Os consoles da Sony tem sua reputação de trazer jogos com ótimos gráficos e experiências narrativas imersivas. Além de jogos otimizados para o PlayStation, a Sony ainda tem videogames exclusivos que você não pode jogar em nenhum outro aparelho. Assim, os melhores jogos PS4 e PS5 são garantia de horas de diversão, não importando a sua preferência de videogame.

Como o PlayStation 5 ainda é um console com apenas um ano e poucos meses de lançamento, boa parte dos melhores jogos PS5 de 2022 também são lançados para o PlayStation 4. Se você ainda não tem nenhum desses consoles, pode tanto optar pelo novo e aprimorado PS5 quanto pelo mais antigo, mas ainda eficiente, PS4. Se seu interesse for na última geração de consoles, veja nosso guia do PS5 com preço e especificações. Mas se quiser economizar, descubra se PS4 usado vale a pena ou não.

Caso você já tenha um desses consoles, então pode aproveitar com tranquilidade qualquer um dos jogos PS4 e PS5 da lista. Para te facilitar, a lista é dividida em gêneros de jogos, para facilitar a sua busca entre as opções de aventura, luta, RPG, corrida e muito mais.

Nós também indicamos acessórios para quem quer incrementar a jogatina. Sendo assim, confira abaixo nossa seleção de melhores jogos PS4 e PS5 para se divertir em 2022!

Melhores acessórios para aproveitar os jogos de PS4 e PS5

Acessórios como um segundo controle e um headset são recomendados para ter a experiência completa (Foto: Shutterstock/Rokas Tenys)

Como um bom console de videogame, você só precisa conectar a uma TV para começar a jogar. Mas os maiores fãs sabem como um bom acessório pode fazer a diferença na experiência do jogo. Um bom exemplo é o headset. Os jogos PS4 se destacam pela qualidade sonora impecável e não é toda TV ou monitor capaz de transmitir os detalhes do som.

Com um headset, você escuta cada som com profundidade e pode dizer exatamente de onde vem cada passo ou som de fundo. É uma sensação que faz a diferença na imersão enquanto joga. Assim você pode se desligar no mundo e entrar de cabeça na aventura. Além disso, se você é fã de jogos competitivos, um headset é imprescindível para competir com outros jogadores e se comunicar com a equipe.

Para escolher o melhor headset para curtir os jogos PS4 e PS5, confira nossa lista de melhor headset gamer 2022 e o guia de headset PS5 com opções compatíveis com o console. Você também pode optar pelo headset da própria marca, o Sony Pulse 3D PS5, que você confere abaixo.

Além disso, cada console vem com apenas um controle. Um controle pode ser o bastante para jogos singleplayer, mas não é para um jogo multiplayer local. Ou seja, se quiser se divertir com amigos ou familiares em casa, então vai precisar de, pelo menos, um segundo controle. Confira abaixo as ofertas para os controles originais da Sony, o Dualshock 4 para o PS4 ou o Dualsense para o PS5.

Melhores jogos PS4 e PS5 de ação

Deathloop é um jogo de ação sobre um assassino preso no looping de um dia (Foto: Divulgação/Bethesda)

Deathloop

Deathloop é um novo jogo de ação e tiro em primeira pessoa da Arkane Studios lançado em 2021. Nele, o jogador controla o assassino Colt em sua missão de eliminar oito Visionários em uma ilha em um dia. Deixar apenas um deles vivo faz com que Colt volte para o começo do dia e assim precise começar tudo de novo.

A ilha tem quatro distritos: Updaam, Karl's Bay, Fristad Rock e The Complex. Visitar cada um deles é diferente dependendo da ordem e das ações que faz. Para completar, Deathloop tem um multiplayer único e opcional. No caso, um jogador pode entrar no jogo de outro e dificultar a missão ao assumir o papel da assassina rival Julianna. Por causa de todos os elementos inovadores, Deathloop é um dos jogos PS5 mais aclamados do último ano.

God of War

Em God of War, você joga como Kratos em sua luta contra deuses mitológicos. Desta vez, neste jogo da franquia Kratos é acompanhado do filho Atreus e enfrenta os deuses da mitologia nórdica. Apesar de ter uma dose de exploração, história e quebra-cabeças, God of War ainda é um jogo repleto de ação.

O sistema de combate não apenas é complexo e cheio de recursos como é quase cinematográfico pela riqueza de detalhes visuais e narrativos. Apesar de ser um dos melhores jogos PS4 de 2018, ainda vale jogá-lo em 2022, principalmente para se preparar para o novo título programado para sair ainda esse ano, God of War: Ragnarök.

Grand Theft Auto V (GTA 5)

O Grand Theft Auto V é um jogo de ação que foi lançado em 2013, mas continua relevante em 2022. O extenso mundo aberto e o modo multiplayer são os principais motivos para isso. Na aventura principal, o jogador acompanha três protagonistas, Michael, Franklin e Trevor, em suas próprias histórias.

Além disso, a extensa gama de missões e lugares para ir deram a longevidade para o GTA V. É um jogo que não apenas sobrevive às gerações de consoles como se adapta a elas. Tanto é que não só ele passou do PS3 para se tornar um dos jogos PS4 como entrará para a lista de jogos PS5 com uma versão aprimorada, que deve ser lançada ainda em 2022.

