Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

6 livros legais para quem quer desenvolver o hábito da leitura

Seja porque você conhece algum jovem que está começando na literatura ou porque você quer começar a ler com frequência, esses livros são ótimas portas de entrada

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé22/11/2017
  • 22/11/2017

Ler é um hábito excelente e muito útil. A literatura ajuda a desenvolver habilidades sociais, a lidar com problemas emocionais e, além de tudo, a passar o tempo de forma agradável. Alguns livros famosos podem te ajudar a desenvolver o vocabulário e se expressar melhor enquanto outros livros interessantes trazem histórias que enriquecem a vida. Não existe lado negativo de desenvolver o hábito da leitura. E, quanto mais jovens começamos a ler, maiores as vantagens e mais esse hábito se consolida nas nossas vidas.

Quer levar esse hábito para a vida de alguma criança ou então quer desenvolvê-lo em você, mesmo? Confira essa lista de livros legais para ler e reler:

A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak

Nada como um livro sobre o prazer da leitura para incentivar o prazer da leitura, não é mesmo? "A Menina que Roubava Livros" conta a história de uma criança que cresce em meio ao nazismo na Alemanha e se cerca de livros para escapar da realidade da própria Morte. Morte com letra maiúscula, mesmo, porque nessa obra, ela é a narradora e conta a história de um jeito pessimista, mas cômico.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling

Toda uma geração mergulhou na literatura por causa desse livro. Uma criança de 11 anos, órfã e maltratada pelos tios, descobre que, na verdade, é um bruxo. E, bem, descobre que bruxos, magia, vassouras voadoras e poções existem de verdade. A série de sete livros é uma saga sobre amizade, coragem e lealdade. Fácil de ler e de mergulhar nesse universo, é ideal para quem quer presentear uma criança, já que o leitor cresce junto com os personagens e acompanha inclusive o amadurecimento da própria maneira de se narrar.

E Não Sobrou Nenhum, Agatha Christie

Agatha Christie é a dama do mistério e suspense. A britânica escreveu dezenas de livros, o que é extremamente satisfatório para quem, inevitavelmente, vicia nas suas páginas. "E Não Sobrou Nenhum", também conhecido como "O Caso dos Dez Negrinhos", é uma ótima maneira de entrar no universo da autora: um livro que pode ser lido sozinho, não faz parte de uma série, é uma de suas obras-primas e é impossível de parar de ler até que se descubra o assassino.

Comédias Brasileiras de Verão, Luis Fernando Veríssimo

Veríssimo é sempre uma boa escolha. Para quem quer desenvolver o hábito de ler, é importante desvincular livros daquela experiência, para muitos, maçante de leituras obrigatórias no colégio. Veríssimo é engraçado, é leve. A estrutura de contos curtos impele à leitura livre, sem obrigações. E diverte. Afinal, literatura também é entretenimento.

O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

Apesar de ser uma trilogia longa e, por vezes, demorada, o fato de ser também uma trilogia de filmes que fizeram enorme sucesso pode ajudar quem quer entrar no hábito da leitura. Se você é fã da história de Frodo Baggins no cinema, acompanhá-lo em mais detalhes nas páginas milimetriamente arquitetadas por Tolkien (afinal, o britânico literalmente chegou a criar aquelas línguas que você ouviu nos filmes e, sim, é possível ficar fluente nelas!) é aventura.

Dom Casmurro, Machado de Assis

Esse livro está aqui para comprovar que nem todo livro obrigatório da escola é "chato". "Dom Casmurro" conta a trágica história de amor entre Bentinho e Capitu, a mulher dos olhos de ressaca ou dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Um dos maiores clássicos da literatura brasileira e mundial, trata de assuntos tão modernos quanto ciúme, possessividade e insegurança. E traz, claro, a pergunta que jamais será respondida: e aí, Capitu traiu ou não traiu?

  • #Melhores livros
  • #Hábito de leitura