Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Moto G Plus x LG G4 x Asus Zenfone 2

Confira nossa avaliação dos três aparelhos seguindo critérios como tela, bateria, câmeras e recursos extras

  • Por: João Henrique Furtado SilvaJoão Henrique Furtado Silva26/09/2016
  • 26/09/2016

Já faz algum tempo que o mercado de intermediários apresenta aparelhos cada vez mais completos em termos de usabilidade. Hoje, trazemos um comparativo entre três smartphones competitivos dessa faixa, o Moto G Plus, o LG G4 e o Asus Zenfone 2. Para a análise, examinamos cinco pontos principais em um produto - tela, desempenho, bateria, câmeras e recursos extras. E todas essas informações você confere nos parágrafos a seguir.

Tela

No quesito tela, os três aparelhos possuem 5.5 polegadas de display e são bem próximos em experiência. Nenhum deles vai ficar devendo, mas há uma diferença nos detalhes que coloca o LG G4 à frente dos demais. E isso está na tecnologia utilizada nos displays. O Moto G Plus, por exemplo, conta com tela de TFT LCD, que é inferior ao IPS utilizado no Zenfone 2 e ao Quantum IPS implementado nos celulares da LG.

Mas, de novo, isso não quer dizer que o Moto G Plus tenha imagens ruins. O que acontece na realidade é que a vivacidade de cores e o nível de contraste do Zenfone 2 e do LG G4 são melhores, o que ajuda na hora de ver alguns filmes, por exemplo. E essa diferença é vista apenas quando colocamos os aparelhos lado a lado.

Mas é inegável que o LG G4 conta com a melhor tela entre os três smartphones. Sua resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels), aliás, é a maior dos três - já que os dois concorrentes possuem displays em full HD (1920 x 1080 pixels). Com isso, há uma maior distribuição de pixels na tela, o que inevitavelmente acaba melhorando a imagem.

Desempenho

Em desempenho, os modelos também são bem próximos, mas diferem-se na experiência de uso. Claro, quando olhamos as especificações técnicas dos três aparelhos, é lógico que a quantidade de memória RAM do Zenfone 2 chama mais a atenção e, pela lógica, isso faria com que seu desempenho fosse um dos melhores da categoria. Mas há detalhes que alteram essa percepção e vamos falar sobre cada um dos aparelhos antes de fazer um veredito.

O Moto G Plus possui o hardware mais modesto entre os três, isso é um fato. A Lenovo fez um belíssimo trabalho na quarta geração da linha e trouxe um aparelho com um sistema bem redondo, graças ao Android praticamente puro. Mas as limitações técnicas do hardware aparecem sutilmente. Ele não trava mesmo quando exigido, mas alguns apps demoram milésimos de segundo a mais para abrir do que os outros dois concorrentes, o que já é suficiente para colocá-lo a um passo atrás dos outros.

O Zenfone 2 possui componentes que chamam a atenção, mas infelizmente a Asus insiste em trazer sistemas um tanto quanto confusos. O aparelho roda tudo sem dificuldades, mas são tantos os aplicativos e funções pré-instalados que acabam deixando o sistema como um todo mais pesado. É um detalhe, mas que em uma disputa como essa acaba fazendo a diferença.

Em termos de sistema, o LG G4 caminha entre os dois. Não possui um sistema tão limpo, mas também está longe de trazer os diversos apps e funções colocados pela Asus em seu sistema. O hardware também não faz feio e, com seu processador Snapdragon 808 e a memória RAM de 3 GB, é capaz de rodar praticamente tudo hoje existente sem dificuldades.

Portanto, a comparação aqui acaba sendo uma questão de prós e contras que devem ser colocados na balança antes de adquirir o aparelho. O Moto G Plus pode não ter o mesmo desempenho dos adversários ( isso não quer dizer que ele é ruim), mas possui um sistema operacional sem camadas pré-instaladas pela Lenovo, o que o deixa muito fluido. Em contrapartida, o Zenfone 2 oferece um hardware potente, mas conta com um Android bem customizado, o que deixa a experiência mais pesada. Por ficar no meio termo (com um excelente hardware e um sistema relativamente redondo), o LG G4 fica na frente.