Uncharted 4: A Thief's End

Uncharted 4: A Thief's End é o último jogo da saga de Nathan Drake. Em uma nova missão, o ex-caçador de tesouros sai da aposentadoria uma última vez para ajudar seu irmão Samuel. Fechando com chave de ouro, este jogo recebeu prêmios de melhor jogo de ação e de melhor jogo de PlayStation em 2016.

Por isso, ele continua sendo um dos melhores jogos PS4 e indispensável para quem gosta do gênero de ação-aventura. A saga Uncharted está em alta em 2022. Neste ano, teremos Uncharted 4: A Thief's End no PS5, uma coletânea da franquia no PC e ainda um filme com a história de origem de Nathan Drake protagonizado pelo Tom Holland. Não há momento melhor para mergulhar nessa história senão agora.

Far Cry 6

Far Cry 6 é o mais novo jogo da franquia que explora a luta de um grupo de guerrilheiros contra a ditadura em Yara, uma ilha fictícia localizada no Caribe. No papel de Dani, o jogador precisa realizar missões que envolvem enfrentar o exército, destruir os recursos do governo e capturar bases para então derrubar o ditador Anton Castillo.

A ação de Far Cry 6 está entrelaçada com a narrativa do jogo, o que permite viver a história a cada luta. Os personagens, os cenários e a trilha sonora são bem construídos e fazem Yara parecer um lugar real. É um dos jogos PS4 e PS5 que podem ser jogados tanto pelos fãs da franquia quanto por quem nunca jogou Far Cry antes.

Hitman 3

Se você gosta de ação mais focada em furtividade, a franquia Hitman pode ser do seu agrado. Hitman 3 foi lançado em 2021 como conclusão da trilogia “World of Assassination” do Agente 47. Assim como os jogos anteriores, o objetivo é assassinar alvos em seis lugares diferentes ao redor do mundo: Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, China, Argentina, Alemanha e Romênia.

Hitman 3 pode ser jogado nas duas gerações do console e ainda é um dos jogos PS4 e PS5 compatíveis com o PlayStation VR. A conclusão da trilogia foi bem recebida pela crítica e ainda obteve o maior número de vendas da franquia.

Control

Control é um jogo de ação-aventura e tiro em terceira pessoa lançado em 2019 pela Remedy Entertainment. A história segue Jesse Faden, nova diretora de uma agência secreta que estuda fenômenos que violam as leis da realidade. Por causa disso, o combate usa essa temática para misturar as mecânicas de tiro com distorções da realidade.

Disponível entre jogos PS4 e PS5, Control recebeu diversas condecorações de jogo do ano de 2019. As habilidades de combate, os quebra-cabeças, os cenários bonitos e “destrutíveis”, além da história misteriosa, são alguns dos pontos altos citados pela crítica.

Returnal

Em Returnal, a nave da exploradora Selene cai no estranho planeta Atropos. Quando começa a explorar ela se surpreende ao encontrar no chão corpos dela própria. Com elementos de roguelike, a cada vez que Selene morre no planeta, ela volta para o ponto quando sua nave caiu. Mas nada se repete. A cada novo ciclo, Atropos muda e Selene precisa se adaptar para sobreviver.

Returnal é um jogo que usa a repetição como chave, mas que consegue manter o interesse do jogador por causa da protagonista intrigante e dos mistérios sombrios que Atropos carrega. O jogo recebeu críticas bem positivas e o prêmio de melhor jogo de ação de 2021 na The Game Awards. Returnal é um dos jogos PS5 exclusivos, ou seja, você só pode jogá-lo no novo console da Sony.

Melhores jogos PS4 e PS5 de aventura

Horizon Forbidden West promete um mundo ainda maior para explorar e enfrentar as máquinas (Foto: Divulgação/Sony)

Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West

O universo de Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West se passa em mundo pós-apocalíptico que une o primitivo ao futurístico através dos monstros mecânicos que dominam a terra. Em ambos,  o ambiente de mundo aberto com sistema dinâmico de clima e de ciclos de dia dão margem a muita exploração.

Em Horizon Zero Dawn, o jogador é apresentado a este universo na pele da caçadora Aloy e tem que aprender como se virar neste cenário hostil por conta própria. Em Horizon Forbidden West, Aloy segue a aventura para a América ocidental, que promete trazer novos desafios para a caçadora.

Essa sequência tão aguardada tem seu lançamento oficial em 2022, cinco anos após o primeiro jogo. Ambos são jogos PS4, mas o Horizon Forbidden West pode ser jogado também no PS5.

Assassin's Creed Valhalla

Assassin's Creed Valhalla é o título mais recente da extensa franquia que une assassinos implacáveis e cenários históricos. Neste jogo, a aventura se passa nas invasões da Grã-Bretanha pelos vikings no século IX. Com mundo aberto e cenários detalhados, não faltam lugares para explorar e até aprender um pouco de história no processo.

Além dos elementos de aventura, Assassin's Creed Valhalla também é um jogo de RPG. Assim, o jogador tem à sua disposição equipamentos e habilidades variados para escolher. O jogo foi lançado em 2020 e está disponível tanto entre jogos PS4 quanto de PS5.

Red Dead Redemption 2

Em Red Dead Redemption 2, a aventura acontece na pele de um fora da lei no faroeste americano. Ao controlar Arthur Morgan, o jogador tem à sua disposição missões que o permitem avançar na história. Mas, fora delas, o jogador ainda pode explorar o mundo aberto livremente. Como parte do velho oeste, tiroteios, assaltos e cavalgadas fazem parte da aventura.

