Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

O que eu devo me atentar para encontrar um modelo econômico de 9000 ou 12000 BTU?

Encontre os modelos com melhor classificação energética para cada tipo específico de demanda.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé27/12/2016
  • 27/12/2016

O usuário certamente se deparou mais de uma vez com o termo BTU no momento de escolher um ar condicionado, mas é possível que alguma dúvida sobre a sua importância tenha permanecido. Trata-se de uma unidade de medida que mensura a capacidade de energia que se necessita para que a temperatura de uma libra de água seja elevada. Ou seja, no momento de escolher por um aparelho para um quarto de 12 ou de 20 m, o usuário deve procurar por um modelo que se adapte melhor à sua demanda, e encontrar aquele modelo com a melhor relação custo-benefício. Mesmo sendo uma unidade britânica, o BTU é a medida adotada aqui no Brasil para aparelhos de ar condicionado e, naturalmente, quanto maior for a capacidade de um modelo, também será maior o seu consumo de energia. No entanto, existem aparelhos que conseguem proporcionar economia de energia graças às suas tecnologias. Confira os mais econômicos entre os condicionadores de ar do tipo split de 9000 e 12000 BTU e saiba quais se adaptam melhor às suas necessidades.

Caso o usuário procure por um ar condicionado para quartos ou salas de estar menores, com cerca de 12 m, é mais indicado que vá atrás de um modelo de 9000 BTU. No entanto, é importante que se certifique de que esse recinto não seja aberto e ligado com outros recintos, o que faria com que a refrigeração do ar fosse mais rarefeita - e consequentemente se necessitasse de mais potência.

Um modelo que consegue trazer uma boa economia de energia de acordo com os seus padrões é o Samsung AR09HVSPBSNN, que conta com tecnologia Inverter, que proporciona menores gastos que os demais aparelhos. Tal recurso, ao invés de fazer o aparelho ligar e desligar e sofrer diversas oscilações que acabam elevando os gastos, trabalha aqui com uma temperatura mínima constante, o que reduz em uma quantidade considerável o consumo. Conta com 16,6 kWh/mês e traz uma potência de 790 W.

Com uma potência menor - 775 W - e um consumo ligeiramente menor - 16,5 kWh/mês - o LG Libero Art Cool AS-W092BRG2 pode ser uma opção atraente. Também é dotado da tecnologia Inverter, o que certamente já é um pré-requisito para quem procura economia de energia. Um diferencial que apresenta em outra área importante é o seu design preto, que traz discrição e ares de sofisticação. O principal atributo técnico, contudo, é a presença de ciclo de ar quente além do ciclo de ar frio, o que faz com que o usuário não tenha um elefante branco em seu cômodo nos dias de inverno, podendo o aparelho também aquecer.

Um outro aparelho com ciclo de ar quente e frio é o Electrolux BI09R/BE09R, também de 9000 BTU. A sua média de consumo mensal é de 17,1 kWh/mês, ligeiramente maior que os modelos mencionados acima. Os três, contudo, trazem classificação energética do tipo A no selo Procel, o que os configura como modelos bastante econômicos para as suas demandas. Esse em questão também conta com tecnologia Inverter, ficando a escolha a critério do usuário em termos de um ou outro fator como design ou funcionalidades.

Para ambientes um pouco maiores - em torno de 20 m - um condicionador de ar de 12000 BTU é a escolha mais adequada. Um modelo interessante é o Electrolux BI12F/BE12F. Ele também conta com tecnologia Inverter e traz ciclo de ar quente e frio. Opera com gás ecológico R-410A e apresenta um consumo médio levemente maior do que os de 9000 BTU, contando aqui com 22,8 kWh/mês. Ainda assim, para a demanda do usuário, é um valor que certamente acarretará em uma boa relação custo-benefício.

Veja os preços

Para quem quer uma outra opção, o LG Libero Art Cool AS-W122BRG2 traz a mesma média de consumo - 22,8 kWh/mês e também é dotado de ciclo de ar quente - além do tradicional ciclo frio - e conta também com tecnologia Inverter. Vale ressaltar que essas medidas de consumo de energia são estimativas médias e não um rigor exato do quanto o usuário consumirá ou se um aparelho em longo prazo será efetivamente mais econômico do que o outro. Por estarem muito próximos e terem diferença somente em questão de poucas casas numéricas, o usuário pode se sentir seguro em adquirir um modelo desses, desde que conte com classificação energética do tipo A no selo Procel.

Veja os preços

LG Libero Art Cool AS-W122BRG2 Split High Wall 12000 BTUs Quente/Frio

  • Funções: Auto Clean, Brisa Natural, Energy Saving
  • Filtro de Ar: Anti-bactéria, Anti-odor, Anti-pó

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #Ar Condicionado
  • #Economia
  • #9000 BTU
  • #12000 BTU