Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Compensa comprar um 3DS ou um PS Vita?

Confira as vantagens e os jogos exclusivos de cada portátil

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé18/10/2016
  • 18/10/2016

Compensa comprar um videogame portátil como o 3DS e suas variações ou o PS Vita? Comparado com um console de mesa, quais as desvantagens? E entre eles, o que cada um traz de específico e quais os jogos exclusivos que cada um oferece? O Buscapé avalia os prós e contras de um videogame desse tipo e auxilia o usuário a entender se esse tipo de modelo se encaixa às suas demandas. Confira!

O primeiro motivo para que alguém possa querer adquirir um console como o Nintendo 3DS ou o PlayStation Vita é justamente a portabilidade. As suas principais e mais gritantes qualidades são a chance de se poder transportar o videogame com mais facilidade de um lugar para o outro, capacidade muito útil para quem costuma viajar bastante e para quem não tem muito tempo para parar em casa e se sentar em frente à TV para usufruir de um console normal.

Por conta disso, eles acabam atraindo também gamers mais clássicos, já que contam geralmente com a chance de se jogar os títulos mais famosos de duas das marcas mais longevas do mercado. Não fosse essa questão, o custo-benefício deles não se justificaria, já que pode-se encontrar por valores semelhantes a esses consoles, plataformas consolidadas e com melhor qualidade gráfica e abrangência no catálogo de games, como é o caso do Xbox 360 ou do PlayStation 3.

O 3DS foi a aposta da Nintendo há alguns anos para conseguir conjugar a portabilidade de um videogame à modernidade de um recurso tridimensional. Foram muitos os usuários que adquiriram o console, seduzidos pela possibilidade de jogar games em 3D sem a necessidade de óculos. Passada a euforia inicial, mesmo com alguns receios quanto ao cansaço da visão proporcionada pela tecnologia, o modelo continua conquistando adeptos e conta com novas versões (o 3DS XL - com formatos maiores -, o New 3DS e o New 3DSXL - versões mais novas dos outros dois consoles, com capacidade de processar jogos mais pesados).

Quanto aos títulos, é um console que agradará mais ao público já consolidado da Nintendo. Isso porque os exclusivos da plataforma são, ou remakes de clássicos da marca - o caso de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, versão tridimensional de uma das sagas mais aclamadas de Link - ou novos títulos de seus melhores personagens e mundos, como o Super Mario 3D Land, jogo que consegue combinar cenários e mundos tanto dos jogos clássicos do Mario em 2D quanto daqueles em 3D. Das séries mais novas da marca, uma que conquistou também os usuários da Nintendo foi o jogo de simulação Animal Crossing, contando aqui com o título New Leaf. Além disso, o usuário ainda pode jogar os games mais antigos das plataformas DS anteriores da Nintendo.

O PS Vita é a plataforma portátil que compete com o 3DS. Em relação ao PSP, seu antecessor, ele conta com o adicional de mais um controle analógico, uma tela maior (são 5 polegadas aqui) e também melhor resolução (960 x 544 pixel/linha). Outro ponto de destaque, que consegue deixá-lo mais ou menos equiparado com consoles de mesa da Sony é o seu desempenho técnico. Com 512 MB de memória RAM e com um processador de 2 GHz, ele é capaz de rodar jogos mais pesados como o Assassinss Creed III: Liberation, jogo que foi lançado em um primeiro momento como exclusivo para a plataforma, mas que hoje já conta com opções disponíveis para PS3 e Xbox 360.

Dentre os exclusivos que podem fisgar o usuário que já for fã de algumas franquias, o destaque fica por conta de Uncharted: Golden Abyss e do Persona 4 Golden. Esse último não é tanto um jogo exclusivo, mas uma versão mais aprimorada com um final alternativo, feito para agradar justamente quem já for fã da série. A série LittleBigPlanet também tem a sua versão para a plataforma portátil, contando com uma jogabilidade que só é possível dentro dela e não possível de ser expandida para o console de mesa.

Veja os preços

Sony Playstation Vita Wi-Fi

  • Resolução Máxima: 960 x 544 Pixels
  • Suporte para HDTV: Não
  • Outras Conexões: Bluetooth, Entrada para Cartão, GPS

Novos a partir de:

R$ 1.161,90

Comparados com os consoles de mesa de cada plataforma como o Wii U e o Play Station 3 ou 4, é evidente que um console portátil não traz tantos títulos abrangentes, nem o mesmo desempenho gráfico e, por razões óbvias, nem o mesmo tamanho de tela. Por outro lado, para quem for um gamer aficcionado e já tiver os consoles de mesa da marca mas quiser provar os exclusivos, é um investimento que poderá agradá-lo. Para o usuário esporádico, os portáteis são recomendados apenas para quem não tem tempo para um aparelho de mesa, uma vez que não há tanta discrepância nos preços.

  • #PS Vita
  • #Nintendo 3DS XL

Mat�rias Relacionadas