A reputação de Arthur Morgan na região depende de como o jogador decide responder e agir em relação aos NPCs. Além disso, o jogo tem um sistema de recompensa que reflete em como a polícia e os caçadores de recompensa reagem em relação aos crimes cometidos por Arthur. Red Dead Redemption 2 foi lançado para PS4 em 2018 e recebeu dezenas de premiações em áreas diversas, como arte, áudio e design.

Spider-Man e Spider-Man: Miles Morales

Se aventurar em terra firme pode ser interessante, mas viajar pelo alto dos prédios com uma teia de aranha não acontece todos os dias. Em Spider-Man e Spider-Man: Miles Morales, você tem ao seu dispor todos os poderes do Homem-Aranha para explorar Manhattan, lutar contra bandidos e ser o amigão da vizinhança.

No primeiro jogo dessas novas aventuras do herói da Marvel, o jogador acompanha a história do Homem-Aranha de Peter Parker em seus trabalhos como herói veterano. Já no segundo título da franquia, quem entra em cena é um Miles Morales que acabou de ganhar os poderes de aranha e passou por um treinamento com o Peter.

Cada jogo pode ser apreciado separadamente, mas uma DLC no primeiro jogo une as histórias dos dois heróis. Ambos são jogos PS4 e de PS5 e uma sequência continuand a história já foi anunciada.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

Em Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, a aventura atravessa diversas dimensões. O novo jogo da franquia é um dos jogos PS5 exclusivos e utiliza ao máximo da capacidade do novo console. A troca entre dimensões em tempo real com cenários ricos em detalhes e repletos de movimento é um deleite para os olhos.

Já em relação à jogabilidade, o jogador intercala entre controlar o protagonista Ratchet e a nova Lombax de outra dimensão, a Rivet. Além da aventura entre mundos, o combate é frenético e dinâmico. Os jogadores que fazem uso de todos os recursos disponíveis são os mais recompensados pelo sistema de aprimoramento de equipamento.

Shadow of The Tomb Raider

Não dá para falar de aventura sem mencionar as explorações da arqueóloga Lara Croft. Shadow of The Tomb Raider, de 2018, é o jogo mais recente da franquia. Neste terceiro título do reboot, Lara continua os passos do pai. Agora ela está em busca de uma relíquia Maia enquanto enfrenta a Trinity e tenta impedir um apocalipse Maia.

Enquanto muitas mecânicas são comuns dos jogos antecessores do reboot, Shadow of The Tomb Raider trouxe suas melhorias. Os gráficos foram aperfeiçoados e, no quesito exploração, o mundo aberto é o maior da franquia até hoje. Tanto é que o jogo custou mais de 110 milhões de dólares para desenvolver. Com isso, Shadow of The Tomb Raider é um dos jogos mais caros já feitos.

It Takes Two

It Takes Two é uma aventura cooperativa que de fato precisa de duas pessoas para jogar e avançar na história. Os dois jogadores controlam Cody e May, um casal que decide se divorciar. Mas eles precisam deixar as brigas de lado quando acabam presos no corpo de bonecos feitos pela filha Rose.

A criatividade de cada fase é um destaque pelo uso divertido de pequenos objetos do dia a dia. Em todo nível cada personagem recebe uma habilidade diferente. Dessa forma, ambos precisam cooperar para avançar nos quebra-cabeças e enfrentar os inimigos. It Takes Two foi um dos jogos PS4 e PS5 mais aclamados de 2021, ganhando até o prêmio de jogo do ano no The Game Awards.

Guardiões da Galáxia

Uma aventura cósmica alucinante espera você no jogo dos Guardiões da Galáxia. Baseado na história em quadrinhos, no jogo você controla Peter Quill, o Star-Lord, ao lado dos conhecidos guardiões: Gamora, Rocket Raccoon, Groot e Drax. A aventura pelos diferentes planetas e os diferentes ataques dos personagens incônicos já são um atrativo. Mas o jogo de aventura em terceira pessoa vai além.

O jogo dos Guardiões da Galáxia tem mecânicas únicas que combinam com os quadrinhos. Durante uma luta, o jogador pode usar a habilidade especial de “discurso motivacional” do Peter que melhora a moral do grupo ao som de músicas clássicas dos anos 80. Os diálogos divertidos estão presentes a todo momento e o jogador pode até escolher como responder em alguns casos. O jogo foi lançado em 2021 para PS4 e PS5 e é diversão garantida para os fãs destes heróis improváveis.

Crash Bandicoot 4: It's About Time

Os jogos PS4 não precisam ter mundos abertos e cenários realistas para terem boas aventuras. Crash Bandicoot 4: It's About Time é um jogo de plataforma que se mantém fiel às origens, mas traz novidades. O jogador pode usar as poderosas Máscaras Quânticas para modificar fases e conseguir novos meios para ultrapassar obstáculos desafiadores.

Crash Bandicoot 4: It's About Time é um jogo divertido e adequado para qualquer um. Mas os fãs mais antigos da franquia podem aproveitar ainda mais pelo retorno de personagens amados, incluindo Crash, Coco, Tawna e até o antigo inimigo Dingodile.

