Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Como lavar roupa branca na máquina

Confira algumas dicas para manter as roupas brancas sempre brancas

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci08/08/2017
  • 08/08/2017

A máquina de lavar roupas facilita a nossa vida, tornando a tarefa mais agradável e o processo mais conveniente. Porém, não é só jogar todas as roupa na máquina e ligar. São necessários alguns cuidados para que o resultado final seja o esperado.

Separar as roupas

Pré-tratar manchas

A primeira coisa a fazer é separar as roupas brancas das coloridas. É uma regra básica, mas que se não for seguida pode manchar as roupas brancas e promover um resultado desastroso.

Em seguida é necessário separar as roupas por tipo e grau de sujidade. Roupas muito sujas necessitam de processos longos de lavagem. Tecidos finos e delicados devem ser lavados separadamente de tecidos grossos/pesados e algodão.

É necessário também verificar na etiqueta de cada peça de roupa para saber se o tipo de tecido pode ser lavado na máquina.

A máquina de lavar sozinha não faz milagres, por isso manchas e encardidos devem ser pré-tratados antes das roupas serem colocadas na lavadora. O ideal é aplicar nessas partes um produto para pré-lavagem, aguardar aproximadamente 5 minutos para que o produto aja com eficiência e então colocar a peça para lavar. Um excelente produto para essa situação é o Vanish Pré-lavagem Poder O2, embalagem de 500ml com gatilho.

Usar os produtos corretos

A escolha dos produtos usados na lavagem das roupas é muito importante para obter excelentes resultados de lavagem, a começar com a escolha do sabão. Para roupas de algodão dê preferência para os sabões Omo Progress ou Brilhante, seja a versão em pó ou líquida. Esses produtos tem alta concentração de branqueadores ópticos que ajudam a branquear os tecidos. Além do sabão, adicionar 1 medida de alvejante em pó/tira manchas em pó específico para roupas brancas ajuda a potencializar a ação do sabão, proporcionando resultados superiores. Nunca usar alvejante com cloro, pois eles podem amarelar os tecidos e também os desgastar.

Para roupas delicadas, utilize um sabão específico para tecidos delicados ou use sabão de coco. Dê preferência para o produto líquido porque ele dissolve facilmente, pois essas peças deverão ser lavadas no ciclo Delicado ou equivalente da lavadora e, como neste ciclo o processo de lavagem é mais suave, o sabão em pó é mais difícil de dissolver.

Programar a máquina de lavar

As lavadoras atuais trazem uma variedade de programas de lavagem com opções diferenciadas para tipos de tecidos e grau de sujidade. Para lavar roupas brancas com grau de sujidade baixo não há necessidade de selecionar um programa longo. O programa Normal ou um programa equivalente para roupas do dia a dia é suficiente. Já para roupas brancas muito sujas, encardidas ou com manchas é necessário selecionar um programa longo, de lavagem pesada e que faça bastante tempo de molho.

Se a sua lavadora tiver opção de lavar com água quente, verifique na etiqueta das roupas a temperatura que elas suportam e selecione na máquina a temperatura. Por exemplo, se na carga a ser lavada, cinco peças podem ser lavadas a 50C e uma ou duas peças podem ser lavadas a 40C, a temperatura de lavagem que deverá ser selecionada é 40C. Sempre que for lavar com água quente, selecione também a opção de pré-lavagem para que a sujeira mais grossa seja eliminada nessa etapa e as roupas não cozinhem na água suja durante a lavagem principal, o que resultaria em roupas encardidas.

  • #lavar roupas
  • #máquina de lavar
  • #lavadora de roupas

Mat�rias Relacionadas