Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Mountain bike e downhill bike: qual a diferença?

Você sabia que existem diferentes tipos de modalidades de ciclismo? O mountain bike e downhill bike são disputados em montanhas e terrenos acidentados. Saiba mais!

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé21/06/2017
  • 21/06/2017

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto, que melhora a frequência cardíaca, a tonificação muscular e a saúde como um todo. Entretanto, esse viés tranquilo da bike hoje divide espaço com fortes emoções e aventuras de modalidades como Mountain Bike e Downhill. Com modelos adaptados, locais de prática únicos e adrenalina à flor da pele, estão ganhando cada vez mais espaço como esporte. Aprenda mais sobre essas duas vertentes do ciclismo.

Mountain bike

O mountain bike também é conhecido como Ciclismo de Montanha, MTB ou BTT (Bicicleta Todo o Terreno) e consiste em corridas de bicicletas em terrenos acidentados, trilhas, estradas de terra e montanhas, enfrentando obstáculos, depressões e irregularidades do percurso.

Essa modalidade foi criada na década de 70 nos Estados Unidos, quando ciclistas da Califórnia decidiram se aventurar em cenários diferentes e mais desafiadores. Logo perceberam que precisariam fazer algumas mudanças em suas bicicletas, para que elas suportassem os novos terrenos.

As bikes específicas para esse tipo de esporte possuem algumas diferenças significativas em relação aos modelos comuns: pneus mais grossos, materiais mais fortes e resistentes (mas não muito pesados) e amortecedores dianteiros e traseiros para absorver melhor o impacto do terreno. As mountain bikes pesam de 8kg a 9kg, para não dificultar o desempenho do ciclista.

Downhill bike

O downhill bike é considerado uma modalidade de mountain bike, mas focada apenas em terrenos com descidas. Ela também é conhecida como descida de montanha ou apenas DH e sua origem tem a mesma história do mountain bike tradicional. A prática do downhill exige o uso de mais equipamentos de proteção, como capacetes, caneleiras e joelheiras, pois descer morro abaixo causa impactos ainda maiores.

A bike específica para esse esporte é, talvez, a mais aperfeiçoada tecnologicamente, além de ser bem pesada. Ela possui em média 20kg, pneus mais largos e suspensões com cursos maiores, acima de 180mm. Além disso, para ajudar nas curvas, a geometria da bike tem o centro de gravidade mais baixo.

Essas duas modalidades radicais passam por pedras, lama, terra e diversos outros obstáculos, por isso exigem muito treino com acompanhamento, equipamentos de segurança e, claro, a bicicleta ideal para cada um. Conte para nós o que achou desse esporte!

  • #Mountain Bike
  • #Downhill Bike

Mat�rias Relacionadas