Melhores jogos PS4 e PS5 de luta

Samurai Shodown traz para a arena dezenas de personagens (Foto: Divulgação/SNK CORPORATION)

Samurai Shodown

Samurai Shodown é um jogo de luta também clássico, mas que pega como inspiração a história do Japão. Com espadas, ninjas e samurais, o próprio jogo se passa em uma versão fictícia da Era Tenmei do Japão. O jogo de 2019 disponível para o PS4 é uma espécie de reboot do jogo de arcade original de mesmo nome de 1993.

Com isso, espere por momentos nostálgicos e dezenas de personagens icônicos da franquia. Ao mesmo tempo, o jogo não deixa de trazer novidades e tem até alguns recém-chegados entre os personagens jogáveis.

Street Fighter V: Arcade Edition

Street Fighter V foi coroado como melhor jogo de luta em 2016 e, de lá para cá, só melhorou. A nova edição da famosa franquia trouxe gráficos melhores, novidades no sistema de combate e até um inesperado modo história. Apesar disso, a quantidade reduzida de personagens jogáveis na época desapontou os jogadores.

Felizmente, esse problema foi corrigido. A Capcom incluiu novos lutadores através de temporadas. De velhos conhecidos até novos desafiantes, em 2022, Street Fighter V tem mais de 40 personagens jogáveis. Ou seja, é um dos jogos PS4 que resiste a prova do tempo com constantes novidades.

Mortal Kombat 11: Aftermath

O violento jogo de luta Mortal Kombat 11 não ficou para trás. Os golpes especiais e os fatalities em 2.5 dimensões já são uma marca da franquia, mas não os únicos aspectos que a mantêm de pé. O modo história é uma sequência direta dos acontecimentos de Mortal Kombat X e dá um objetivo maior para os personagens do jogo. O próprio final da aventura depende do resultado da última batalha.

O jogo base já tem uma boa quantidade de personagens jogáveis, com 25 opções para lutar. Mas, se quiser mais, os pacotes de expansão como o Aftermath incluem mais personagens. Mortal Kombat 11 foi lançado com um dos jogos PS4 de luta em 2019 e em 2020 chegou no PS5.

Tekken 7

Tekken 7 foi lançado em 2016 no aniversário de duas décadas da franquia. Como outros jogos PS4 de luta recente, as melhorias nos gráficos dos personagens clássicos são um marco importante. No caso do Tekken 7, foi o primeiro jogo da série a usar o motor de jogo Unreal Engine 4.

Na jogabilidade, o jogador tem mais possibilidades com os mecanismos novos, como Rage Art, Power Crush e Screw Attack. Também não faltam personagens jogáveis, já que Tekken 7 conta com mais de 50 opções. Dentre a seleção estão alguns personagens inusitados de outras franquias, como Akuma do Street Fighter, Noctis do Final Fantasy XV e Negan da série The Walking Dead.

Injustice 2

Injustice 2 tem toda a ação esperada dos jogos PS4 de luta, mas com heróis e vilões da DC Comics como personagens jogáveis. Por isso, você pode experimentar todos os poderes e equipamentos icônicos de cada um nas suas próprias batalhas. O modo história tem uma cinematografia digna dos cinemas para você se sentir ainda mais na pele dos seus heróis – ou vilões – favoritos. Além de finais diferentes, dependendo do herói que você escolha se aliar.

No quesito de personagens jogáveis, você vai encontrar os principais nomes das batalhas da DC e também alguns ainda pouco conhecidos. Nas DLCs você ainda pode jogar com desafiantes mais inusitados, como Hellboy, As Tartarugas Ninja, e Raiden e Sub-Zero do Mortal Kombat.

Melhores jogos PS4 e PS5 focados em narrativa

Death Stranding é um jogo com uma narrativa impactante e novas mecânicas criadas por Hideo Kojima (Foto: Divulgação/Sony)

Death Stranding

Não há dúvidas de que o Kojima consegue fazer ótimos jogos narrativos que quebram com toda a expectativa que temos de um videogame. A sua mais recente empreitada de sucesso, como parte do Kojima Productions, foi Death Stranding.

O jogo é ousado, com elementos incomuns e uma narrativa lenta que demora a prender os jogadores. Mas, uma vez que prende, o jogador pode passar horas neste universo sem perceber.

Death Stranding é sobre um mundo pós-apocalíptico que tenta se reconstruir apesar da constante ameaça do estranho fenômeno Death Stranding, as chuvas ácidas e o ataque de terroristas. O jogo ocorre em um mundo aberto, mas as funções online incorporam elementos sociais.

Assim, um jogador pode ajudar outro em seu próprio mundo, sem nunca jogarem de fato juntos. Além da versão original ser um dos melhores jogos de PS4, em 2021 saiu a “versão de diretor” no PS5, com mais conteúdo e mecânicas.

The Last of Us Part II

The Last of Us Part II mostra todo o potencial de jogos PS4 exclusivos. Se o primeiro jogo já foi um sucesso, a parte 2 deu continuidade à história sem perder o impacto da narrativa. No primeiro jogo, a história se resolvia ao redor de Joel. Mas na parte dois o foco se divide entre personagens para mostrar todos os lados de um mesmo conflito, com Ellie e Abby como polos opostos.

