Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Fogão por indução vale a pena?

Os cooktops por indução são mais seguros e cozinham mais rápido, mas precisam de instalação cuidadosa e só funcionam com determinadas panelas.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé26/10/2016
  • 26/10/2016

O funcionamento de um fogão por indução é complexo. Simplificando, o sistema se dá num campo eletromagnético e a corrente de calor ocorre quando há o contato entre a panela e a superfície, que são atraídas como imãs. Por isso, exige panelas de ferro fundido ou de aço inoxidável com no mínimo três camadas, e com fundo plano.

A principal vantagem é a segurança da tecnologia: não há riscos de choque elétrico, incêndio ou queimadura, já que ao desligar a mesa esfria rapidamente. Há opções de uma a cinco zonas de aquecimento, portáteis ou para serem embutidas.

Por outro lado, ele é mais caro que um cooktop elétrico ou a gás. Consome energia quase como um chuveiro elétrico, mas há a economia com o gás. Comparado com o cooktop elétrico, ele consome menos energia, pois cozinha o alimento mais rápido.

Tramontina Prime Mono EI 30 Cooktop 1 Boca Preto


A Tramontina fabrica cooktops por indução de 1, 2 e 4 bocas (áreas de aquecimento), portáteis ou não. Este Prime Mono El 30 tem uma boca (área de aquecimento de 200 mm e potência de 1.300 W em 110V e 2.100 W em 220V) na mesa de vitrocerâmica preta e é portátil, podendo ser usado na cozinha ou sobre a mesa e até mesmo ser levado para a casa de campo ou de praia. O painel é digital, sensível ao toque, com seis níveis de temperatura (de 80o a 120o), teclas Bloqueio e Timer (de um minuto a três horas), além da função Desligamento Automático de Segurança. Este cooktop por indução está disponível em 110V e 220V, com consumo máximo de energia de 1,3 kWh e 2,1 kWh, respectivamente.

A Tramontina lançou outro cooktop por indução com uma área de aquecimento, o Mono Slim EI 30 (como o da foto), com melhorias: são oito níveis de temperatura e nove funções: Sopa, No vapor, Refogar, Fritar, Ferver, Panqueca, Cozimento lento, Manter aquecido e Alta temperatura. O restante é igual.

Veja todos os detalhes do Cooktop Tramontina Prime Mono EI 30 1 Boca aqui.

Fischer Indução 2Q Cooktop 2 Bocas Preto

A Fischer também produz cooktops por indução de 1, 2 e 4 áreas de aquecimento. Aqui, mostramos as características do modelo 2Q, com dois queimadores (um de 145mm de diâmetro e e potência de 1.200 W; e outro de 210 mm e 1.600 W) em uma mesa de vitrocerâmica. Seu painel com display digital é touch screen, com nove níveis de potência mais a função Max Power (que aumenta em 400 W a potência quando acionada). Tem timer de até 99 minutos, trava de segurança, indicador de superfície quente e ainda a função Manter Aquecido.

O Fischer 2Q foi projetado para ser instalado de forma embutida (ele não é portátil como o de uma boca) em tampos de granito, mármore ou aço inoxidável. Disponível apenas em 220V e requer uma tomada exclusiva. Este modelo consome 3,6 kWh.

Veja todos os detalhes do Cooktop Fischer Indução 2Q 2 Bocas aqui.

Brastemp Indução BDJ77 Cooktop 4 Bocas Preto

O cooktop de indução BDJ77, da Brastemp, conta com quatro zonas de aquecimento e, graças à tecnologia Smart Zone, é possível interligar duas áreas para adaptá-las a qualquer tamanho de panela. Este modelo conta com timer, que pode ser programado de forma individualizada para cada área de aquecimento, com desligamento automático. Seu design é atraente: a mesa de vitrocerâmica é preta com linhas em serigrafia que indicam a demarcação das quatro áreas de aquecimento.

A potência das bocas do BDJ77 é de 1.800 W (queimador pequeno), 2.220 W (dois médios) e 3.000 W (grande), com consumo de energia de 7,2 kWh. Ele conta com nove níveis de temperatura, além da função Trava. Disponível somente em 220V, a instalação, que obrigatoriamente é embutida, exige maiores cuidados, já que é necessário disjuntor, mas a Brastemp oferece instalação gratuita.

Veja todos os detalhes do Cooktop Brastemp Indução BDJ77 4 Bocas aqui.

Electrolux IC60 Cooktop 4 Bocas Preto

Também para ser embutido, o IC60 da Electrolux dispõe de quatro bocas por indução, sendo um pequeno (de 1.400 W), dois médios (de 1.800 W) e um grande (de 2.300 W). Entretanto, ele tem a função turbo potência, que aumenta em até 160% a potência da área de aquecimento por até 10 minutos. Fabricado somente em 220V, exige instalação cuidadosa com o uso de disjuntor e fiação especial.

Com indicador de calor residual na mesa de vitrocerâmica preta, o IC60 é controlado através de um painel Blue Touch, com funções de potência (são nove níveis), timer, manter aquecido e trava painel. Outro sistema interessante deste produto é o antiderramamento: quando algum líquido derramar sobre o painel, o cooktop é desligado automaticamente. Seu consumo é de 7,4 kWh

Veja todos os detalhes do Cooktop Electrolux IC60 4 Bocas aqui.

  • #cooktop
  • #fogão por indução
  • #cooktop indução

Mat�rias Relacionadas