Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Qual é melhor: Chromecast ou Apple TV?

Conheça as diferenças entre os dois principais transmissores de conteúdo via streaming

  • Por: João Henrique Furtado SilvaJoão Henrique Furtado Silva23/09/2016
  • 23/09/2016

No Brasil, a Apple TV e o Chromecast são as principais opções quando o assunto é transmissão de conteúdo via streaming. Mas cada um deles traz suas particularidades, como o controle remoto diferenciado presente no produto da Apple e o design bem prático e discreto do dongle da Google. Confira mais detalhes e diferenças entre os dois produtos.

Design

Na questão do design, os dois aparelhos são muito distintos entre si. É inegável que o dongle da Google é mais compacto, já que ele se conecta diretamente à entrada HDMI da televisão e não necessita de qualquer tipo de suporte para apoiá-lo, como ocorre com a Apple TV. Como ela possui medidas maiores - já que sua aparência é de uma pequena caixa -, provavelmente você terá que colocá-la em uma superfície, embora não ocupe tanto espaço assim.

A questão da beleza dos dois produtos é um tanto quanto subjetiva. Ambos são muito minimalistas, apesar do design do Chromecast não ser tão importante, já que ele vai ficar escondido na parte de trás ou na lateral da televisão. Já a Apple TV segue o padrão visto em outros aparelhos da marca, ou seja, traz o básico esteticamente e com uma mistura de black piano com preto fosco na superfície, onde está gravado o nome da marca.

Desempenho

Nesse quesito, a Apple TV fica à frente de seus principal concorrente. O primeiro fator para isso é a questão de ela possuir uma memória interna, o que permite com que você possa instalar aplicativos diretamente na Apple TV, algo que não acontece com o Chromecast, no qual você necessita de um smartphone para espelhar algum conteúdo.

Mas outro ponto ajuda a melhorar essa análise - o hardware. Como a Apple TV conta com o mesmo processador visto no iPhone 6, seu desempenho é excelente. Os menus são rodados com facilidade e a qualidade gráfica de alguns jogos - como Real Racing 3 - é excelente.

O Chromecast não chega a fazer feio em fluidez, mas a Apple TV é bem mais rápida ao abrir alguns apps, como YouTube e Netflix, do que o aparelho da Google, que com certeza vai lhe render uma espera um pouco maior para carregar um vídeo ou episódio de uma série.

Compatibilidade e recursos

Em termos de compatibilidade, a Apple TV é mais independente de conexão com outros aparelhos em relação ao Chromecast. Você até pode conectá-la ao iPhone, iPhone ou iPad, mas as opções de uso não são as mais diversificadas. Só é possível espelhar a tela do smartphone ou passar vídeos, fotos e músicas para a Apple TV.

Mas isso não chega a ser um ponto negativo. O lado ruim do sistema é que ele é restrito a aparelhos feitos pela Apple, o que exclui a imensa maioria de Androids do mercado.

Já o Chromecast é mais amplo. Ele até é essencialmente dependente de um smartphone, mas praticamente abre possibilidades de uso com vários aparelhos, até computadores.

Em relação aos recursos, a Apple TV é a grande vencedora. O Chromecast faz o básico, ou seja, é capaz de rodar vídeos no YouTube, arquivos no Netflix ou músicas no Spotify. Mas a Apple TV vai além. Seu sistema operacional, além de ser bem fluido (como dissemos anteriormente), é mais maduro no sentido de entregar mais possibilidades de uso, com jogos e alguns aplicativos especificamente desenvolvidos para a plataforma.

Afinal, qual é o melhor?

Pensando exclusivamente no desempenho, é claro que a Apple TV parece uma escolha mais interessante. Ela conta com uma grande capacidade de armazenamento, um controle remoto desenvolvido para ela (e que faz diferença na usabilidade), além de um sistema operacional com várias opções de uso, com jogos e apps feitos especificamente para ela. Mas, mesmo assim, sua principal função continua sendo a de transmitir conteúdos por streaming. E é por isso que escolhemos o Chromecast como a melhor opção. Isso porque, para esse propósito, o dongle da Google faz muito bem e por um custo muito menor.

  • #Apple TV
  • #Chromecast