A tecnologia de captura simultânea de movimento e voz dos atores deixou as expressões e interpretações ainda mais realistas. São atuações tão conviventes que prendem o jogador na narrativa trágica do mundo pós-apocalíptico. Por causa de tamanha expectativa, The Last of Us Part II é um dos jogos PS4 mais vendidos. É também o mais premiado, com 43 vitórias em prêmios diversos ao redor do mundo.

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

A franquia Metal Gear Solid tem um espaço garantido entre os favoritos de muitos jogadores. A série inovou com o gênero de jogos furtivos e cada novo título é muito aguardado. Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain é o jogo mais recente da franquia. É também o provável último feito por seu criador Hideo Kojima após sua saída da Konami.

Notícias tristes à parte, Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain é um jogo para nenhum fã botar defeito. Além de toda a ação e furtividade, a narrativa continua tendo todo o peso emotivo capaz de pegar qualquer um. Por isso, Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain não é apenas um dos melhores jogos PS4 e PS5. Para alguns, ele é considerado o melhor de toda a franquia.

Melhores jogos PS4 e PS5 de RPG

Tales of Arise é um jogo que celebra a franquia com sistema de batalha especial com personalização até nos golpes dos integrantes da equipe (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Tales of Arise

Após cinco anos de espera, a série de RPG Tales of recebeu um novo jogo em 2021. Tales of Arise é um RPG de ação com um sistema de batalha de movimento linear, mais dinâmico do que o combate por turno típico em RPGs japoneses.

É um dos muitos elementos que Tales of Arise manteve ao longo da franquia, mas com melhorias de forma que um jogo nunca é igual ao outro. O resultado foi tão positivo que consegue agradar até quem não é fã da franquia.

Em Tales of Arise, a história acontece em Dahna, um planeta que foi invadido e escravizado pelo povo do planeta Rena. Em um dos campos de escravos surge um homem sem memórias com uma estranha Máscara de Ferro.

Ele não aceita a situação de Dahna e, por feito do acaso, acaba se juntando a uma habitante de Rena que deseja, por seus próprios motivos, enfrentar os lordes de seu planeta. Tales of Arise ganhou prêmio de jogo de RPG do ano na The Game Awards de 2021.

Final Fantasy VII Remake

A história de Cloud, Tifa, Aerith, Barret, Sephiroth, entre outros, é uma das mais amadas da franquia. Final Fantasy VII Remake é um jogo que traz de volta essa aventura de RPG em novo formato. O jogo não ganhou apenas novos traços, como um mundo aberto com mais exploração, batalhas em tempo real e missões novas para passar mais tempo no jogo.

Por causa da extensão, o Remake não cobre toda a aventura. Em vez disso, a história segue a luta do grupo de Cloud na cidade de Midgar, sendo praticamente a introdução do game original. O restante da história será lançado em um novo jogo no futuro. Final Fantasy VII Remake é um dos jogos PS4 mais vendidos e recebeu uma versão otimizada, o Final Fantasy VII Remake Intergrade, para o PS5 em 2021.

A versão introduz a personagem Yuffie, além de novos conteúdos. Vale mencionar que o game ganhou o prêmio de "Melhor RPG" na Game Awards de 2020.

Persona 5

Persona 5 é um dos jogos PS4 de RPG mais aclamados da atualidade e recebeu diversos prêmios, inclusive o de melhor jogo de RPG na The Game Awards de 2017. Não é apenas um título, mas um reflexo da diversão que esse jogo traz. Persona 5 se passa em Tóquio e tem como protagonista Joker, um jovem que muda de escola depois de ser falsamente acusado de roubo.

Joker e seus amigos desenvolvem habilidades especiais que roubam más intenções dos corações das pessoas e assim formam o grupo Phantom Thieves of Hearts. Persona 5 usa o melhor do RPG e intercala batalhas através das Personas, exploração de masmorra e elementos sociais.

Sem contar o poder dos personagens marcantes e carismáticos. Persona 5 se tornou um fenômeno tão grande que ganhou spin offs e novas versões. Mas ele continua como um dos jogos PS4 e PS5 exclusivos.

Demon's Souls

Demon’s Souls é um jogo de RPG para quem gosta de um bom desafio. Ele é um dos poucos jogos PS5 exclusivos, que não saiu nem para o PS4. O jogo é um relançamento do primeiro título da franquia.

A versão atualizada veio com melhorias tanto no visual quanto na jogabilidade. Novas armas e itens não só ajudam os novatos na franquia, como trazem novas possibilidades aos veteranos de Demon’s Souls.

Em Demon’s Souls, você pode personalizar seu personagem como quiser. E é bom escolher bem, já que montar bons equipamentos é essencial na estratégia para derrotar os temíveis demônios. A história do jogo é tão misteriosa e sombria quanto a própria ambientação. Cada nova informação deixa você mais curioso sobre o que vem a seguir.

Yakuza: Like a Dragon

Yakuza: Like a Dragon é um jogo que veio para renovar a franquia completamente. Além de ter um novo protagonista, é o primeiro jogo da série principal a ser um RPG com sistema de turnos. A mudança surgiu de uma piada de primeiro de abril que foi bem recebida pelos fãs da franquia. Mesmo assim, o combate não é de todo padronizado. O jogador pode arremessar elementos do ambiente, como bicicletas no meio da rua, direto nos adversários.

Em relação à história, espere por momentos bizarros e divertidos. O protagonista Ichiban Kasuga sai da prisão depois de anos preso por um crime que não cometeu. Do lado de fora, descobre que foi traído e abandonado por seu próprio clã. Então, ele se une a um grupo um tanto quanto incomum de para se vingar e se tornar o novo herói local.

