Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Como lavar roupas escuras e pretas

Confira algumas dicas de como lavar e passar roupas escuras e pretas evitando o desbotamento

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci25/04/2017
  • 25/04/2017

Todo mundo tem no guarda-roupas ao menos uma peça de roupa escura ou preta e esse tipo de roupa exige cuidados especiais para que não fique desbotada e com aspecto de velha logo nas primeiras lavagens.

Separar as roupas

Pré-tratar manchas

As roupas escuras e pretas devem ser lavadas separadamente. É necessário também separar as roupas que soltam fiapos, como lã e toalhas, de roupas de algodão, seda e outros tecidos, e todas devem ser lavadas do avesso.

Caso a roupa tenha alguma mancha, essa deverá ser removida antes de colocar a peça na máquina. Aplique na região manchada um produto de pré-lavagem que possa ser usado em roupas coloridas, aguarde no máximo 5 minutos (não deixe o produto secar na roupa) e esfregue suavemente o local para remover a mancha.

Escolher os produtos corretos

Evite usar sabão em pó convencional para lavar roupas pretas. Eles aceleram o desbotamento e deixam resíduos nas roupas. Existem no mercado produtos específicos para lavar roupas escuras e pretas, com fórmula que protege as cores.

É importante usar a dosagem correta de sabão e amaciante, pois o excesso desses produtos também acarreta no desbotamento e podem deixar manchas esbranquiçadas nas roupas.

Colocar sal na água da lavagem também ajuda a prevenir o desbotamento porque o cloreto de sódio deixa a água saturada, sem espaço para receber o corante que se desprenderia da roupa.

Lavagem e secagem

Seguir as instruções contidas na etiqueta das roupas é imprescindível para a conservação das mesmas.

Se for lavar na máquina, escolha um ciclo curto, de preferência que não faça molho, pois quanto menos tempo as roupas ficam em contato com a água e sabão, menores são as chances de a tinta se soltar e as roupas desbotarem. É importante também sempre usar água fria. A água morna estimula a tinta a se soltar das fibras e roupas escuras tendem a desbotar mais rapidamente.

Na hora de secar, estenda as roupas no varal e sempre à sombra. A luz do sol é um descolorante natural e contribui para o desbotamento da cor. Evite secadora. Caso precise usá-la, selecione a temperatura mais baixa possível de acordo com o material da roupa e tome cuidado para não deixar que as roupas passem do ponto de secagem. É melhor retirá-las da secadora quando elas estiverem levemente úmidas, quase secas, assim elas ficam mais fáceis de passar, evitando ressecamento.

  • #como lavar roupas
  • #máquina de lavar
  • #lavadora de roupas

Mat�rias Relacionadas