Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Confiras nossas dicas de como preparar um chá de bebê gastando pouco

Com a chegada do bebê, é importante enxugar gastos onde é possível economizar: o chá de bebê é uma opção

  • Por: Raquel MeloRaquel Melo06/09/2016
  • 06/09/2016

Para comemorar a chegado do novo membro da família e ainda aumentar o enxoval do seu filho, o chá de bebê é um dos eventos mais esperados da gestação. É claro que todo mundo deseja que este dia seja perfeito, mas como fazer isso sem comprometer o orçamento? Para ajudar a economizar e fazer um chá de bebê com a sua cara, veja abaixo nossas dicas:

Quando fazer

Escolhendo o local

Muitas dúvidas giram em torno da cabeça dos papais de primeira viagem, sobretudo, com relação ao chá de bebê. Uma delas é quando fazer, qual o momento ideal para fazer a festinha. Pois bem, não existe nenhuma obrigação quando ao mês que será feito. Existem aqueles que preferem fazer antes do bebê nascer (o que é mais comum) e outros que decidem apresentar o rostinho da criança no evento, inclusive, para ganhar/pedir presentes específicos. Famílias que adotam seus filhos não ficam de fora, estão na gama de pessoas que realizam a festa com o herdeiro em mãos. Os que pretendem seguir a tradição de fazer antes, a sugestão é escolher uma data antes da 37 semana de gestação.

Seja em local fechado ou ao ar livre, é fundamental que exista um espaço bom para circulação dos convidados. Para cortar gastos da decoração, escolha um local naturalmente bonito, com paredes coloridas, móveis de época, ou um parque com aquele cheiro de natureza.

Caso escolha um local fechado, veja quem na família tem o melhor espaço e pode ceder para o chá de bebê do seu filho.

Quem convidar

Cardápio

Existem os chás de bebê mais tradicionais, onde apenas mulheres participam, e os mais modernos, onde todos são convidados. Tenha sempre em mente: quanto menos pessoas, menos gastos. Logo, procure fazer algo mais íntimo e convide apenas pessoas próximas, como família e amigos. Não é necessário chamar colegas de trabalho, faculdade ou fornecedores. Se quiser, é possível também fazer um chá de bebê no escritório. Nesse caso, nada muito elaborado, um brunch (combinado de café-da-manhã com almoço) já está de bom tamanho.

Essa é a parte mais gostosa (literalmente!) em preparar um chá de bebê. Decidir quais delícias servir no evento é um trabalho nem um pouco árduo e você pode economizar por aqui também. Para começar, dispense as refeições completas, além de trazer um ar de formalidade, pesam bastante no bolso. Opte por lanches, petiscos, docinhos e café. Outra forma de poupar no cardápio, criar um clima de coletivismo e ainda conhecer pratos novos, é pedir aos convidados que cada um traga seu prato preferido da infância. Imagina que bacana conhecer um pouco mais do passado dos seus amigos a partir do que eles comiam quando pequenos?

Não é segredo que o custo dos buffets é bem alto, logo, é legal também juntar a turma e preparar as comidinhas da festinha em casa. Para ninguém sair de barriga vazia, procure saber antes se algum dos convidados é vegetariano e deixe no cardápio um prato exclusivo para quem não come carnes. Servir bebidas alcoólicas é muito pessoal e vai da vontade de cada um, se você se sentir confortável em fazer isso, sem problemas.

Economia

As melhores dicas para economia são básicas: faça uma pesquisa de preços antes, compre com antecedência e faça uma estimativa de quanto pretende gastar com o chá de bebê. Feito isso, a chance de gastar além do limite diminui bastante. Compartilhe com seus pais e sogros alguns custos do chá de bebê, ao invés de pedir presentes. Aproveite também para pegar emprestado objetos como louças, cadeiras e decoração com amigos e familiares. Já alivia o seu bolso de mais um custo com o aluguel deles.

Em tempos de redes sociais, o convite impresso é apenas um mimo. Você pode criar o evento e convidar todos os seus amigos. A sugestão para o bolo é fazer um com fraldas para decoração, no lugar daqueles majestosos. Para servir, invista em um mais simples como o tradicional bolo de coco gelado ou um de brigadeiro. Custa menos e agrada muito. Animação não pode faltar, peça para que seus convidados tragam uma foto de quando eram bebês e todos tentam adivinhar quem é.

  • #Dicas chá de bebê
  • #como preparar chá de bebê
  • #como preparar chá de bebê gastando pouco