Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Xperia E5 x Moto G4

Confira nossa avaliação dos três aparelhos seguindo critérios como tela, bateria, câmeras e recursos extras

  • Por: Guilherme Maradei Dogo Guilherme Maradei Dogo 03/10/2016
  • 03/10/2016

Colocar um smartphone intermediário no topo dos mais vendidos já não é uma tarefa tão fácil quanto foi tempos atrás. Isso porque os aparelhos conquistam cada vez mais consumidores que estão atrás de aparelhos com bom desempenho, boa bateria e câmera decente, com preços reduzidos. Os famosos bons e baratos.

Neste comparativo, analisamos cinco pontos de cada aparelho: desempenho, câmera, tela, bateria e recursos extras. As nossas conclusões você confere nos parágrafos a seguir:

Tela

Os dois aparelhos se diferenciam bastante nesse quesito. Enquanto o modelo da Sony traz uma tela de 5 polegadas com resolução HD, o da Lenovo é um pouco maior, com 5.5 polegadas e mais resolução, sendo Full HD.

Porém, deve ser dito, o Xperia E5, mesmo com resolução menor, conta com a tecnologia IPS LCD, superior ao TFT do Moto G4. Por isso, os dois apresentam ótima experiência, mas o modelo da Lenovo sai na frente nessa disputa, já que a resolução Full HD é o dobro do HD, mesmo com o TFT.

Vencedor: Moto G4

Desempenho

Aqui o Moto G4 é o favorito novamente. Isso porque o modelo da Lenovo traz processador octa-core da Qualcomm, o Snapdragon 617 de 1.5 GHz. Ele consegue rodar praticamente tudo, todos os apps, mesmo os mais games mais pesados. Além disso, o Moto G4 traz 2 GB de RAM, que dá mais fluidez para abrir, fechar apps e navegar no sistema da Motorola.

O E5 traz apenas 1,5 GB de RAM, o que não piora a experiência e permite uma boa fluidez ao modelo, graças ao bom sistema Xperia UI da Sony, por isso nesse ponto o Moto G4 e o E5 são parecidos. Mas não dá para negar que o processador MediaTek MTK6735 Quad core de 1,3 GHz é menos poderoso que o da Lenovo. E isso refletiu nos testes, uma vez que o celular até chegou a apresentar alguns lags rodando alguns apps.

Vencedor: Moto G4

Bateria

Olhando pelas especificações, o Moto G4 seria superior ao Xperia E5, contando com 3.000 mAh contra 2.300 mAh, respectivamente.

Porém, nos nossos testes o Xperia E5 se saiu melhor, já que a Sony até chega a prometer que a bateria do modelo dura dois dias. Tudo bem que isso passa longe de ser real, porque o E5 finalizou o teste com 23% de bateria, enquanto o Moto G4 terminou com 20%. É uma vantagem ligeira, mas ainda sim é um ponto positivo.

Vale dizer que os dois trazem carregadores rápidos, que completam a carga do modelo com antecedência.

Vencedor: Xperia E5

Câmera

Aqui há um conflito mais parelho. O Xperia E5 e o Moto G4 contam com o mesmo conjunto de câmeras: frontal de 5 MP e traseira de 13 MP. Mas, na prática, é o Moto G4 que se destaca.

Nas fotos externas, com boa iluminação, o modelo da Lenovo surpreendeu e tirou ótimas fotos, mas é o software da câmera que rouba a cena, uma vez que traz tutoriais de como modificar fotos de acordo com ambiente, além de ser muito intuitivo. Nas fotos noturnas, o Moto G4 também se sai melhor, o Xperia E5 apresenta muitos ruídos e as fotos não saem nítidas.

A frontal do Moto G também é melhor, com um ângulo maior de captura. Assim, as fotos ficam melhor iluminadas e com mais cor. Por isso que, em termos de qualidade das fotos, o Moto G4 se sai melhor

Mas deve-se dizer que uma das vantagens do Xperia E5 sobre o Moto G4 é que o da Sony permite alterar mais configurações, como balanço de branco, exposição da lente e cor. Enquanto o Moto G apenas permite configurar o HDR, foto panorâmica e disparo contínuo.

Vencedor: Moto G4

Armazenamento/Conectividade

Nesse quesito há pontos positivos nos dois modelos.

Os dois trazem apenas 16 GB nativos, o que pode ser muito pouco para alguns usuários. Por isso, os dois permitem a entrada de cartões Micro SD, mas o Xperia permite um de até 200 GB e o Moto G4 de até 120 GB. Essa é uma vantagem, mas é muito pouco em relação a questão de que o Moto G é dual-chip e o Xperia é apenas single.

Em questão de conectividade, os dois modelos contam quase com os mesmos recursos, Wi-Fi, Bluetooth e GPS. Contudo, enquanto o NFC está presente apenas no Xperia E5, o Moto G4 traz TV Digital.

Pensando que, no mercado intermediário, os dual-chip são mais requisitados, essa é uma vantagem muito maior do Moto G sobre o Xperia, e, por isso, o modelo da Lenovo ganha mais essa disputa.

Vencedor: Moto G4

Considerações finais

Em quase todos os quesitos o Moto G4 é superior ao Xperia E5, o que é entendível já que o Moto G seria o modelo intermediário da Lenovo e o E5, o de entrada da Sony. Porém, os dois se encontram na mesma faixa de preço, o que, de alguma forma, limita algumas funções do Xperia E5.

O Moto G4 é um modelo muito completo, principalmente para quem está a procura de uma ótima relação custo-benefício, com um bom conjunto de câmera, bom desempenho e tela de qualidade. O Xperia E5 também é um ótimo aparelho, mas se encontra numa faixa de preço acima do que se está acostumado para os modelos de entradas.

Veja os preços

Smartphone Motorola Moto G 4 XT1626

  • Chips: Dual Chip
  • Câmera Traseira: 13.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.5 polegadas

Novos a partir de:

R$ 1.622,00

Veja os preços

Smartphone Sony Xperia E5

  • Chips: Single Chip
  • Câmera Traseira: 13.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.0 polegadas

Novos a partir de:

R$ 1.299,00
  • #Comparativo
  • #moto
  • #xperia
  • #sony
  • #Lenovo

Mat�rias Relacionadas