Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Imitador de Vozes - Bernhard, Thomas - 9788535915044

Quer pagar mais barato?

Avisamos quando o preço baixar

Ficha técnica

Informações Básicas

ISBN9788535915044
ISBN-108535915044
TítuloO Imitador de Vozes
AutorBernhard, Thomas
EditoraCOMPANHIA DAS LETRAS
GêneroLiteratura EstrangeiraContos e Crônicas

Avaliação dos usuários

4.3

39 avaliações

Exibimos as avaliações mais relevantes da Amazon

O imitador inigualável

Recomendo

Thomas Bernhard é um mestre do subtexto. Ainda que o romance e a novela tenham espaço para desenvolver todo um arsenal (o que explica também a máxima do Cortázar que diz que o romance se ganha por pontos), é no texto brevíssimo bernhardiano que o nocaute é desautorizado, preferindo algumas cutucadas sutis. Estamos no terreno de situações que geram consequências a fogo brando, criando espaço para um tom entre irônico e acidental, como se o autor abrisse um mapa e apontasse lugares que encontram endereços sem saída. Em alguns contos, o absurdo tem um tom de fábula moderna. Em outros, uma pegada que pode lembrar, vagamente, esquetes do Monty Python. Exemplo como em “Espeleólogos”, que se dedicam a estudar cavernas e se perdem: (...) Como, porém, já no final de setembro ainda não houvessem retornado da caverna, formou-se uma equipe de salvamento, que, sob o nome de Equipe de Salvamento de Espeleólogos, lançou-se caverna adentro para ir em socorro daqueles espeleólogos que, originalmente, tinham entrado na caverna no final de agosto. Contudo, em meados de outubro, tampouco essa Equipe de Salvamento de Espeleólogos retornara da caverna, o que motivou o governo estadual de Salzburgo a enviar uma segunda Equipe de Salvamento de Espeleólogos para dentro da caverna. Essa segunda Equipe de Salvamento de Espeleólogos compunha-se dos homens mais fortes e corajosos do estado, munidos dos mais modernos equipamentos de salvamento em caverna, como se diz. Exatamente como a primeira, essa segunda Equipe de Salvamento de Espeleólogos de fato adentrou a caverna como planejado, mas ainda não havia saído de lá no começo de dezembro. Em consequência disso, o departamento responsável por espeleologia do governo estadual de Salzburgo incumbiu uma construtora de Pongau de emparedar a caverna entre Taxenbach e Schwarzach, o que foi feito antes do início do novo ano.” É claro que citar conto por conto aqui seria contraproducente. O fato é que nessas narrativas, Bernhard opera por um exaustivo registro de fatores históricos e coletivos pesando sobre uma opressão individual. O registro neutro que engloba uma série de infortúnios como incêndios, desastres naturais, enforcamentos, brigas por herança, que, lidos em conjunto, dá uma sensação do absurdo com que nos movemos na modernidade. Uma condição humana muitas vezes mesquinha e ridícula, com que o indivíduo se move na sombra da história.

André

• Via Amazon

Horrível

Não Recomendo

Horrível

felipe

• Via Amazon

Pesado

Recomendo

Uma série de contos breves macabros, tratando de temáticas trágicas, como a morte, o crime, a violência, crueldade, num retrato doloroso da humanidade. É interessante e válido, com alguns contos se destacando muito, mas a certa altura torna-se cansativo, repetitivo.

Julio

• Via Amazon

A miséria humana exposta

Recomendo

Eu gosto do Bernhard e acho que esse foi o livro dele que mais gostei de ler, embora eu saiba que não é o melhor que ele escreveu. São pequenos aforismos, rabiscos inteligentes... mas é como se nesse por meio de relatos pretensamente objetivos e neutros ele fosse capaz de expor toda a miséria humana. A gente começa a ler e não consegue mais parar.

Ju

• Via Amazon