Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Primeiras impressões: Sony Xperia XA Ultra

Confira os primeiros detalhes sobre o terceiro smartphone da linha X

  • Por: João Henrique Furtado SilvaJoão Henrique Furtado Silva26/08/2016
  • 26/08/2016

O Sony Xperia XA Ultra chegou ao mercado como o terceira aparelho da linha X, agora com uma tela de 6 polegadas Full HD e o grande chamativo: a câmera frontal (isso mesmo, frontal!) com 16 MP de resolução e estabilização óptica, uma novidade na categoria. Nós já estamos com o aparelho e fizemos nossas primeiras impressões sobre ele. Confira nos parágrafos a seguir.

Tela

Quando pegamos o aparelho pela primeira vez, a primeira coisa que mais nos chamou a atenção foi, sem dúvidas, o tamanho da câmera frontal. Mas isso logo passa. Após um ou dois segundos, nosso olhar se direciona principalmente à tela, ou melhor, à falta de bordas nas laterais da tela. Essas margens praticamente inexistentes já foram vistas em outros modelos com displays menores, mas a novidade aqui é que ela está presente em um aparelho com 6 polegadas, algo bem raro.

E isso traz uma boa experiência para o cotidiano, pelo menos à primeira vista. Rodamos alguns filmes no Netflix e a experiência foi muito boa com o smartphone virado na horizontal. Para navegação, o Xperia XA Ultra também trouxe um espaço muito generoso para ver tudo com conforto.

Câmeras

É algo raro, mas a câmera traseira, com 21,5 MP, é um mero coadjuvante do Xperia XA Ultra. Claro, com um teste rápido, tirando fotos tanto em ambientes abertos quanto em fechados, os resultados foram ótimos, dignos da qualidade Sony já vista em outros aparelhos. Mas a grande estrela do novo lançamento da fabricante japonesa é, sem dúvidas, sua câmera secundária, com 16 MP e uma série de novidades.

A primeira delas (e mais chamativa) é o fato de a frontal contar com estabilização óptica, o que é muito bem-vinda em uma câmera que usualmente é utilizada com apenas uma das mãos. É claro que traremos uma análise mais completa sobre a câmera no review, mas adiantamos que os resultados foram muito positivos, tanto da estabilização óptica quanto do ângulo de visão amplo que a câmera é capaz de captar.

Outro recurso presente é o flash frontal da câmera. A novidade é a presença do recurso "flash do retrato noturno", que melhora a qualidade das fotos que o utilizem. Seguindo um exemplo citado pela Sony, o flash muitas vezes acaba clareando o rosto de uma pessoa em uma selfie, mas acaba escurecendo o fundo. Com o novo recurso, o sistema uniria duas fotos: uma com flash e outra sem. A combinação das fotos traria a sintonia necessária para ter uma foto com maior qualidade. Com alguns testes, dá para perceber que o recurso funciona bem, mas sem resultados que vão te deixar de boca aberta.

Desempenho e memória nativa

O processador pode ser o mesmo encontrado no Xperia XA convencional, mas o XA Ultra agora traz uma memória RAM mais potente, com 3 GB, em comparação aos 2 GB encontrados no seu irmão mais velho. Com o Mediatek Helio P10, com 2 GHz, o Xperia XA não demonstrou engasgos para instalar os primeiros aplicativos, rodar as redes sociais e abrir alguns jogos, o que é uma boa primeira impressão. No review completo, traremos mais detalhes sobre o teste mais exigente, com vários aplicativos em segundo plano e a experiência cotidiana do aparelho.

O único ponto que pode ser bastante negativo é a quantidade de memória interna. É uma pena que um smartphone direcionado principalmente para o uso de câmeras e com um bom desempenho tenha apenas 16 GB. Mesmo com a possibilidade de ser colocar cartões microSD de até 200 GB, ter memória nativa de sobra seria muito bem-vindo ao aparelho, que com certeza armazenará muitas fotos e vídeos.

Para as informações completas sobre o aparelho, como duração de bateria e testes de desempenho, aguarde nosso review.

Veja os preços

Smartphone Sony Xperia XA Ultra

  • Chips: Single Chip
  • Câmera Traseira: 21.5 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 6.0 polegadas

Novos a partir de:

R$ 2.399,00
  • #Lançamento
  • #Primeiras impressões
  • #Câmera para selfies
  • #Linha X
  • #Sony Xperia XA Ultra

Mat�rias Relacionadas