Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Qual purificador de água refrigerada devo comprar? Eletrônico ou por compressor?

Saiba quais as diferenças de cada sistema de refrigeração e qual é melhor purificador de água para a sua necessidade

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci08/04/2016
  • 08/04/2016

Com os diversos modelos de purificador existentes no mercado, é comum haver confusão e dúvida de qual modelo comprar. Isto porque, além de oferecerem água pura, os purificadores modernos possuem 2 sistemas de resfriamento de água distintos: eletrônico ou por compressor. Detalhamos a seguir o funcionamento de cada sistema e para qual necessidade é indicado.

Purificador de água com resfriamento eletrônico

Os purificadores de água eletrônicos utilizam pastilhas termoelétricas (placas eletrônicas) para resfriar a água. Essas pastilhas apresentam baixa performance e demoram para resfriar a água, fazendo com que a quantidade de água refrigerada por dia seja bem limitada, além de não deixarem a água bem gelada como o resfriamento por compressor. O reservatório de água gelada desses aparelhos geralmente tem pequena capacidade (entre 800 ml e 1 litro) e num dia normal de verão a água pode demorar de 1 até 2 horas para ficar gelada. Ou seja, se você tirar 1 litro de água gelada para beber ou fazer suco, terá que esperar um tempão para ter água gelada novamente e se você tirar 2 copos de água gelada de 200 ml cada, por exemplo, e não tirar mais água gelada em seguida, o reservatório será completado com água em temperatura ambiente e se você for pegar água alguns minutos depois a água gelada que havia sobrado no reservatório terá se misturado com a água em temperatura ambiente, que completou a capacidade do reservatório, e a água não estará mais gelada e também será necessário esperar algum tempo até que a água gele novamente.

Os purificadores de água eletrônicos são indicados para casas onde o consumo de água gelada será baixo e as vantagens desse tipo de aparelho é que eles são mais leves que os modelos com compressor e tem custo mais baixo, como esses modelos de purificadores de água Electrolux.

Ambiente indicado: casa

Atende: até 2 pessoas

Purificador de água com resfriamento por compressor

Os purificadores com refrigeração por compressor são os mais tradicionais e conhecidos. É o sistema mais eficiente do mercado com alta capacidade de refrigeração, que varia de acordo com o modelo, gelam mais rapidamente a água (levam em torno de 20 minutos à 1 hora), possuem reservatório de água gelada com capacidade em torno de 2 litros e termostato para regulagem da temperatura da água gelada de acordo com a preferência do usuário.

As desvantagens ficam por serem mais pesados que os modelos eletrônicos e por custarem um pouco mais caro, além do barulho que eles fazem quando o compressor está ligado refrigerando a água.

Ambiente indicado: casa ou pequeno escritório

Atende: 3 pessoas ou mais, dependendo do modelo

Então, qual purificador de água devo comprar?

Se você quer água gelada de verdade e em grande capacidade, deve optar por um purificador de água com compressor. Principalmente se este purificador for colocado num pequeno escritório, casa com mais de 3 pessoas ou em um local onde o consumo seja relativamente alto.

Se o consumo diário de água gelada for baixo, você pode comprar um purificador de água eletrônico. Para uma casa com até 2 pessoas, ele atenderá a demanda, entregando a água gelada na maioria do tempo.

Se você optou por comprar um purificador de água eletrônico, indicamos o Electrolux PE10B:

Veja os preços

Electrolux PE10B

  • Tipo: Mesa, Parede
  • Quantidade de Torneiras: 1
  • Características: Painel Easy Touch

Novos a partir de:

R$ Consulte

Se você optou por comprar um purificador de água com compressor, indicamos o Colormaq Hermético Refrigerado:

  • #purificador por compressor
  • #purificador eletrônico