Bateria

Analisando a parte técnica, as três baterias são bem parecidas, já que o Moto G Plus conta com 3000 mAh (assim como o Zenfone 2), enquanto o LG G4 conta com 2900 mAh. Mas, na prática, a experiência é diferente. Bom, antes de tudo, é bom ressaltar que os três aparelhos duram um dia inteiro com uso moderado. Com uso intenso, os três inevitavelmente vão ter que recorrer à tomada. E isso gera outro ponto de discussão. Os três aparelhos contam com um sistema de carregamento mais eficaz, que permite ganhar uma boa quantidade de porcentagem em pouco tempo. Mas como os três possuem esse diferencial, isso acaba tendo uma diferenciação nula.

Por isso, vamos recorrer a outro ponto de análise - o nosso teste padrão de bateria, realizado em todos os nossos reviews e que simula um uso intenso do aparelho. A avaliação dura quase 6 horas e envolve atividades como gravação de vídeo, navegação na Internet, chamadas, GPS, jogos, músicas, além de reprodução de vídeos. No final dos testes, o Moto G Plus terminou com 33% de bateria, enquanto o Zenfone 2 fechou o período com 15%. Por fim, o LG G4 ficou com 19%.

Câmeras

O quesito conjunto de câmeras é talvez o que tenha maior disparidade entre os aparelhos. O Zenfone 2 vem um pouco atrás, com uma câmera principal de 13 MP que realiza a velha fórmula de aparelhos mais modestos - em ambientes bem iluminados, as fotos e as filmagens são boas, mas isso não acontece em locais com pouca luz. Nesses casos, os resultados ficam mais limitados. As produções do Moto G Plus também não fogem muito dessa fórmula, mas o nível de cor e contraste é bem positivo, além de uma boa câmera frontal que a Lenovo trouxe ao novo modelo.

Mas o grande destaque fica por conta do LG G4. A câmera principal conta com 16 MP (a mesma quantidade do Moto G Plus, mas com 3 MP a mais do que a câmera do Zenfone 2), além de foco a laser (assim como o aparelho da Motorola), mas tem como destaque a abertura da lente (f/1.8) e a estabilização óptica, o que ajuda muito na hora de filmar. O modo manual é outro ponto importante. É possível ajustar aspectos como velocidade do obturador e a abertura da lente, o que pode garantir fotos até comparáveis com câmeras semi-profissionais. Portanto, dos três, o smartphone da LG com certeza possui os melhores resultados.

Extra

Mas é nos extras que o smartphone da Motorola traz seu diferencial e oferece recursos que ajudam na usabilidade. Enquanto o Zenfone 2 aposta em melhorias de software para garantir alguns atalhos de uso (como os dois toques para acender a tela ou atender chamadas apenas levando o smartphone ao ouvido) e o LG G4 traz o infravermelho e o Knock Code/Knock On, o Moto G Plus tem como destaque o leitor de digitais (que é bem rápido e facilita muito na hora de desbloquear o aparelho), além do Moto Ações, que permite acessar algumas funções do aparelho - como lanterna e câmera - apenas com a movimentação das mãos.

Comentários finais

Independente da escolha, os três aparelhos entregam experiências excelentes, mas cada um tem sua particularidade. O Zenfone 2 possui um conjunto bem positivo em todos os quesitos, enquanto o Moto G Plus traz recursos mais práticos - como o leitor de digitais e o Moto Ações -, além de um sistema mais fluido e limpo do que os trazidos pela Asus e pela LG. Por fim, o G4 é a melhor escolha de câmera dentre as três por possuir um sistema mais de ponta, o que garante maior qualidade nas fotos e filmagens. É tudo uma questão de preferências e prioridades na hora de comprar um smartphone.

Resumindo

- Se você quer um conjunto equilibrado, o Asus Zenfone 2 é a melhor escolha

- Para quem curte recursos práticos na usabilidade, o Moto G Plus conta com sensor de movimentos para ativar a câmera e também um leitor de digitais

- Já o LG G4 é a escolha para quem curte fotografias pois traz um conjunto que garante ótimas produções, além de um software que possibilita mudanças manuais

Veja os preços

Smartphone Asus ZenFone 2 ZE551ML 16GB Z3560

  • Chips: Dual Chip
  • Câmera Traseira: 13.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.5 polegadas

Novos a partir de:

R$ Consulte

Veja os preços

Veja os preços

  • #Comparativo
  • #Moto G 4 Plus
  • #Zenfone 2
  • #LG G4

Mat�rias Relacionadas