Yakuza: Like a Dragon é um dos melhores jogos PS4 de RPG e sua ambientação é bem diferente do convencional. O jogo também foi lançado para PS5.

Mass Effect: Legendary Edition

A trilogia original de Mass Effect ganhou uma versão remasterizada em 2021 com a chegada de Mass Effect: Legendary Edition. O jogo mantém a estrutura e história originais, mas com gráficos dignos da tecnologia atual e uma barra de status mais intuitiva.

O pacote ainda inclui as DLCs com conteúdos importantes para a narrativa. Assim, você pode aproveitar toda a história desses jogos PS4 com a experiência completa.

Mass Effect é sobre Comandante Shepard, militar que descobre uma ameaça iminente que pode aniquilar todas as formas de vida do espaço. Shepard precisa unir forças com outras raças para impedir este perigo galático, mas essa não é das tarefas mais fáceis.

Como um RPG, personalização e escolhas fazem parte do jogo. Uma decisão do primeiro jogo pode influenciar em um momento no terceiro, por exemplo. Mass Effect ainda conta com personagens romanceáveis e diálogos divertidos que dão doses necessárias de leveza para a história. São jogos PS4 de guerra, exploração, narrativa impactante e interações sociais que valem a pena.

Bloodborne

Bloodborne é um dos jogos PS4 exclusivos da plataforma e foi criado por Hidetaka Miyazaki, o responsável pela série Souls, incluindo o já mencionado Demon's Souls. O jogo é um RPG de ação bem macabro. Com um mundo meio aberto, calabouços gerados proceduralmente e inimigos desafiadores, é preciso estar sempre pronto para o perigo.

Em Bloodborne, a batalha pode ser bem pessoal. Não só você pode personalizar seu personagem como o jogo obriga a você enfrentar seus pesadelos. A dificuldade do jogo e o cenário amaldiçoado de Yharnam, que existe por causa de uma doença misteriosa que deixa você sempre alerta.

Seguir em frente, por mais assustador que seja, é recompensado com a satisfação de conseguir superar os obstáculos. É considerando um dos melhores jogos PS4 e foi premiado como melhor jogo de PlayStation em 2015.

Scarlet Nexus

Scarlet Nexus é um dos jogos PS4 de RPG com lutas no estilo “hack and slash” com ataques com espadas e poderes de arremessar objetos próximos. O jogo deixa você escolher entre jogar com o Yuito Sumeragi ou com a Kasane Randall. Mas essa decisão afeta não só a aparência do protagonista, como os aliados e até a história.

Assim, Scarlet Nexus traz duas histórias similares, mas não idênticas, em um só jogo. Lembrando que, ao completar as duas histórias, você desbloqueia mais conteúdo e um terceiro final.

Scarlet Nexus acompanha um grupo de jovens que faz parte de uma organização responsável por defender a cidade de monstros. A interação com os demais personagens do jogo é uma das partes centrais do jogo.

Você pode falar com eles entre as missões, conhecer seus passados e utilizá-los em batalha para combinar ataques. Não é segredo que no visual Scarlet Nexus lembre os animes japoneses. Mas o interessante é que o jogo recebeu de fato uma adaptação em anime ainda em 2021.

Melhores jogos PS4 e PS5 de espada

O visual e a história de Ghost of Tsushima são tão impactantes quanto as batalhas ninjas (Foto: Divulgação/Sony)

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima é um jogo de espada que explora a história japonesa. O jogo é ambientado na  Ilha de Tsushima, durante uma invasão Mongol. O protagonista, Jin Sakai, é o último samurai que sobrevive ao ataque. Em busca de vingança, ele percebe que precisa usar táticas e aliados novos se quiser vencer seus inimigos. Mesmo que, para isso, ele precise se distanciar da honra dos samurais.

Lançado em 2020, Ghost of Tsushima é um dos jogos PS4 e PS5 mais bonitos por aí. Sem sistemas de teleporte e um mundo aberto, viajar pela Ilha de Tsushima de cavalo não chega nem a ser um trabalho muito grande. Apenas viajar pelos cenários nas diferentes horas do dia faz o deslocamento ser agradável. Ghost of Tsushima é uma obra de arte que você pode jogar.

Sekiro: Shadows Die Twice

Sekiro: Shadows Die Twice é mais um dos jogos PS4 de Hidetaka Miyazaki da lista. O diretor da franquia Souls trouxe os combates desafiadores para o Japão histórico. O jogador toma controle de Wolf, um ninja que quer vingança contra o clã de samurais que sequestrou seu mestre. A ambientação no período Sengoku inclui referências profundas, como citações da filosofia budista.

Seguindo o estilo de luta ninja, o jogo tem elementos de furtividade. Mas o combate direto com os grandes chefões também está presente e não são batalhas fáceis. Ghost of Tsushima foi amplamente elogiado e foi premiado como jogo do ano na The Game Awards 2020. Assim, ele é outro ótimo candidato para colocar na lista de jogos PS4 para jogar em 2022.

The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt é um jogo que quase dispensa introduções. Afinal, é um jogo que ganhou vários prêmios de melhor do ano em 2015 e ainda vai ser um dos jogos PS5 com o relançamento em 2022. No jogo, o caçador de monstros Geralt de Rivia, tem um grande objetivo: encontrar sua filha adotiva que está fugindo do Wild Hunt. Geralt fará o que for necessário para derrotar os monstros à sua frente e salvá-la.

