Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Devo comprar micro-ondas ou forno elétrico?

Conheça as características e as diferenças entre esses aparelhos e escolha o ideal para você

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé07/12/2016
  • 07/12/2016

Tanto micro-ondas quanto fornos elétricos têm suas vantagens. O primeiro é prático para descongelar e aquecer alimentos e líquidos em alguns segundos ou minutos e também é possível preparar pratos, como arroz, refogados, brigadeiro, pipoca etc. Ele cozinha de dentro para fora e, em geral, seca um pouco a umidade natural do alimento. Há também micro-ondas com grill, para gratinar e dourar receitas, deixando-as com aparência dourada e crocante.

Já o forno elétrico leva mais tempo para aquecer um alimento, mas sua praticidade é ainda maior no preparo de pratos, como assados, bolos e tortas. Ele preserva a umidade interior do alimento, que fica macio por dentro e crocante por fora. Há fornos elétricos do tamanho de um micro-ondas e pequenos forninhos para assar alguns poucos espetinhos, pãezinhos de queijo, uns pedaços de frango, além de modelos grandes, que podem substituir os tradicionais a gás.

Também já existem fornos multifuncionais. Selecionamos alguns modelos para ajudar na sua decisão de qual atende melhor sua necessidade.

Micro-ondas Consul CM020 Cinza 20 Litros

O Micro-ondas CM020, da Consul, é compacto, com capacidade de 20 litros. Ele tem a função Uso Fácil para aquecer pratos prontos e descongelar alimentos de acordo com o peso (250 gr, 500 gr. e 1 kg), além de ter o recurso para descongelamento rápido, o que ocorre de forma uniforme. Este micro-ondas aquece os pratos com eficiência.

Para facilitar, o CM020 já vem com 6 teclas de receitas pré-programadas: arroz, vegetais, massa, peixe, pipoca e caneca (este último para aquecer bebidas em canecas). Este micro-ondas não tem grill para dourar e gratinar os alimentos.

Confira mais detalhes do Micro-ondas Consul CMC20 aqui.

Veja os preços

Consul CM020 Cinza 20 Litros

  • Capacidade: 20 Litros
  • Funções: Bloqueio do Painel, Descongelamento Rápido, Relógio
  • Teclas Pré-programadas: Arroz, Peixe, Pipoca

Novos a partir de:

R$ 339,99

Micro-ondas Panasonic Style Grill NN-GT684S Inox 30 Litros

O Panasonic NN-GT684S tem 3 teclas exclusivas para descongelamento: carnes, feijão e sorvete. E mais, são 8 receitas pré-programadas: pipoca, leite, arroz, strogonoff, escondidinho, brigadeiro, pudim e bolo. Além da forma tradicional de aquecer pratos prontos, há também a opção de autorreaquecimento.

Com uma boa capacidade de 30 litros, este micro-ondas da Panasonic tem grill, ou seja, faz uma das funções tradicionais dos fornos elétricos, que é gratinar e dourar os pratos. Ele, inclusive, tem uma tecla que combina o funcionamento das micro-ondas com o grill simultaneamente.

Confira mais detalhes do Micro-ondas Panasonic Style Grill 30 Litros Inox aqui.

Forno Elétrico Fischer Gourmet Grill 9741 de Mesa

O forno elétrico Gourmet Grill 9741 da Fisher tem capacidade de 44 litros, ou seja, praticamente 10 litros a mais do que os maiores micro-ondas. Suas funções interessantes são o timer sonoro de até 120 minutos com desligamento automático, temperatura de 50o até 320o, luz interna e ainda tem função autolimpante.

No painel, há a seleção de temperatura, do timer e da escolha pela resistência inferior, superior ou ambas. Bastante eficiente, a resistência superior faz a função de grill, recurso ideal para gratinar e dourar o alimento. Ele foi concebido para ser instalado sobre uma bancada ou sobre a pia, mas ocupa um bom espaço no local.

Confira mais detalhes e as melhores ofertas do Forno Elétrico Fischer Gourmet Grill 9741 aqui.

Veja os preços

Forno Elétrico Black&Decker FT90 de Mesa

O Black&Decker FT90 é o que podemos chamar de forninho elétrico, em razão de sua capacidade de apenas 9 litros. Ou seja, ele é bem compacto e é um suporte adicional nas funções de cozinhar. Isso porque nele você poderá preparar porções pequenas de alimentos, como assar alguns poucos pães de queijo; grelhar ou tostar linguiças e pedaços de frango, ou aquecer nuggets e salgadinhos, por exemplo. Ele não substitui o micro-ondas, até porque um prato nem caberia dentro dele e nem tem a função de descongelar.

Apesar de compacto, O FT90 tem resistência superior e inferior, que podem funcionar separadamente ou juntas, diferente da maioria de forninhos que só têm resistência superior. Sua temperatura vai de 50 o a 250o e conta com timer de até 60 minutos. Este modelo pode ficar sobre uma bancada, mesa ou pia, mas também pode ficar guardado dentro do armário quando não estiver em uso.

Confira mais detalhes e as melhores ofertas do Forno Elétrico Black&Decker FT90 aqui.

Veja os preços

Forno Elétrico LG Solarsmart MJ3284BP de Mesa

Se você quer ter tudo em um, então vai se interessar pelo forno LG SolarSmart MJ3284BP, com 32 litros de capacidade. Ele é forno elétrico com convecção, micro-ondas, grill e ainda permite combinar as funções ao mesmo tempo. Ou seja, este forno descongela, aquece, assa, grelha e doura. Graças à tecnologia Lightwave, a performance de cozimento chega a ser até 3 vezes mais rápida do que a maioria dos fornos, já que seu sistema de aquecimento ocorre por várias fontes de calor aliadas ao sistema de convecção. A principal fonte de calor é do grill de carvão. O resultado é alimentos crocantes por fora e suculentos por dentro.

Para facilitar, são 30 receitas pré-programadas e quatro opções de descongelamento, divididos pelos menus Autocozimento, Greill Temp. Control, Forno Elétrico com Convecção, Cozimento Moderado, Cozimento Crocante e Healthy Fry. De batatas ao creme gratinadas a salmão, passando por batata frita, costela de porco e tomates recheados.

Confira mais detalhes e as melhores ofertas do Forno Elétrico LG SolarSmart MJ3284BP aqui.

Veja os preços

  • #micro-ondas
  • #forno elétrico