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C�mera Digital

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Guia de compra de C�mera Digital |Todos os guias de compra  |
Por que as c�meras SLR s�o melhores? Por que minha c�mera tem alta resolu��o, mas a imagem fica ruim no display?
Sugest�o de c�meras digitais com zoom �tico acima de 4X

Panasonic DMC-FS42
Sony Cyber Shot DSC S930
Canon PowerShot
Olympus X-845
Por que a c�mera demora tanto entre uma foto e outra? O que � melhor, zoom �tico ou digital?
Qual a melhor bateria para c�meras digitais? At� que tamanho posso imprimir uma foto digital?
Para que serve o ajuste de ISO?
A C�mera Digital com certeza foi o produto que mais se popularizou nos �ltimos anos. Muitas fam�lias, que j� registravam festas, viagens e anivers�rios h� v�rios anos com uma boa e tradicional m�quina fotogr�fica de filme, se viram obrigadas a adquirir uma c�mera digital, j� que revelar fotos de filme tem ficado cada vez mais caro e a economia de imprimir apenas as fotos boas convenceu definitivamente a todos os consumidores. Outro fator que vez com que as c�meras digitais se tornassem um item desejado foi a introdu��o do display que possibilta a Ver das fotos no mesmo instante em que elas s�o tiradas. Vale dizer que os primeiros modelos de c�mera digital n�o contavam com este recurso. Confira aqui algumas boas dicas para ajud�-lo na hora de substituir a velha m�quina de filme ou ent�o para comprar uma nova digital.

Por que as câmeras SLR são melhores?



Na verdade, ser melhor ou pior depende muito da sua habilidade e necessidade. Câmeras SLR apresentam muitas vantagens em relação às câmeras Point and Shoot, mas também tem alguns pequenos inconvenientes, como, por exemplo, o seu tamanho. Pra começar, SLR é a sigla para Single Lens Reflex, que poderia ser traduzido como “reflexo de única lente”. Essa afirmação de que as SLRs são melhores do que as Point and Shoot começou no tempo em que as câmeras funcionavam com filme, principalmente porque com as câmeras SLR não havia erro de paralaxe. O erro de paralaxe acontecia porque nas câmeras antigas Point and Shoot a imagem que era vista por aquele pequeno visor no alto da câmera não era exatamente o que iria ser captado pela lente da câmera, justamente porque elas estavam em posições diferentes. Por isso era muito comum as pessoas terem suas cabeças ou pés cortados. Hoje, com o advento dos displays das câmeras digitais, já não acontece mais o erro de paralaxe, então a maior vantagem competitiva das câmeras SLR é justamente o fato de poder trocar suas lentes, contando assim com uma maior variedade de opções criativas. Nem mesmo os ajustes manuais poderiam ser uma razão para determinar as câmeras SLR como melhores, já que mesmo algumas Point and Shoot já dispõem de ajustes completos. Então o mais importante é pesar se a sua necessidade é um equipamento mais simples e compacto ou mais requintado e de difícil portabilidade.

Por que minha c�mera tem alta resolu��o, mas a imagem fica ruim no display?



Pode acontecer de voc� comprar uma c�mera de alta resolu��o, acima de 5 ou 6 megapixels, e se frustrar ao ver que a foto n�o est� t�o boa quanto voc� imaginava. Na verdade, � s� uma impress�o. No momento em que voc� passar a foto para o computador poder� ver que ela tem muito mais defini��o do que imaginava. Isso acontece porque apesar de ter um bom sensor CCD, �s vezes para reduzir o custo do equipamento, alguns fabricantes utilizam displays com resolu��o menor. Em termos num�ricos, imagine uma foto que tenha 1.300 pixels horizontais tendo que ser exibida em uma pequena tela que reproduz apenas 300 pixels. E isso que geralmente acontece. Por isso, n�o se preocupe. Fa�a o teste e veja se a sua foto impressa ou na tela do computador n�o ficou muito melhor do que vista na c�mera.

Por que a câmera demora tanto entre uma foto e outra?



Muitas vezes ficamos frustrados ao perceber que perdemos uma boa foto porque a c�mera n�o est� pronta para captar outra imagem. Isso pode acontecer por dois motivos: um � o tempo de processamento e o outro � o tempo de grava��o. A velocidade de processamento depende da tecnologia do processador, que seria o mesmo que pensarmos sobre como um computador funciona. A diferen�a � que cada fabricante desenvolve seu pr�prio processador, ent�o ainda n�o � poss�vel comparar diretamente quest�es como qualidade e velocidade. J� o tempo de grava��o, depende �nica e exclusivamente do cart�o de mem�ria utilizado. Poucas pessoas sabem, mas os cart�es de mem�ria n�o s�o classificados apenas pela sua capacidade, mas tamb�m pela sua velocidade de grava��o.
O que � melhor, zoom �tico ou digital?