Geralt tem a sua disposição duas espadas e mais dezenas de outros equipamentos, poderes e recursos para a tarefa. O variado arsenal é necessário para lidar com cada criatura que surge pelo caminho.

Por causa do sistema de jogo dinâmico, os monstros podem ser mais fracos ou mais fortes dependendo do momento do dia. Com ação e lutas com espada de sobra, The Witcher 3: Wild Hunt é também um RPG com muita exploração e 36 finais possíveis.

Melhores jogos PS4 e PS5 de guerra

Call of Duty: Black Ops Cold War é um jogo sobre uma missão da CIA durante a Guerra fria (Foto: Divulgação/Activision-Blizzard)

Call of Duty: Black Ops - Cold War

Não tem como falar de jogos PS4 e PS5 de guerra sem citar Call of Duty. O jogo Call of Duty: Black Ops - Cold War é um jogo de 2020 que segue os acontecimentos de Black Ops em um cenário de Guerra Fria. O modo campanha para um jogador chega a ser inspirado em eventos reais da guerra.

O jogo segue a equipe do operador da CIA Russell Adler enquanto eles tentam impedir a ameça soviética chamada pelo nome Perseus. A missão segue por vários países envolvidos no confronto, como Turquia, Alemanha e Vietnã. Call of Duty: Black Ops Cold War ainda tem um modo multiplayer e outro modo com zumbis, ambientados também no cenário da Guerra Fria.

Battlefield V

Battlefield é outra franquia de jogos de guerra famosa. Enquanto jogos anteriores tinham o modo multiplayer como principal atrativo, o Battlefield V tem um modo campanha para um jogador que é igualmente interessante. A história de Battlefield V se passa na Segunda Guerra Mundial, assim como o primeiro jogo da série.

Em vez de seguir uma história linear, Battlefield V tem cinco episódios protagonizados por personagens diferentes. Cada uma também aborda um lugar e um momento diferente da guerra. Como esperado, o multiplayer continua presente no Battlefield V. Você pode jogar no modo de campanha multiplayer, em missões cooperativas e no clássico Battle Royale destrutivo.

Melhores jogos PS4 e PS5 de zumbi

Cada personagem de Back 4 Blood tem seu estilo favorito de eliminar zumbis (Foto: Divulgação/Warner Bros. Games)

Back 4 Blood

Back 4 Blood é um daqueles jogos PS4 e PS5 de zumbi para quem quer uma diversão simples enfrentando zumbis. O jogo, dos mesmos criadores de Left 4 Dead, aposta em personagens excêntricos e um combate simples e alucinante. O objetivo é claro: destruir todos os inimigos a sua frente.

Back 4 Blood tem um modo história, mas não espere narrativas emotivas cheias de reviravoltas. É mais um jogo para quem quer ir direto ao ponto e destruir hordas de zumbis sem pensar muito. O mais interessante de Back 4 Blood é a cooperação. Mesmo o modo campanha é feita em times e pode ser jogado com amigos. Se preferir, pode jogar no modo multijogador de quatro contra quatro jogadores. Ele também é um dos melhores jogos PS5, como pode ver nas ofertas de Back 4 Blood.

Resident Evil 2 Remake

Resident Evil 2 Remake é a renovação de um dos jogos mais amados da franquia. Lançado 21 anos depois do original, as mudanças não foram poucas. Com visão em terceira pessoa e personagens e cenários mais detalhados, o remake traz novos sustos para um conhecido jogo.

Como no original, Resident Evil 2 Remake tem dois protagonistas, Leon e Claire. Começando o jogo separados, eles se unem ocasionalmente para sobreviver aos zumbis e cumprir sua missão. Aproveitar a renovação bem-feita de um jogo clássico é uma das melhores maneiras de aproveitar o desempenho dos jogos PS4.

Days Gone

Days Gone é um novo jogo de sobrevivência à zumbis lançado primeiro dentre os jogos PS4. O protagonista da história é Deacon St. John, um caçador de recompensas que viaja sozinho em sua moto. Dois anos depois do início da pandemia que transformou pessoas em “Freakers”, ele descobre que sua esposa pode estar viva e viaja para tentar encontrá-la.

Days Gone é um jogo de mundo aberto, então as possibilidades para explorar este mundo pós-apocalíptico são inúmeras. Mas esteja preparado. A inteligência artificial do jogo gera extensas hordas de zumbis que podem ser desafiadoras de se enfrentar.

Resident Evil Village

Resident Evil Village é o oitavo jogo da franquia. A história é uma sequência direta de Resident Evil 7: Biohazard e traz de volta Ethan Winters no papel de protagonista. Seu novo desafio agora é resgatar a esposa Mia e a filha recém-nascida Rosemary de uma vila tenebrosa.

Resident Evil Village tem novos e teneborsos inimigos que rapidamente entraram entre os mais icônicos da série, a exemplo da Lady Dimitrescu. O jogo traz reviravoltas a todo momento na história e consegue manter o entusiasmo que jogos anteriores da franquia construíram.

