Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Os melhores livros para conscientizar as crianças

Fizemos uma seleção de livros infantis para presentear seus pequenos neste Dia das Crianças

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé05/10/2016
  • 05/10/2016

Mais do que os clássicos Contos de Fadas, essa seleção traz diversos livros que abordam as mais diferentes temáticas, para você ler e ensinar o seu pequeno desde cedo. Confira!

Livros - Consciência negra

O menino marrom - Ziraldo

O livro já tem uma certa idade, é de 1986, mas continua tão atual quanto antes. Ziraldo em O Menino Marrom traz uma história de amizade entre dois garotos: o menino marrom e o menino cor-de-rosa.

Os dois são bem questionadores e curiosos, descobrindo assim o significado de várias cores, como preto, branco, amarelo, rosa, que é o pano de fundo para uma história que quebra barreiras do preconceito racial e discute as diversas colorações de pele da espécie humana, fazendo questionamentos muito interessantes.

O livro é recomendado para crianças de 5 a 8 anos.

Confira os melhores preços de O Menino Marrom

A menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado

Ana Maria Machado já é uma autora conhecida de livros infantis e a A menina bonita do laço de fita talvez seja seu trabalho mais conhecido. O livro narra a história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra e tenta de tudo para conquistá-la.

Uma das frases mais conhecidas do livro é a fala do Coelho branco: - Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha? E a menina inventava diversos motivos por não saber a resposta dessa pergunta. A menina bonita do laço de fita é um livro que trata de identidade negra e cutuca o preconceito de uma forma muito irônica e sutil, o que torna a leitura tão agradável.

O livro é recomendado para crianças de 5 a 8 anos.

Confira os melhores preços de A menina bonita do laço de fita

Minha mãe é negra sim! - Patrícia Santana

Eno se depara pela primeira vez com o preconceito quando sua professora pede para que ele pinte sua mãe de amarelo - e não de marrom -, o que pareceria mais bonito. O menino, então, fica num dilema, já que sua mãe é negra, mas a professora é a figura central do conhecimento. Eno vai ao encontro de sua avó, que lhe explica toda a situação numa conversa importantíssima e muito educativa para os leitores.

Essa luta interna de Eno é a realidade de um preconceito racial velado que é muito bem colocado no livro do Patrícia Santana. O livro é recomendado para crianças de 6 a 8 anos.

Confira os melhores preços de Minha mãe é negra sim!

Livros - Consciência ambiental

Pindorama: Terra das Palmeiras - Marilda Castanha

Esse é o livro mais premiado dessa lista. Pindorama levou como Melhor Ilustração em 1999, Prêmio Runner-up 2000 e o Prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil em 2000.

Não é pra menos. A autora, Marilda Castanha, leva o leitor ao Brasil antes do descobrimento, mostrando que nem todas as tribos brasileiras viviam da mesma maneira. Para isso, Marilda pesquisa sobre as pinturas feitas pelos indígenas no corpo e nas paredes das grutas, mostrando assim, diferenças enormes entre Kayapós, os Xavantes e os Pataxós, por exemplo.

O livro também mostra a relação dos índios com a natureza, a cultura das máscaras e da dança, a relação com os espíritos e seu vocabulário. O livro é muito interessante para mostrar às crianças a cultura indígena de uma forma mais completa e introduzir o pensamento de uma multicultura. É recomendado para crianças de 8 a 10 anos.

Confira os melhores preços de Pindorama

Procura-se Lobo - Ana Maria Machado

Novamente Ana Maria Machado aparece na lista. Dessa vez, com um livro mais maduro, que conta a história de Manuel Lobo, que ao ver um anúncio de emprego para lobos decide se candidatar a vaga. Porém, o anúncio diz respeito a lobos de verdade, que seriam necessários para um documentário que mostraria como vivem os lobos, tudo para salvá-los da extinção.

O livro conta com aparições de lobos famosos, como o Lobo Mau da Chapéuzinho Vermelho, a Loba, de Mogli, e o Lobisomen. O interessante dessa obra é desmitificar a fama de maus que os lobos têm. Tudo como uma metáfora contra o preconceito e, além disso, ensina que devemos cuidar dos animais e do planeta.

O livro é recomendado para crianças de 8 a 10 anos.

Confira os melhores preços de Procura-se Lobo

Livros - Educativos

Por favor, Sr Panda - Steve Antony

Quem não gosta de Pandas? Pois é. Steve Antony usa esse amor espontâneo pelos ursos japoneses para ensinar as crianças a falarem as palavrinhas mágicas, como obrigado e por favor.

