Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Linha EcoTank: o que eu preciso saber antes de comprar um modelo da Epson?

Elas são realmente econômicas? A instalação é fácil? O que eu devo saber antes de comprar? Está tudo aqui, tin tin por tin tin

  • Por: Guilherme Maradei Dogo Guilherme Maradei Dogo 25/08/2016
  • 25/08/2016

A Epson vem consolidando o mercado das impressoras com tubo de tinta. Desde 2014, a marca lança modelos que contam com aquele barril de tinta ao lado da impressora, que são mais econômicas e que as impressoras com cartuchos de tinta ou a laser.

Contudo, se você não é daqueles que imprimem muito (diariamente ou num volume muito grande), as EcoTank não foram feitas para você. Isso porque, se os tubos não forem usados em até 6 meses, irão secar e aí, a economia que você faria, acaba virando prejuízo.

O que são as EcoTank?

Esse é o nome da linha da Epson que possui o barril de tinta na parte lateral da impressora. Para carregar, diferente dos cartuchos, você tem que de fato despejar tinta nos recipientes demarcados. Pode até parecer difícil apenas lendo, mas veja como é bem prático com o nosso vídeo.

A grande vantagem da linha é mesmo a economia. Mas não há nenhuma mágica: os tubos de tinta comportam muito mais conteúdo (70 ml) do que os cartuchos, que comportam em média 5 ml. Assim, numa conta simples, os tubos imprimem 14 vezes mais que um cartucho, chegando a mais de 4000 páginas.

Outra vantagem é que cada tubo de tinta custa em média 55 reais cada, e os cartuchos variam entre 30 e 35 reais. Se você pensar que vai ter de trocar os tubos de tinta muito menos vezes do que os cartuchos, esse é um preço bastante razoável.

Em contrapartida, as EcoTank acabam ficando com o preço acima da média se comparado às impressoras comuns. Por exemplo, uma Epson L375 custa em média 900 reais, enquanto uma HP de cartucho, como a Deskjet Ink 3636, fica na casa dos 350 reais. Por isso que, se você não usar frequentemente a EcoTank, ela não vale tanto a pena.

Veja os preços

Multifuncional Epson EcoTank L375 Jato de Tinta

  • Funções: Cópia, Impressão, Scanner
  • Tipo de Impressão: Colorida
  • Capacidade de Folhas: 100 folhas

Novos a partir de:

R$ 930,71

Mas elas só imprimem ou fazem outras coisas?

A grande maioria das impressoras da linha EcoTank são multifuncionais e trazem conexão Wi-Fi integrada, ou seja, além de imprimir, copiam e digitalizam, e dá para se conectar com ela via smartphone ou remotamente pela rede.

Mas existem modelos especificos para alguns ambientes, como, por exemplo, a M205, que é voltada para escritórios imprimindo apenas em preto com um tubo de tinta de 140ml, o dobro dos convencionais da marca. Assim, segundo a Epson, a M205 pode imprimir até 8000 páginas por tubo.

Se você precisa imprimir colorido, também há multifuncionais como a L1300, que é voltada para arquitetos, engenheiros e outras categorias que precisam imprimir também no formato A3 . Ou também a L575, que é uma versão mais complexa da M205, voltada para escritórios também. Ela imprime em cores e possui um painel LCD que ajuda o usuário a imprimir nas configurações desejadas.

Mas há opções para casa, como a L365, (para ver o review completo, clique AQUI). Essas ocupam menos espaço, mas trazem a mesma autonomia na questão de impressão. Também existem as impressoras voltadas para quem trabalha com fotografia, como a L1800, que traz até 6 cores diferentes para imprimir o projeto em alta qualidade, com a adição do Magenta Claro e do Ciano Claro.

Enfim, tudo isso significa que a linha EcoTank de fato atende a maioria dos usuários, seja para quem trabalha em casa, para quem precisa de qualidade na impressão ou para pequenas e médias empresas, e por aí vai.

A Laser ou Tanque de tinta, qual é o melhor?

Na verdade não há "a melhor" impressora, mas sim aquela que se encaixa melhor no seu perfil.

Por exemplo, se você imprime bastante e precisa de muita qualidade nas impressões, as impressoras a Laser são uma boa pedida, mas esse investimento só será justificado se seu volume de impressão for realmente alto, já que os toners, utilizados nessas impressoras, custam caro, como é o caso da Multifuncional HP LaserJet Pro M125A, que tem seu toner avaliado em pouco mais de 400 reais.

As EcoTank também custam caro e precisam de um volume alto de impressão, porém nem tão alto quanto as de laser.

Se você, na sua casa, imprime fotos, projetos, gráficos, em cores, a EcoTank é uma solução mais econômica, já que elas são bem menores e os tubos de tinta custam, em média, três vezes menos que um toner das impressoras a laser. Agora, para uma empresa que imprime muitas páginas por dia, principalmente monocromáticas, as impressoras a laser fazem jus ao investimento.

A dica principal é: antes de comprar uma impressora, pense no volume de impressão que você terá. Se for muito alto, praticamente diário e em quantidades enormes, o investimento numa laser compensa. Se for alto, mas não tanto assim, as EcoTank são as mais indicadas e dão conta do recado.

  • #Epson
  • #HP
  • #EcoTank
  • #Cartucho

Mat�rias Relacionadas