Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Brincadeiras montessorianas para o Dia das Crianças

Você já ouviu falar do Método Montessori? Criado pela italiana Maria Montessori no início do século 20 e muito aplicado nos dias de hoje, ele consiste em "ajude-me a fazer sozinho", ou seja, você estimula a criança a ser capaz de aprender por si mesma, utilizando ferramentas e utensílios simples.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé26/09/2016
  • 26/09/2016

Os objetos e brincadeiras desenvolvidas a partir desse método podem ser utilizados em crianças de várias faixas etárias, tanto em casa como na escola, incentivando a independência da criança desde antes dos primeiros passos.

Com o Dia das Crianças se aproximando, que tal conhecer algumas brincadeiras montessorianas e seus resultados na educação dos filhos?

Caixa dos mistérios:

A brincadeira consiste em colocar objetos diversos dentro de uma caixa ou de um saquinho, tocá-los e dizer em voz o que você acha que é. Depois, é só tirar o objeto e ver se você acertou. Explique à criança que o importante é sentir bem o objeto antes de tentar adivinhar.

Com essa atividade, a criança desenvolve a percepção tátil das formas e objetos, além de amar descobrir essa capacidade. É recomendado para crianças entre 2 a 5 anos.

Letras e formas:

Em uma caixinha sem tampa, coloque areia, sal ou açúcar colorido. Desenhe formas, letras e números em uma folha, mostre para seu filho e peça para que ele reproduza a forma na caixinha com areia. Assim você estimula o aprendizado das letras e números.

É indicado para as idades em que a criança está começando a explorar os desenhos e a escrita.

Cores:

No Método Montessori existem várias maneiras de ensinar as cores para as crianças. Como, por exemplo, pintar as pontas dos grampos de varal e usar as mesmas cores para pintar um pedaço de papelão. Depois, peça que elas prendam os grampos nas cores correspondentes.

Outro método é pedir para que os pequenos insiram o objeto no buraco da caixa correspondentes à sua cor .

Essas brincadeiras estimulam a associação com cores e números e são indicadas para crianças a partir de 3 anos de idade.

Texturas:

Separe alguns objetos com texturas, tamanhos e pesos diferentes. Depois, peça para a criança separar em uma caixa os que são macios, como bichinhos de pelúcia, e em outra caixa os que são mais duros, como brinquedos de plástico. Você também pode realizar essa atividade com frutas e legumes, fazendo com que ela associe cada textura a certo objeto ou alimento.

Essa atividade estimula o sensorial e pode ser aplicada em crianças entre 2 e 6 anos de idade.

Tome cuidado com os objetos utilizados nas brincadeiras. Evite os que podem machucar ou causar alergias.

É importante ressaltar que os princípios do Método Montessori devem sempre funcionar associados, assim a criança se desenvolve de forma equilibrada e completa. O método tem sido utilizado no mundo todo e respeita a evolução de cada um, entendendo que cada criança tem seu ritmo e forma de aprendizado.

  • #brincadeiras de criança
  • #montessorianas