Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Saiba como gastar menos com sua impressora

Com essas dicas, você poderá economizar um bom dinheiro e, de quebra, ter uma atiture mais sustentável na hora de imprimir arquivos em casa ou no escritório

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé26/09/2016
  • 26/09/2016

Em tempos de virtualização e compartilhamento de arquivos e documentos digitais, a impressão em papel tem sido cada vez menos exigida nos mais diversos âmbitos do nosso cotidiano. No entanto, há uma série de atividades pessoais, profissionais e acadêmicas que ainda exigem que os resultados de trabalhos e pesquisas sejam registrados em impressos. As impressoras atuais, sejam elas do tipo laser ou jato de tinta, andam tão precisas que o consumo de tinta de um modelo para o outro é praticamente o mesmo. Afinal, elas trabalham com gotejamentos no nível de picolitros, ou seja, gotas com volume de um milionésimo de mililitro!

Mesmo assim, o usuário que precisa imprimir com frequência pode lançar mão de algumas técnicas para aumentar a produtividade de seus equipamentos de impressão ou mesmo evitar que um documento seja impresso desnecessariamente. Neste artigo, vamos listar as dicas valiosas para você os custos de sua impressora - e sem abrir mão de imprimir o que você precisar.

1. Adquira uma impressora adequada

Se você ainda não tem uma impressora, procure se certificar das suas reais necessidades gráficas antes de bater o martelo e comprar uma. Caso sua demanda principal seja de documentos de texto, talvez uma impressora monocromática seja a mais indicada. Mas caso queira imprimir documentos coloridos ou mesmo fotos, uma opção é comprar uma impressora jato de tinta.

2. Pense duas vezes antes de imprimir

Eis aí outra pergunta que deverá sempre ser respondida antes de se enviar um documento para a impressora: isso é realmente necessário? Pode parecer bobagem, mas com a popularização desses aparelhos, quase todos não titubeiam nesse momento e mandam arquivos para a fila de impressão sem ter cogitado se a impressão é de fato mandatória. Feita esta checagem, pode seguir em frente para a próxima dica.

3. Ative o modo econômico ou rascunho

Este recurso, feito para impressões de uso pessoal e que está sempre disponível a partir das configurações de qualquer impressora instalada no PC, é pouco explorado ou mesmo desconhecido por boa parte dos usuários domésticos. No Windows 10, basta acessar o menu Iniciar, clicar em Configurações, depois em Dispositivos. Em Impressoras e Scanners, clique com o botão direito no ícone da impressora instalada, depois em Propriedades, em seguida o botão Avançado. Uma vez lá, procure pela opção "Qualidade de Impressão" e escolha o modo "Rascunho" ou econômico. Desta forma, os textos e imagens impressos sairão um pouco mais claros. Quando precisar de mais qualidade, basta voltar à configuração anterior ou mesmo escolher níveis mais altos de qualidade de impressão.

4. Imprima mais de uma página por impressão

Nesta mesma janela de configuração, geralmente também é possível selecionar o número de documentos que podem ser impressos por página. Esta é uma forma rápida e prática de reduzr seu custo de impressão em 50% em apenas um clique! Outra possiblidade é optar por imprimir em tons de cinza para que o texto fique um pouco mais claro, mas ainda legível. Assim, é possível reduzir o consumo de tinta consideravelmente.

5. Selecione o trecho que deseja imprimir

Esta é uma função particularmente útil para quem precisa imprimir páginas da web, por exemplo. Em vez de imprimi-la integralmente, você pode selecionar um trecho ou mesmo apenas o parágrafo que interessa e enviá-la para a impressora. Todos os navegadores contam com essa possibilidade. No Google Chrome, basta selecionar o trecho desejado com o mouse, digitar o comando Contrl P e, na janela que se abrir, clicar em "Mais configurações", depois checar a caixinha "Apenas seleção". O preview da impressão já vai mostrar o pedaço do site que você selecionou. Concorda com o que vê? Então é só clicar em "Imprimir".

6. Escolha uma fonte adequada

A fonte ou tipo da letra influi de forma decisiva no consumo de tinta. Em diveresos estudos, a fonte Garamond se mostrou como a campeã em economia de tinta, logo seguida pelas Courier, Times New Roman e Arial, só para citar as mais populares do mercado. Há ainda a EcoFont, uma fonte desenvolvida especialmente par economizar tinta. Parecida com a Arial, ela possui pequenos furos no meio das linhas das letras, o que garante que menos tinta será aplicada sobre o papel. Na prática, esses pontinha brancos são quase imperceptíveis, mas a economia de tinta será certamente percebida no médio prazo.

  • #economia
  • #impressoras
  • #cartucho de tinta

Mat�rias Relacionadas