Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Lavar tênis na maquina de lavar roupa estraga?

É possível lavar esse tipo de calçado em lavadoras de roupas, mas são necessários alguns cuidados para não danificar o calçado e a lavadora

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci20/06/2017
  • 20/06/2017

Com a correria do dia a dia temos cada vez menos tempo para fazer as tarefas domésticas e quando temos tênis para lavar muitas vezes ficamos adiando essa tarefa. A boa notícia é que a máquina de lavar pode fazer esse serviço, mas precisamos tomar alguns cuidados para preservar o tênis e a lavadora.

Preparando os calçados

A primeira coisa a fazer é retirar os cadarços e qualquer adereço removível. Não é necessário retirar as palmilhas.

Caso os tênis estejam sujos de terra, barro ou areia é necessário retirar o excesso de sujeira no tanque e retirar também pedrinhas e outros resíduos que estejam fixados na sola dos calçados.

Passe uma escovinha com água e sabão nas partes do tênis que for de borracha ou plástico (laterais da sola, por exemplo), pois essas partes correm o risco de não serem bem lavadas. A lavadora limpa bem as partes que são de tecido.

Coloque os tênis e os cadarços dentro de um saco de nylon com zíper para lavar roupas delicadas ou dentro de uma fronha e amarre-a. Isso impede que o calçado e suas costuras sejam danificados pelos impactos causados pelos movimentos de lavagem da máquina.

Programando a máquina de lavar

Independente da capacidade da sua lavadora, lave no máximo dois pares por vez. Assim você protegerá o tênis e a lavadora. Não lave roupas junto com os tênis.

Adicione no compartimento da máquina uma pequena quantidade de sabão. Uma colher de sopa (rasa) geralmente é suficiente. Dê preferência para sabão líquido porque ele dissolve facilmente e não corre o risco de grudar e manchar o tecido do calçado. Caso eles estejam muito sujos, acrescente 100 ml de alvejante sem cloro para roupas coloridas.

Selecione um ciclo de lavagem normal, nível baixo de água e temperatura de lavagem fria. Dependendo do material do calçado a água quente pode deformá-lo completamente. Caso sua lavadora permita controlar a velocidade de centrifugação, selecione 800 RPM ou Média. Algumas lavadoras trazem programa específico para lavagem de Tênis. Neste caso siga as recomendações do fabricante da lavadora.

Após o término do da lavagem, coloque os tênis para secar ao ar livre. Não use secadora porque o calor produzido pelo aparelho pode deformar os calçados.

Observação: Não podem ser lavadas chuteiras, calçados com travas ou encaixes na sola, calçados em couro, calçados de segurança (com biqueiras plásticas ou metálicas) e qualquer outro calçado que possa comprometer a lavadora ou o próprio calçado.

  • #lavar tênis
  • #máquina de lavar
  • #lavadora de roupas

Mat�rias Relacionadas