Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Faça você mesmo: smash the cake

Você já ouviu falar do ensaio fotográfico smash the cake? Ele consiste em literalmente amassar o bolo. Você não, mas seu bebê! E melhor ainda: ele se deliciando com um bolo cheio de chantilly e você registrando tudo isso em fotos incríveis.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé26/09/2016
  • 26/09/2016

Ele surgiu nos Estados Unidos e virou sensação na celebração do primeiro ano do bebê, porém, com o aumento da popularidade, os pais têm realizado o ensaio também em datas diversas, como no Dia das Crianças. O objetivo é registrar cada olhar de curiosidade e felicidade da criança ao ter liberdade de se lambuzar à vontade e realizar novas descobertas de texturas e sabores.

Fotógrafos mais experientes recomendam que o ensaio seja feito entre 11 meses e 2 anos de idade, período que os doces começam a ser incorporados na alimentação dos pequenos, sempre com a autorização do pediatra.

Que tal você mesmo planejar e executar o smash the cake do seu filho? Trouxemos algumas dicas e ideias para você se inspirar na hora de fotografar o pimpolho nesse momento de pura diversão.

Cenário

Como é um ensaio feito para fazer bagunça, opte por lugares externos, onde geralmente há uma iluminação boa. Para a decoração, escolha elementos simples, como tecidos, bexigas e bandeirinhas.

Caso você prefira um lugar fechado, tente usar o fundo mais claro possível. Isso ajuda muito para uma boa composição nas fotografias.

Lembre-se de escolher um lugar que você consiga limpar o bebê confortavelmente após o ensaio.

Roupa

Na hora de escolher a roupinha, lembre-se que o conforto é primordial. Deixe que o bebê se sinta à vontade, porque fotos espontâneas são as melhores! Roupas mais clarinhas em tons de branco e amarelo dão um toque suave e tranquilo.

Abuse dos shorts fofinhos e acessórios, mas evite usar roupas muito extravagantes que podem incomodar o bebê. Nos dias mais ensolarados, opte apenas por deixar a roupinha de baixo.

Quando o ensaio é feito para o aniversário temático, leve a criança com uma roupinha relacionada ao tema. Fica lindo!

Bolo!

O importante na escolha do bolo é que seu filho já tenha experimentado e gostado. Às vezes os pais escolhem bolos lindos, mas que as crianças não gostam, o que pode fazer com que o ensaio não saia como o esperado. Escolha os coloridos e com as coberturas mais macias.

Algumas crianças não gostam de doces. Nesses casos, utilize melancias e outras frutinhas que façam bastante sujeira ou leve jujubas e balinhas caso a criança não queira ir direto ao bolo, porque elas podem ficar receosas de se sujarem e nesses casos todo incentivo é válido.

Se você não conseguir fazer o bolo em casa, encomende de alguém de confiança, pois o bolo estará em contato direto com a pele do bebê e é bom tomar cuidado com alergias.

Ensaio

Durante o ensaio smash the cake, a alegria é garantida. Se você não tem equipamentos e câmeras profissionais, faça com o celular mesmo! Escolha uma boa iluminação, ative o tempo de disparo e aproveite!

Tente realizar um miniensaio antes de mostrar o bolo para o bebê, já que a decoração rende ótimas fotos. Na hora do bolo, coloque-o na frente do bebê e deixe que a bagunça comece!

Tente não levar muitas pessoas para o ensaio, pois isso pode fazer com que o bebê se distraia. Lembre-se que provavelmente ele precisará de um incentivo para começar a bagunça, então vá preparado para se sujar também!

Pós-bagunça

Uma boa dica é tirar fotos antes e depois do ensaio. Monte todo o cenário sem a criança estar presente e depois registre cada reação dela até chegar ao local.

No fim, toalhas e lenços umedecidos não serão suficientes para limpar o pequeno. Se você optou por um ambiente externo, aproveite para dar aquele banho com muita espuma, brinquedos e bolinhas de sabão.

Dicas

- Com a autorização do pediatra, insira doces na alimentação da criança cerca de 1 mês antes do ensaio. Assim, ele já estará habituado com o sabor.

- Lembre-se que o ensaio não é uma refeição, por isso leve o bebê bem alimentado. Isso vai evita que ele fique estressado.

- Em algum momento o bebê com certeza vai chorar. Não se assuste, acalme-o e tente continuar o ensaio de onde havia parado.

- Caso a criança não esteja interagindo com o bolo, leve alguns potinhos com chantilly e mostre a ela o que fazer.

O mais importante nesse ensaio é que a criança se divirta e que você registre todas as reações dela durante esse momento de descobertas. Deixe que seu filho se lambuze, coma e brinque bastante! Pode ter certeza que você terá um book fotográfico lindo e cheio de boas memórias.

  • #ensaio fotográfico
  • #aniversário temático
  • #bebês