagem manual, e apenas 3,5 litros no Acquajet, que é o de pré-lavagem.

São 6 programas: Acquajet (somente um enxague de 8 minutos), Express 30 minutos, Delicado, Inteligente (seleciona o melhor tipo de lavagem automaticamente), Normal e Panelas. Há duas funções interessantes: Adiar Início e Higienizar Louça (em temperatura de 70o). Com aviso de reabastecimento de líquido secante e trava do painel blue touch, ela conta com uma prateleira exclusiva para talheres, que pode ser removida para ganhar mais espaço, e o suporte para pratos podem ser dobrados para acomodar outro tipo de item. A lavagem na LI10X pode ser interrompida a qualquer momento, ao tocar a tecla Início/Pausa, útil para quando queremos colocar nela mais uma peça, por exemplo.

Veja mais detalhes da lava-louças Electrolux 10 Serviços Inox (LI10X) aqui.

Lava Louças Brastemp Ative! BLF12AE De Piso

A Brastemp fabrica lava louças de vários tamanhos. Este modelo, o Ative! BLF12AE, é preto, mas também está disponível nas cores branca e inox. É uma máquina de 12 serviços (itens usados por 12 pessoas numa mesma refeição). A Brastemp informa que elas utilizam 6 vezes menos água do que a lavagem manual.

O destaque é o programa Smart Sensor, em que a máquina define o ciclo conforme o nível de sujeira identificado. Além dele, há mais 5 programas de lavagem (Dia a Dia, Pesado, Delicado, Rápido e econômico), além da Acquaspray (de pré-lavagem). Esta lava louças conta com a função Meia Carga, para quando se deseja lavar as louças sem a máquina estar totalmente cheia e utiliza menos água no ciclo. A função Adiar Início e a opção de travar o painel completam suas características.

Veja mais detalhes da lava-louças Brastemp Ative! 12 Serviços (BLF12AE) aqui.

Veja os preços

Lava Louças Midea Desea DWA14X2 Embutir

A Midea anuncia sua lava louças Desea DWA14X2 como uma das mais econômicas do mercado. Segundo a fabricante, a máquina economiza até 90% de água, comparando com a lavagem manual.

Esta lava louças é de 14 serviços (capacidade para lavar utensílios de 14 pessoas em uma refeição). Tem 7 programas de lavagem: Pré-lavar, Eco, Rápido, Normal, Pesado e Dia a Dia, esta última para ajustar a lavagem mais usada na casa e ser acessada com um toque. A Desea permite ainda troca de ciclo, mesmo durante a lavagem, assim como pausa para a inclusão de algum item esquecido. Ela conta com trava do painel e indicador de nível de líquido secante, além das hastes do cesto inferior ser articulado para acomodar panelas, por exemplo, função meia carga e programar início.

Veja mais detalhes da lava-louças Midea Desea 14 Serviços (DWA14X2) aqui.

Veja os preços

Midea Desea DWA14X2 Embutir

  • Controle: Digital
  • Dispenser: Sim
  • Capacidade: 14 Serviços

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #lava-louças