Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Os cinco celulares com as melhores câmeras de 2016

Muito mais que megapixels, as câmeras dos tops de linha mostram que os celulares podem, sim, superar algumas câmeras compactas do mercado.

  • Por: Guilherme Maradei Dogo Guilherme Maradei Dogo 23/11/2016
  • 23/11/2016

As empresas de smartphones estão cada vez mais adeptas da ideia de que um aparelho sem uma boa câmera está fadado ao fracasso. Passada a fase de fotos de pratos de comida, temos cada vez mais fotografias dignas de concursos profissionais, que nos fazem viajar pela pequena tela do celular.

E aí a gente pensa: ok, mas dá pra trocar uma máquina fotográfica por um smartphone e ser feliz assim? A resposta é: Sim, dá! O problema é saber qual smartphone escolher e o porquê escolher. Não adianta também deixar de comprar uma máquina profissional se o seu objetivo for as fotos mais elaboradas e com muito mais qualidade. As fotos dos smartphones são boas e quebram muito mais que um galho, mas não são melhores que as das câmeras profissionais.

Apppe iPhone 6s Plus

O que chama a atenção é que a Apple não faz propaganda sobre a quantidade de megapixels capturados pela câmera: são apenas 12 MP, número bem baixo se compararmos com o Lumia 1020, que apresenta absurdos 41 MP. Mas isso não deixa o iPhone comendo poeira para os concorrentes.

Pontos positivos: Uma das maiores mudanças foram nos sensores. Se nas outras gerações eram 8 MP, agora são 12 MP para a traseira, e 5 MP para a frontal. Contudo, a lente do iPhone é uma das maiores, de f/2.2, só que, em compensação, a Apple possui um dos menores pixels (1,22 m), o que significa que cabem mais pontinhos numa foto, dando muito mais qualidade ao clique.

Outra novidade foram as Live Photos, que parecem aqueles porta-retratos do Harry Potter, ou, mais próximo da nossa realidade, são basicamente um GIF. A câmera possui estabilizador óptico, o que dá tira aqueles trancos causados por movimentos bruscos. Nos vídeos você vai sentir bastante essa diferença, eles tremem muito pouco mesmo em situações mais difíceis para qualquer câmera.

Falando nos vídeos, eles podem ser feitos em 4K e o recurso de câmera lenta também continua sendo o melhor do mercado atualmente. A câmera frontal faz ótimas selfies, como já era de se esperar.

Pontos negativos: A interface da câmera do iPhone é ótima, bem simples e fácil de utilizar, mas ela não entrega tantos recursos, principalmente manuais, como os outros modelos.

Veja os preços

Smartphone Apple iPhone 6S Plus 64GB

  • Chips: Single Chip
  • Câmera Traseira: 12.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.5 polegadas

Novos a partir de:

R$ Consulte

Samsung Galaxy S6

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar sobre as fotos dele. E não é para menos, a sul coreana caprichou na hora de fazer a câmera do Galaxy S6.

Pontos Positivos: definitivamente o ponto positivo é a qualidade de todos os materiais usados na câmera do S6. São 16 MP, o foco automático é eficiente, há estabilização óptica e flash LED. Mas isso é o básico. O diferencial é a abertura de lente de f/1.9, a segunda menor do mercado, perdendo apenas para o LG G4. Isso é importante, pois só assim o sensor é capaz de captar mais luz do ambiente e acertar a nitidez de cores da foto com mais precisão, deixando as imagens muito mais reais. Além disso, os vídeos podem ser feito em 4K e não há aquele problema que o Xperia Z5 apresentou. A câmera frontal apresenta 5 MP, assim como a maioria que você vai ver por aqui, ela faz ótimas selfies - mais uma boa consequência da abertura de f/1.9 - e muito abertas, já que o ângulo de visão é de 120 (o normal é de 88) e os vídeos podem ser feitos em Full HD.

Uma boa câmera de smartphone também traz um ótimo e rápido software por trás. O da Samsung, eu diria, é um dos melhores atualmente. Acontece que, por exemplo, se estivermos no modo automático, o clique é quase instantâneo de tão rápido que é o entendimento do celular para com suas ações. Outro truque é apertar duas vezes o botão home e em menos de 0.7 segundos a câmera é aberta.

Os recursos manuais são muito interessantes. O mais simples é que você pode alterar o foco da imagem, mesmo depois dela ter sido tirada. Para quem tem mais noção de fotografia, você pode alterar o brilho, a exposição, o balanço de branco e HDR.

Pontos Negativos: A câmera lenta ainda não foi bem acertada, apresenta alguns (às vezes vários) lags e travamentos nos frames. Nesse quesito o Galaxy fica atrás do iPhone.

Veja os preços

Smartphone Samsung Galaxy S6 SM-G920 64GB

  • Câmera Traseira: 16.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.1 polegadas
  • Sistema Operacional: Android

Novos a partir de:

R$ Consulte

Sony Xperia Z5

Era de se esperar que esse fosse o celular com a melhor câmera da Sony, afinal é o último a ser lançado. São 23 megapixels, mas mais importantes que isso são as lentes, as mesmas usadas pela Sony nas câmeras compactas. Ou seja, o Xperia Z5 é praticamente uma câmera digital da Sony um smartphone.

