Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Comparativo: Galaxy A5 (2016) x Galaxy J5 Metal (2016)

Confira nossa avaliação dos dois aparelhos seguindo critérios como tela, bateria, câmeras e recursos extras

  • Por: Guilherme Maradei Dogo Guilherme Maradei Dogo 26/10/2016
  • 26/10/2016

Os dois smartphones da Samsung ocupam, segundo suas especificações, espaços distintos no mercado. Enquanto o Galaxy A5 traz um design premium, sensor de digital, tela Full HD, o J5 Metal é bem mais modesto, com uma tela HD, processador mediano e sem muitos recursos extras.

Tela

Já aqui o A5 mostra que não está para brincadeiras. Mesmo com tamanhos idênticos (5.2 polegadas), o A5 conta com resolução Full HD, enquanto o J5 traz resolução HD. Vale dizer também que os dois modelos contam com a tecnologia Super AMOLED, que garante mais brilho e nitidez às telas.

As duas telas são muito boas, para ver vídeos, ler notícias e jogar, inclusive em ambientes abertos os dois aparelhos vão muito bem, graças ao nível de brilho das duas telas. Porém, é claro, o A5 se sai vitorioso, especialmente por sua resolução Full HD, contra a tela HD do J5.

Vencedor: Galaxy A5 (2016)

Desempenho

Aqui o Galaxy A5 é o favorito novamente. Acontece que o modelo da linha A traz processador produzido pela própria Samsung, o Exynos 7580, de oito núcleos que roda a 1.6 GHz. Além disso, o modelo ainda conta com 2 GB de RAM, o que garante um bom desempenho nas mais diversas tarefas do dia a dia.

Por outro lado, o J5 é bem mais modesto, contando com o Snapdragon 410 de quatro núcleos, capaz de rodar a 1.2 GHz. O modelo também conta com menos memória RAM, 1,5 GB. Aqui fica evidente a disparidade do A5, já que ele se encontra numa categoria acima do J5, o que justifica seu poder de fogo ser tão superior.

É claro que como são bons aparelhos nenhum deles apresentou dificuldades nos nossos testes de desempenho. Todos os jogos rodaram numa boa, redes sociais, apps em segundo plano e por aí vai, mas o A5, mais uma vez, ganha a disputa.

Vencedor: Galaxy A5 (2016)

Bateria

É até compreensível que o J5 Metal consiga compreender uma melhor autonomia de bateria. Primeiro porque ele traz mais miliamperes,com 3100 mAh, contra os 2900 mAh do A5. Em segundo lugar, o menor poder de processamento do J5 faz com que ele mantenha um mesmo nível de carga da bateria.

Os nossos testes mostraram exatamente isso. Enquanto o A5 terminou o nosso teste padrão (composto por várias atividades corriqueiras, como ver vídeos no YouTube por 20 minutos, fazer ligações por outros 30 minutos, usar o GPS por outros 30, tirar fotos e gravar vídeos, escutar música por uma hora e navegar nas redes sociais por outras três horas) com 27% de carga, uma ótima marca, mas inferior ao J5, que finalizou o teste com 38% de bateria, o que mostra o ótimo aproveitamento do modelo para com a bateria.

Vencedor: Galaxy J5 Metal

Câmera

Nesse quesito os dois celulares se anulam, já que trazem exatamente o mesmo conjunto de câmeras: a frontal com 5 MP e a traseira com 13 MP, ambas as lentes possuem abertura de f/1.9. Os dois ainda gravam em Full HD, mas apenas o A5 traz o recurso de estabilização óptica, o que ajuda bastante quem gosta desse formato.

Nos testes, os dois aparelhos se saíram muito bem. As fotos em ambientes abertos e com boa iluminação são muito boas e não apresentam nenhum tipo de ruído. A noite é que elas deixam a desejar, com fotos granuladas devido a falta de luminosidade, mas os resultados não chegam a ser péssimos graças a boa abertura das lentes.

O software, claro, também é o mesmo, o velho conhecido da Samsung com o modo Pro - que é o modo manual, no qual você pode fazer uma série de alterações com base no ambiente -, o modo panorama, o noturno (que não salva as fotos noturnas, de fato) e o HDR. No geral, o software é bem completo e consegue atender as demandas dos usuários médios.

Empate

Armazenamento/Conectividade

Mais um empate na conta desse confronto.

Os dois modelos trazem exatamente os mesmos recursos: os já conhecidos Wi-Fi, Bluetooth, 4G e GPS. Porém, os dois também contam com NFC, o que permite a compatibilidade com o serviço Samsung Pay, que cadastra os cartões de crédito para que o consumidor utilize o celular para efetuar compras do dia a dia.

Além disso, os dois modelos contam com 16 GB de armazenamento interno, mas apenas 10 GB estão disponíveis para uso devido ao tamanho do sistema da Samsung. Vale dizer que esse é um ponto negativo nos dois modelos, já que, apesar de serem dual chip, o slot para o Micro SD, que poderia aumentar a capacidade do modelo, é o mesmo para os chips. Ou seja, você terá de escolher entre ter um modelo dual chip ou mais espaço de armazenamento.

Empate

Considerações finais

Esse comparativo demonstra exatamente a que público serve o A5 2016 e para qual serve o J5 Metal. Se você está em busca de mais desempenho e uma tela melhor, com mais resolução, o A5 é a melhor escolha, já que em comparação ao J5, ele vence nesses dois quesitos.

O J5 é para quem preza pela bateria, mas não abre mão de uma boa câmera e desempenho satisfatório.

No geral, o A5 se saiu melhor, se mostrando um modelo mais completo que o J5. Porém, como vimos, no quesito câmera e em conectividade houve empate já que os dois modelos trazem especificações idênticas, o que mostra que o J5 Metal é um aparelho capaz de disputar lugar com modelos mais parrudos do mercado.

Veja os preços

Veja os preços

Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J510M 16GB

  • Chips: Dual Chip
  • Câmera Traseira: 13.0 Megapixels
  • Tamanho da Tela: 5.2 polegadas

Novos a partir de:

R$ 664,05
  • #comparativo
  • #samsung
  • #A5 2016
  • #J5 Metal

Mat�rias Relacionadas