Na história, o Sr Panda carrega uma cesta de rosquinhas pela floresta, alguns animais, mesmo que o Sr Panda não queira, pegam as rosquinhas sem dizer nada. O panda passa então a não entregar mais rosquinhas até que todos fossem educados com ele, que também aprende a dividir com os outros animais.

O livro é cheio de ilustrações e pouquíssimo texto, por isso é recomendado para crianças de 2 a 5 anos.

Confira os melhores preços de Por favor, Sr Panda

O dia em que uma cidade se desarmou - May Christina Cunha de Paiva

Falar de violência com as crianças é bastante difícil, já que é um tema tão presente e, ao mesmo tempo, um tabu.

O livro de Christina Cunha narra a história de João que, com a ajuda de seus amigos, resolve que eles devem se livrar de todos os brinquedos que remetam a qualquer tipo de violência e construir a cidade de seus sonhos.

O texto é todo em rima, o que facilita a leitura em voz alta para os pequenos. É recomendável para crianças de 5 a 8 anos.

Confira os melhores preços de O dia em que uma cidade se desarmou

Ser Humano é - Fábio Sgroi

Os direitos humanos é sempre um assunto muito atual. Fábio Sgroi faz um paralelo, por meio de rimas, com a Declaração Universal de Direitos Humanos. Conceitos básicos de ética, cidadania e diversidade cultural de uma forma muito divertida e de fácil acesso para crianças.

O livro é recomendado para maiores de 7 anos.

Confira os melhores preços de Ser Humano é

Livros - Diversidade

Olívia tem dois papais - Márcia Leite

Olivia é uma menina bastante curiosa, principalmente sobre as palavras, e também muito ativa, não gosta nada de ficar entediada. Seu pai Raul, quando vê a filha assim, já logo vai brincar com ela. Ela também gosta de dizer para seu outro pai, Luis, que está "desfalecendo de fome" e Luis, como melhor cozinheiro da família, logo prepara um almoço. Mas ela também quer saber como funciona a rotina de seus pais sem nenhuma figura feminina por perto.

Olivia tem dois pais é um ótimo livro para introduzir o tema da homossexualidade com as crianças. Afinal, é um tema cada vez mais moderno e presente nas novas configurações de família. A leitura é recomendada para crianças a partir dos 7 anos.

Confira os melhores preços de Olívia tem dois papais

Um porco vem morar aqui - Claudia Fries

Porcos são conhecidos por ser os animais sujinhos, que se lambuzam na lama e espalham bagunça por onde pisam, certo? Errado. Foi isso que o Clóvis Coelho, Gabriela Galinha e Doutor Raposo tinham pensado também quando um Porco se mudou para o prédio deles. Porém, eles acabam vendo que se enganaram quando vão até o apartamento dele e veem tudo na mais perfeita organização.

O livro de Claudia Fries puxa bastante o imaginativo e a criatividade da criança, além de ser muito divertido. O tema que ele traz é também tema do filme Zootopia, com a temática do preconceito no universo animal, fazendo uma ótima comparação com o nosso mundo.

É um tema bastante atual tratado de forma muito fácil. O livro é recomendado para crianças a partir de 3 anos.


Confira os melhores preços de Um porco vem morar aqui

Livros Consciência de gênero

Menina não entra - Telma Guimarães Castro Andrade

Um grupo de meninos resolve montar um time de futebol, mas fica faltando um jogador. Depois de muito se pensar, surge a ideia de convidar Fernanda, uma das meninas do bairro, para fazer parte do time, mas a maioria dos meninos acha a ideia absurda. Fernanda então mostra o seu talento e os meninos percebem o erro que cometeram.

O livro é cheio de ilustrações e traz uma temática, infelizmente, bastante próxima do cotidiano: o preconceito contra meninas. É uma leitura bem fácil e muito explicativa, ótimo para crianças a partir dos 6 anos.


Confira os melhores preços de Menina não entra

Príncipe Cinderelo (Babette Cole)

Uma paródia um tanto quanto diferente do clássico Cinderela. Cinderelo é um menino que vive com outros três irmãos, que judiam até não poder mais. Certa vez, uma fada surge para realizar todos os seus desejos.

O livro é ótimo para mostrar aos pequenos que você pode desejar o que quiser, independente de ser menina ou menino. É um livro muito fácil de ler e de entender, por isso é recomendado para crianças acima dos 7 anos.


Confira os melhores preços de Príncipe Cinderelo

  • #livros infantis
  • #ilustrações
  • #para todas as idades