Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Confira a diferença entre coifa e depurador

Entenda como funciona cada utensílio e escolha o que melhor se encaixa para você

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé14/02/2017
  • 14/02/2017

Depois de preparar refeições, ninguém gosta de ter que passar horas limpando as sujeiras do fogão para deixar tudo brilhando, ou sentindo aquele cheiro de fumaça que vem das frituras, não é mesmo? Para isso, surgiram no mercado depuradores de ar e coifas, que servem para circular o ar, não deixando que a fumaça, gordura e cheiros produzidos pelos alimentos fiquem espalhados por toda casa.

Considere a principal diferença entre depurador de ar e a coifa: a coifa troca o ar do ambiente ou o filtra, enquanto o depurador de ar apenas realiza a filtragem. E para a hora de escolher qual dos dois instalar na sua casa, entenda um pouco como funciona cada um:

Coifa

A coifa pode ser colocada tanto na parede quanto em ilhas de cozinha e pode ou não trocar o ar do ambiente. Alguns modelos contam com um sistema de tubulação, que realiza a troca de ar por meio de sucção, como um exaustor. Já em outros modelos, as coifas captam o ar quente e com gordura, filtram e devolvem ar limpo para o ambiente, funcionando como um depurador.

Como a coifa substitui o ar do ambiente, é necessário que em sua montagem haja um duto vertical que liga o exaustor até alguma saída externa onde o ar possa ser eliminado, fazendo com que ela tenha um tamanho maior do que o depurador de ar. Esse duto pode ser um ponto negativo ou extremamente positivo se a cozinha for decorada da maneira correta. Alguns modelos já contam com um design mais diferenciado, trazendo elegância para o ambiente.

A coifa também tem uma eficiência consideravelmente maior, em termos de potência, capacidade e força. O que faz com que ela tenha um valor mais elevado em comparação com outros exaustores similares. E para a limpeza e manutenção, a coifa também possui pontos positivos, pois dispensa o uso do carvão, as vezes utilizado em depuradores, o que facilita e muito a limpeza.

Depurador de ar

O depurador de ar, que só pode ser instalado em paredes, pode ficar escondido em armários superiores, por exemplo, já que não há necessidade de uma saída de ar. Eles apenas filtram o ar do ambiente, para que não fique quente ou engordurado. Por ser menor, e não desempenhar tantas funções quanto a coifa, o depurador de ar possui um valor mais agradável para o bolso dos consumidores.

Além do modelo e preço, escolha uma peça que realmente harmonize com o ambiente da sua cozinha, não sendo grande ou pequena demais e se adequando ao tamanho do seu cooktop ou fogão tradicional. E lembre-se que tanto as coifas quanto depuradores de ar devem ser mais largos que as áreas das bocas do fogão.

Considere pontos importantes, como: capacidade de sucção, ruído ou barulho, consumo de energia, avaliações, preço e funcionalidades na hora da compra. São esses tópicos que farão toda a diferença na sua casa.

  • #coifa
  • #depurador