Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Sony Xperia XZ x Moto Z

Os principais smartphones das duas fabricantes querem saber: acessórios modulares ou câmera matadora?

  • Por: Renan FrizzoRenan Frizzo17/10/2016
  • 17/10/2016

Em briga de cachorro grande, ninguém se arrisca a dizer quem sairá vencedor, certo? Errado, pois aqui nós avaliamos os dois smartphones topo de linha de cada empresa e no fim cravamos o melhor. Colocamos lado a lado o Moto Z contra o Xperia XZ. O foco dos aparelhos é bem claro: um aposta nos acessórios modulares e o outro traz uma excelente câmera. Como sempre, os telefones são classificados em 6 quesitos para definir o ganhador. Todos os detalhes você confere nos parágrafos abaixo.

Desempenho

Aqui, a disputa é muito equilibrada. E podemos decretar um empate. Os dois modelos oferecem processador Snapdragon 820. No Moto Z, o clock é de 1,8 GHz. Já no Xperia XZ é de 2,1 GHz. Só que na memória RAM, o celular da Lenovo leva vantagem por ter 4 GB de RAM, contra 3 GB do japonês, o que dá ligeira melhora no multitarefa. Mas na prática, o desempenho é ótimo em ambos modelos, inclusive com bonitos gráficos nos games mais exigentes.

Vencedor: empate

Armazenamento

Nesse critério tá difícil de ver algum concorrente ganhar do Moto Z, já que ele conta com 64 GB de armazenamento interno, aceita cartões microSD de até 2 TB e ainda é dual-chip (mas com slot compartilhado - se usar os dois chips, não dá para usar o microSD). Já o Xperia XZ é single SIM, traz 32 GB interno e a expansão via microSD é até 256 GB.

Vencedor: Moto Z

Tela

Outro quesito onde o Moto Z é praticamente imbatível. Com 5,5 polegadas, o smartphone da Lenovo possui resolução Quad HD e a tecnologia do painel é o Super AMOLED, que oferece qualidade superior por causa do controle de iluminação de cada pixel individualmente, garantindo cores mais vibrantes, brilho mais intenso e contraste mais marcante. O Xperia XZ também não faz feio com suas 5,2 polegadas, resolução full HD e painel IPS LCD graças às tecnologias trazidas de seus televisores. As imagens são boas, mas inferiores ao seu concorrente.

Vencedor: Moto Z

Recursos

Bom, neste tópico, foi muito fácil dar a vitória para o Moto Z e seus Moto Snaps. Os acessórios modulares oferecem funções adicionais para o telefones, como mais bateria, uma caixa de som da JBL, um projetor e uma câmera com controles manuais e 10x de zoom óptico, além da capinha Style Shell. Utilizando imãs e conectores, basta encaixá-los na traseira do telefone. Além disso, o kit básico traz o celular, um bumper, uma capinha traseira e a bateria PowerPack. O maior diferencial do Xperia XZ é a proteção à prova dágua.

Vencedor: Moto Z

Câmera

Se tem uma coisa que a Sony sempre capricha é na câmera. E no Xperia XZ os resultados se mostraram excelentes. Com 23 megapixels, abertura f/2.0 e tecnologia de sensor triplo (o famoso Exmor RS, sensor de foco a laser para deixar a focagem mais veloz e o sensor RGBC-IR que produz cores mais reais), as imagens se mostraram excelentes, tanto durante o dia com muita luz ou a noite, com iluminação mais escassa. Os vídeos, em 4K ou full HD, oferecem estabilização óptica, gerando menos trepidações. No modo Manual, dá para ajustar ISO, HDR, foco, velocidade do obturador, exposição e balanço de branco. Já a frontal traz 13 MP e produz excelentes selfies e gravações.

Já o Moto Z também mandou bem. Os controles manuais também estão presentes, possui estabilização óptica, o flash é duplo e a qualidade é boa para vídeos e fotos. A diferença fica para os 13 megapixels (f/1.8 de abertura) na principal e 5 MP na frontal. Mas nos testes, o Xperia foi superior.

Vencedor: Sony Xperia XZ

Bateria

Um tem 2900 mAh (Xperia XZ). O outro 2600 mAh (Moto Z). Nada muito grandioso para celulares topo de linha. A diferença é que o Moto Z traz em sua caixa uma bateria que pode ser acoplada. E isso faz muito bem. Com mais 2200 mAh, totalizando 4820 mAh, a carga do Snap findou-se, mas ainda sobraram 60% na carga principal ao final dos testes. Já o telefone da Sony terminou toda a rotina com 22% de autonomia. Vitória tranquila do Lenovo.

Vencedor: Moto Z

Considerações finais

E após mais um duelo emocionante, o placar final marcou: Sony Xperia XZ 1 x 4 Moto Z, além de um empate.

Resumindo tudo o que vimos, ambos os modelos são indicadíssimos para quem procura por alto desempenho. Independente da escolha, saiba que nenhum dos dois irá te deixar na mão, seja com tarefas pesadas ou leves e até no multitarefa.

Para os fotógrafos saudosistas, a pedida é pelo smartphone da Sony pelo conjunto de sensores, qualidade final das imagens e controles manuais que permitem maior liberdade de criação.

Agora, para quem procura um pacote mais completo, com boa duração de bateria, maior capacidade interna, tela com qualidade excelente e ainda na companhia dos acessórios modulares, o Moto Z é a escolha mais certeira.

Veja os preços

  • #comparativo
  • #sony
  • #xperia
  • #moto

Mat�rias Relacionadas