Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Ar condicionado portátil funciona bem?

Veja os prós e contras antes antes de comprar um ar condicionado portátil e em quais situações ele é indicado.

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci05/04/2016
  • 05/04/2016

Se você quer saber se vale a pena comprar um ar condicionado portátil é preciso saber primeiro se ele realmente atenderá suas necessidades. Com instalação do tipo simples (que dispensa fazer buracos na parede) e possibilidade de poder levá-lo para qualquer canto, esse tipo de ar condicionado é recomendado para cômodos de no máximo 15 metros quadrados e apenas em último caso, se não houver possibilidade alguma de instalar um Split ou ar de janela/parede.

Pequeno e pesado

Embora esses aparelhos sejam chamados de portáteis, a maioria dos modelos pesam aproximadamente 30 kg (alguns modelos chegam a pesar quase 40 kg) e, mesmo tendo rodinhas, não é tão fácil locomover o aparelho pela casa ou até mesmo coloca-lo no carro para leva-lo à casa de praia.

Instalação é fácil

A instalação do aparelho é fácil e dispensa a presença de um profissional. O local de instalação precisa ter uma tomada tripolar 20A e uma janela. Na embalagem vem o aparelho e um kit de instalação rápida que contém, entre outros itens, um tubo para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e externo e uma régua ajustável que deverá ser encaixada e fixada na janela. O tubo será encaixado nela para jogar o ar quente para fora do ambiente.

Para que o aparelho resfrie o cômodo com eficiência é preciso que ele esteja instalado corretamente e que portas e janelas estejam fechadas. Desse modo, não haverá fuga de ar frio.

Não é silencioso

Em geral, esses aparelhos não são silenciosos. Isso porque o compressor fica dentro do aparelho, que por sua vez fica no ambiente, diferente de um Split, por exemplo, em que a unidade condensadora (que tem o compressor) fica do lado externo e somente a unidade evaporadora fica instalada dentro do ambiente. Se você tem sono leve não conseguirá dormir com o barulho do compressor. E para assistir TV será necessário aumentar bastante o volume. Há quem prefira o barulho a dormir passando calor.

Quente e frio

Existem modelos que possui ciclo reverso (quente), como alguns modelos de ar condicionado portátil Consul, e esses podem ser usados o ano todo para deixar o ambiente com clima agradável, seja inverno ou verão.

Afinal, vale a pena?

Fazendo a instalação correta e deixando o ambiente fechado, o ar condicionado portátil FUNCIONA, deixando o ambiente numa temperatura agradável, mas ainda assim ele não gela tanto quanto um Split ou ar de janela/parede, só resfria o ambiente.

Confira 2 bons modelos de ar condicionado portátil

Para cômodo de 10 até 12 m, uma excelente opção é o DeLonghi Pinguino AN120 Portátil 12000 BTUs Frio:

Para cômodo até 10 m o Olimpia Splendid Nano 10.000 BTUs tem um ótimo custo x benefício:

Veja os preços

  • #ar condicionado
  • #ar portátil
  • #inverter