Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Qual é o notebook com o melhor processador para as minhas demandas?

Encontre modelos com bom desempenho voltados para as mais diversas tarefas.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé07/08/2017
  • 07/08/2017

Você sabe quais são os melhores processadores no mercado? E quais são os notebooks que os trazem? Eu devo comprar um i3, um i5 ou um i7? O Buscapé auxilia o usuário a saber qual o processador mais adequado para o tipo de tarefa que você procura, levando em conta também o que trazem em termos de placa de vídeo dedicada, memória RAM e HD.

Escolher um processador depende da demanda do usuário. Dentre os mais populares do mercado - os processadores Intel Core - dita o senso comum que existem três níveis voltados para tipos distintos de usuário: nesse caso, o i3 é o processador voltado para usuários que só querem um notebook para tarefas mais básicas, como o acesso à internet, programas presentes no pacote Office - como Word ou Power Point -, além de ouvir música ou ver filmes. Já o i5 seria um modelo voltado para quem tem demandas um pouco mais específicas, mas que não chega aos mesmos níveis de desempenho de um usuário de i7. Um usuário que quer um modelo que tenha um bom custo-benefício e que se adapta à maioria das demandas de um usuário comum (sendo útil portanto para aqueles que não querem um i3 pois receiam que suas demandas possam crescer no futuro), se contentará com o i5. O i7, por sua vez, é um modelo voltado para tarefas mais exigentes - como games, editores de imagem ou de vídeo, AutoCAD (link para as matérias do Buscapé).

Não é só a isso, contudo, que deve estar atento o usuário que busca o melhor processador do mercado. Outros fatores que influenciam na velocidade e no desempenho do aparelho são o clock e a memória cache, além de como ele opera com dois núcleos. Um exemplo de um modelo muito útil que parece capaz de sintetizar bem todas essas demandas é o Dell Inspiron 15 Série 7000 Gaming Edition. Ele traz o Intel Core i7 6700HQ, com um clock excelente de 2.6 GHz que chega a 3.5 GHz com Turbo Boost, tendo a possibilidade de operar com quatro núcleos (chegando a 3.1 GHz em cada um) e com dois núcleos (operando com, no máximo, 3.3 GHz). Esse processador, em tese, traz uma placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 530, que se não tem o desempenho de uma das melhores placas de vídeo dedicadas do mercado (link para a matéria de placa de vídeo dedicada), ao menos chega próximo de algumas mais antigas, embora não execute jogos de última geração com gráficos mais exigentes. Contudo, no caso desse Dell Gaming Edition, conta com a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce 960M com 4 GB de memória, sendo uma das melhores no mercado nessa linha de custo-benefício. Para completar, esse Dell traz ainda 8 GB de memória RAM e 1 TB de HD.

Processadores

O Intel Core i7-6500U é outro bom processador e também mais presente no mercado. Seu clock vai de 2.5 GHz a 3.1 GHz com Turbo Boost, operando com dois núcleos em 3 GHz. O Lenovo IdeaPad 310 15 é um notebook que conta com esse processador, apresentando ainda 8 GB de memória RAM e 1 TB de HD. Esse Lenovo traz uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce 920MX com 2 GB

Um pouco abaixo, mas também com um ótimo desempenho, é o processador Intel Core i7-5500U. Ele traz clock de 2.4 GHz e chega ao máximo à 3.0 GHz com Turbo Boost (se opera com dois núcleos ele funciona com 2.9 GHz em cada um). A não ser que o usuário queira um modelo muito específico como o mencionado acima, ele pode muito bem se contentar com um processador desse tipo para as suas tarefas - mesmo aquelas exigentes - se ele não for um gamer. Um exemplo de um bom modelo com esse processador é o Samsung Expert X50 NP500R5H, que também traz 8 GB de memória RAM e 1 TB de HD. Vale mencionar que no caso específico desse Samsung, ele conta ainda com a excelente placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce 940M, com mais 2 GB, que é melhor nos gráficos do que a placa de vídeo do Lenovo mencionado acima.

Para o usuário mais geral, que não quer um processador Intel Core i7, a placa de vídeo mais comum e mais encontrada no mercado é a Intel Core i5-5200U, presente nas mais diversas marcas. Em termos de custo-benefício, portanto, ela é um dos destaques, e o usuário poderá optar por uma dela entre um catálogo muito vasto de notebooks com as mais diversas opções. Seu clock é menor (de 2.2 GHz a 2.7 GHz com Turbo Boost), sendo voltado, evidentemente, para tarefas menos pesadas. Um bom modelo com esse processador é o Asus X555LF. Ele traz 8 GB de memória RAM e 1 TB de HD e também conta com placa de vídeo dedicada - no caso deste aqui é a NVIDIA GeForce 930M.

  • #processadores
  • #intel
  • #desempenho

Mat�rias Relacionadas