Pontos positivos: O sensor usado no aparelho é o que já estava presente no Xperia Z3, o Exmor RS de 1/2,3, que apresenta como diferencial o foco ultrarrápido, chegando a focar em 0,03 segundos. É praticamente mirar o celular para algum objeto para que ele foque quase que instantaneamente. Dificilmente você vai perder algum momento especial por culpa da lentidão da câmera. Além disso, a lente G Grande angular de 25 mm possui uma abertura de f/2.0, capaz de receber mais luz e, portanto, tirar fotos ainda melhores. Por isso que a quantidade de pixels (23, nesse caso) não interfere na qualidade das fotos, apenas no tamanho.

Outra grande sacada da Sony foi introduzir um bom menu nos recursos manuais. O usuário pode alterar o ISO, o balanço de branco, a exposição, HDR e o modo de cena. Para quem já tem uma certa noção de fotografia, isso ajuda bastante. Para quem não tem, é ir na velha e boa tentativa e erro, mas como o menu é bem fácil de mexer, isso não será um problema. No quesito filmagens, o Xperia Z5 faz vídeos até em 4K e em câmera lenta, com auxilio do estabilizador óptico, que funciona bem, mas poderia ser um pouco melhor.

A câmera frontal conta com 5 MP e o mesmo sensor da câmera traseira, por isso ela também foca muito rapidamente. As fotos de ambas são extremamente boas, principalmente em ambientes iluminados e a vantagem é que dá para você gravar algo diário e cotidiano, e ainda sim apresentar um ótimo trabalho. A noite é possível notar alguns ruídos, mas, entendendo-se que se trata de um smartphone, os resultados ainda são muito acima da média.

Pontos Negativos: Ele filma em 4K e em câmera lenta, maaaaaaas, como quem acompanha a sessão de review já sabe, o Xperia Z5 esquenta muito e muito rápido, o que faz com que algumas aplicações da câmera, como as citadas acima, sejam fechadas do nada

Veja os preços

LG G4

Dentre as opções que serão apresentadas aqui, essa, definitivamente, é a com melhor relação custo X beneficio. Mas se você pensa que a câmera do LG G4 deixa algo a desejar para os concorrentes, você está muito enganado. A LG não só acertou em cheio no seu top de linha na maioria dos quesitos, sendo um dos melhores smartphones de 2015, como pôde proporcionar uma ótima experiência de câmera ao usuário.

Pontos Positivos: Não há como começar de outra forma: o LG G4 possui uma das maiores aberturas de lente encontrada num smartphone, de f/1.8. Como já dissemos aqui muitas vezes, esse é um diferencial extremamente positivo, já que a lente é capaz de captar melhor as cores e receber mais luz do ambiente, deixando as fotos muito melhores. Além disso, há um espectro abaixo do flash, que ajuda a captar fielmente as cores do quadro. Fotos de dia ou de noite, em ambientes bem ou mal iluminados, tanto faz, os ruídos são os menores dessa lista e as fotos saem numa qualidade muito acima da média, tudo graças a abertura de f/1.8.

O foco a laser também se faz presente, assim como já era no G3; o HDR e o estabilizador óptico também. A câmera grava até em 4K e o recurso de câmera lenta também estão por aqui. É o pacote completo.

Contudo o grande salto do G4 é o modo manual. Nele é possível alterar as configurações de ISO, velocidade do obturador, ajustar o foco, balanço de branco e ainda dá para ver como a foto vai ficar de acordo com as alterações do usuário. O que pode-se dizer da câmera do G4 é que ela é quase uma profissional, dá para fazer mudanças bastante significativas e tirar fotos tanto de noite, alterando tudo que é possível, quanto de esportes, mudando a velocidade do obturador ou cotidianas, é claro.

A câmera frontal possui 8 MP e traz praticamente todos os recursos da câmera traseira. A LG desenvolveu um recurso famoso chamado de Quick Selfie, no qual basta levantar a mão que o celular reconhece esse movimento para tirar a foto sem precisar apertar algum botão. As gravações da câmera frontal podem ser feitas em Full HD, no máximo.

Pontos negativos: Não há um ponto negativo tão relevante que podemos citar aqui.

Veja os preços

Samsung Galaxy S7

Em questão de megapixels, o S7 é um dos que tem menos; apenas 12 MP. Até menos que o próprio S6. Contudo, a tecnologia da câmera do mais novo top de linha da Samsung é impressionante. Os recursos presentes no software da câmera são completos, passando pelo recurso Manual e o de Foco Seletivo.

Pontos positivos: O pulo do gato do S7 é a sua abertura na lente, de f/1.7. Com isso, as fotos saem muito mais iluminadas e com cores mais vivas. As fotos saem numa qualidade estupenda, em qualquer hora do dia e em qualquer ambiente. As noturnas são tão boas quanto as de dia, praticamente sem ruídos e com qualidade muito acima da média.

Outro ponto a se destacar é a rapidez do sensor em focar objetos, independentemente da distancia. Um modo curioso é o Foco Seletivo, no qual você pode alterar o foco mesmo depois de ter tirado a foto. O modo Manual é bastante completo, sendo que é possível alterar o ISO, mudar o foco para manual, abertura da lente e alguns efeitos pré-prontos.

A câmera frontal faz fotos em 5 MP, mas a abertura da lente é a mesma da traseira, o que significa que a qualidade das fotos são iguais. Selfies em qualquer ambiente saem com uma ótima qualidade.

Pontos negativos: não há pontos negativos a serem relatados.

  • #câmera
  • #topo de linha

Mat�rias Relacionadas