Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Ainda compensa comprar um videogame da geração passada?

Saiba se vale a pena adqurir um Xbox 360 ou um PlayStation 3 ao invés dos consoles mais novos da Microsoft e da Sony

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé17/10/2016
  • 17/10/2016

Para quem ainda não dispõe de nenhum console, vale mais a pena comprar um console da geração passada ou da geração atual? Para quem já dispõe deles, vale a pena realizar a migração? O Buscapé avalia quesitos como catálogo de jogos, gráficos e custo-benefício e auxilia o usuário a decidir se ainda compensa comprar um PlayStation 3 e um Xbox 360 ou se vale mais a pena investir em um Play Station 4 e num Xbox One. Confira!

O principal receio que acomete o usuário antes de adquirir um novo console de videogame é quanto ao catálogo de jogos. É verdade que alguns jogos só estão disponíveis para os consoles da nova geração - é o caso do Uncharted 4 e do Bloodhorne para PlayStation 4 e do Gears of War 5 para Xbox one. Contudo, por mais que existam esses jogos exclusivos e, por mais que a tendência dos próximos anos seja de que os novos games sejam cada vez mais lançados exclusivamente, ainda assim o catálogo disponível para PlayStation 3 e para Xbox 360 é muito vasto, e muitos dos jogos novos ainda são lançados em multiplataforma.

Como estamos falando de consoles que já atingiram os dez anos de lançamento ou estão muito próximos disso, é muito provável que o usuário não tenha jogado muitos dos games disponíveis. Por conta disso, quem nunca teve um PS3 ou um Xbox 360, encontrará muito mais opções para games que nunca jogou. Além disso, os jogos desses consoles não rodam nos consoles modernos - no caso do PS4 - ou rodam, mas com limitação de títulos - caso do Xbox One -, o que restringe ainda mais as opções para o usuário.

Além disso, os jogos do PS3 e do Xbox One são mais facilmente encontrados do que os dos consoles novos. Não por uma questão oficial das próprias empresas, mas por seus preços serem mais acessíveis e pela maior disponibilidade de games usados na internet. A probabilidade que algum amigo também disponha desse console e que juntos possam trocar alguns títulos, emprestando algum que um não tenha para o outro também é maior.

Um ponto que pode pesar, contudo, a favor dos consoles de última geração em detrimento dos anteriores é a presença de uma base de jogadores muito mais ativa para quem prefere jogar online. Isso porque os jogos mais antigos geralmente têm maior escassez de jogadores conectados à rede. Por conta disso, para quem tem esse hábito, um PS3 ou Xbox One podem não compensar tanto.

As mudanças nos gráficos são cada vez mais marginais. Por mais que existam melhorias na resolução e em alguns efeitos gráficos que aproximam os jogos da realidade cada vez mais, em termos de custo-benefício essas mudanças presentes no PS4 e no Xbox One ainda não são tão justificáveis se comparado com o custo-benefício do PS3 e do Xbox 360. A não ser que o usuário já disponha de tais consoles e que deseje arriscar em busca de um novo, a aquisição direta de um PS4 ou Xbox One pode ser pouco proveitosa.

Por conta disso, para o usuário que não tenha ainda um console ou que tenha parado ainda em aparelhos mais antigos, é mais proveitoso adquirir um PS3 ou um Xbox 360. Seu custo-benefício é maior, sendo modelos mais baratos que oferecem mais possibilidades de jogos. O PS4 e o Xbox One são consoles mais caros e com menos jogos, com uma diferença de gráfico que não compensaria o custo. Contudo, para quem já dispõe do PS3 e do Xbox 360 há um tempo e já tiver explorado a sua potencialidade ao máximo, a migração para os modelos da nova geração pode ser realizada sem temer as consequências, já que esse é um investimento a longo prazo e, certamente, no futuro o seu catálogo será maior. Quem quiser um videogame para agora e puder esperar para adquirir um aparelho mais novo, deve optar sem dúvidas pelo PS3 e Xbox 360.

  • #vale a pena

Mat�rias Relacionadas