A capacidade da c�mera em buscar objetos distantes � avaliada pelo seu zoom �tico. Para entender isso melhor basta dizer que o zoom �ptico � realizado pela movimenta��o da lente. Isso significa que a aproxima��o acontece antes que o CCD da c�mera possa processar a imagem. Ao chegar ao seu n�vel m�ximo de aproxima��o da lente, o zoom digital � acionado, de forma que a imagem que possu�a, por exemplo, 2.500 pixels horizontais, caso dobre seu tamanho atrav�s do zoom digital ter� ent�o apenas 1.250 pixels. Ou seja, cada vez que o zoom digital � acionado, pior vai ficando a resolu��o da imagem.
Qual a melhor bateria para c�meras digitais?

Essa � uma quest�o muito particular e que nem sempre consegue agradar a todos. Na minha opini�o, a bateria mais conveniente � a pilha AA recarreg�vel, mais conhecida como pilha pequena. Eu digo �conveniente� porque aqui a quest�o n�o � o seu tempo de dura��o ou de recarregamento do flash, mas sim da praticidade em poder se contar com uma fonte de energia que � encontrada facilmente em qualquer padaria, supermercado ou loja de conveni�ncia. As baterias de �ons de l�tio tamb�m s�o muito boas, mas custam mais caro e, se voc� n�o tiver uma bateria sobressalente carregada, n�o ter� nenhuma chance de encontrar uma nova no meio de uma viagem.
At� que tamanho posso imprimir uma foto digital?

Para cada resolu��o de imagem digital existe um tamanho m�ximo poss�vel para impress�o, que muitas pessoas chamam erroneamente de �revela��o�, sem perda de defini��o. Mas � preciso prestar muita aten��o porque uma c�mera de 3.2 Megapixels, nem sempre consegue imagens em sua resolu��o m�xima, assim como uma c�mera de 5 MP, mesmo em seu ajuste mais preciso, �s vezes pode conseguir imagens de no m�ximo 3MP. Por isso, na hora de �revelar� suas fotos, tente descobrir o tamanho real da imagem e n�o apenas a capacidade da sua m�quina. 1.2 megapixels 10X15cm. 2.1 megapixels 20X25cm. 3.2 megapixels 24X30cm. 4.0 megapixels 30X40cm. 5.0 megapixels 40X50cm.
Para que serve o ajuste de ISO?

Antigamente o ajuste de ISO nas m�quinas fotogr�ficas com filme tamb�m era chamado de ajuste de ASA, e os dois seguiam numera��es diferentes. O ISO era medido em graus e a ASA era indicada na mesma nomenclatura que conhecemos nos dias atuais. Ent�o se adotou o nome ISSO, mas com a numera��o de ASA. Basicamente, a palavra ISO vem do grego isos, que significa igualdade. Essa terminologia foi criada pela International Organization for Standardization, uma organiza��o mundial que cria normas para que o mundo possa trabalhar com os mesmos padr�es de qualidade. Assim, o ISO 5800:1987 determina qual � a sensibilidade � luz que cada filme deve ter. Por falar nisso, algu�m j� poderia ter pensado em ISO para os cal�ados tamb�m, n�o? Enfim, em poucas palavras, o ISO � o que determina quanta luz � necess�ria para se tirar uma foto. Quanto maior for o n�mero do ISO, mais sens�vel e menos luz ser� necess�ria para captar uma imagem. A� ent�o vem a pergunta: ent�o por que n�o usamos sempre o maior ISO? E a resposta � que para cada aumento da sensibilidade, um pouco da qualidade da imagem se perde, al�m de aumentar a quantidade de informa��es (tamanho do arquivo) de uma �nica imagem. Antigamente, essa perda de qualidade era conhecida como �granula��o�, j� que ficava f�cil notar os gr�os ou pontos que compunham a foto. Hoje em dia o problema que ocorre � o mesmo, mas ficou conhecido pelo nome de �ru�do�. De maneira geral, a recomenda��o � usar o menor ISO poss�vel se voc� estiver em um dia ensolarado. Isso vai gerar imagens com cores vibrantes, c�us bem azuis e boa tonalidade de pele. Para dias nublados e ambientes internos com ilumina��o razo�vel, use ISO 400. Para eventos noturnos em que n�o � poss�vel segurar a c�mera im�vel por um longo per�odo, use ISO 800, com ou sem flash.
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