Melhores jogos PS4 e PS5 multiplayer grátis

Call of Duty Warzone é a versão Battle Royale da franquia (Foto: Divulgação/Activision-Blizzard)

Call of Duty: Warzone

O Call of Duty: Warzone é a versão Battle Royale dos jogos de guerra. A princípio ele foi criado com base no Call of Duty: Modern Warfare, mas, diferente dos títulos principais da franquia, Warzone é um dos jogos PS4 grátis. Você pode saber mais como jogar no nosso guia de Call of Duty: Warzone.

O Battle Royale de Call of Duty: Warzone é bem amplo, com 150 jogadores se enfrentando em uma arena. Isso é mais do que o costume nos jogos do gênero. Um diferencial do jogo é que sempre há uma segunda chance após ser eliminado pela primeira vez. Quando isso acontece, o jogador é levado ao Gulag, aonde enfrenta outro eliminado com os mesmos equipamentos. Quem vencer o confronto direto volta para uma nova chance na partida!

Fortnite

Se quer curtir com jogos PS4 grátis, Fortnite é uma boa opção multiplayer e também disponível para PS5. O jogo é bastante conhecido por seu Battle Royale colorido. Em Fortnite, você é jogado em um mapa com até 100 jogadores que precisam se enfrentar até que sobre um. Você precisa procurar armas nos arredores e pode construir estruturas para se esconder ou mesmo alcançar outro jogador.

O mapa também diminui com o tempo para juntar os jogadores até que um saia vitorioso. Fortnite é um jogo gratuito e tem milhões de jogadores, então sempre vão ter pessoas para enfrentar. O jogo cresceu tanto que constantemente fazem parcerias e trazem personagens famosos de fora, como Marvel, Star Wars e Naruto.

Melhores jogos PS4 e PS5 de esporte e corrida

No FIFA 22, você pode jogar com seus jogadores e times de futebol favoritos (Foto: Divulgação/EA)

FIFA 22

Voltando para o futebol, se você quer ter sempre o jogo mais atual, já pode correr atrás do FIFA 22. O jogo segue a fórmula de sucesso, sempre adicionando novos personagens, estádios e mais para continuar em dia e dar mais opções para os jogadores.

O FIFA 22 tem os mesmos modos presentes nos últimos títulos da franquia, com Modo Carreira, Ultimate Team, Pro Clubs e Volta Football. O Modo Carreira em particular conta com uma grande novidade. Agora, além de poder acompanhar um time ou um jogador ao longo da carreira, você pode criar o seu time do zero neste modo. Nome, escudo, uniforme, jogadores, liga, estádio, tudo escolhido e administrado por você para construir seu time de sucesso.

FIFA 21

Nos jogos PS4 de esporte, o FIFA 21 não poderia ficar de fora. O jogo faz parte da franquia mais popular de jogos de futebol e traz versão ainda mais realistas e humanizadas dos jogadores famosos.  Por causa disso, mesmo sendo a versão de 2021 da série e não a mais recente, ainda é um belo jogo para fãs de futebol. E bem mais barato que a versão atual.

Com 100 jogadores disponíveis, além de dezenas de estádios, times e ligas, o jogador pode tanto jogar com sua equipe favorita quanto criar um time dos sonhos. O FIFA 21 trouxe novamente o modo Volta Football. Volta é um modo história com futebol de rua e que dá sequência aos acontecimentos do jogo de 2019.

Crash Team Racing: Nitro Fueled

Crash Team Racing: Nitro Fueled é um dos jogos PS4 de corrida com estética mais colorida do que realista. É uma corrida de kart em vez de carros de corrida profissionais, e elementos surpresa no caminho deixam a disputa imprevisível. Tudo isso com a companhia de personagens famosos da série de jogos Crash.

O jogo Crash Team Racing: Nitro-Fueled de 2019 faz parte da repaginada da franquia com vários remakes nos últimos anos. Este jogo em questão é a recriação do Crash Team Racing no ano que o original completou 20 anos. Mas, para incrementar, a nova versão adicionou personagens e pistas de outro jogo, o Crash Nitro Kart.

Horizon: Chase Turbo

Horizon: Chase Turbo é o representante brasileiro da lista. O jogo da desenvolvedora brasileira Aquiris Game Studio entrou para a lista dos jogos PS4 de corrida apostando na nostalgia. Horizon: Chase Turbo usa gráficos 3D com estética retrô inspirados nos jogos de corrida de arcade dos anos 90. O jogo tem até trilha sonora feita por Barry Leitch, compositor de Top Gear, a maior referência dos criadores de Horizon Chase Turbo.

Horizon: Chase Turbo coloca o jogador para competir em pistas ao redor do mundo. Claro que não podiam faltar circuitos no Brasil. Por aqui, as cidades que foram escolhidas como cenário são Brasília, Salvador, Niterói e Chapada Diamantina. É um jogo simples, mas que ainda pede por alguma estratégia para ficar de olho no gasto de gasolina e saber quando usar o acelerador Nitro.

Em um conteúdo adicional recente chamado Senna Forever, o Horizon Chase Turbo adicionou mecânicas semelhantes aos jogos antigos de Fórmula 1. Além disso, a DLC vem com um modo que permite acompanhar a história da carreira maior piloto brasileiro, Ayrton Senna.

F1 2021

No campo de jogos PS4 de corrida mais realistas, F1 2021 é a opção. Jogo oficial dos campeonatos de corrida Fórmula 1 e Fórmula 2, ele recria a temporada de 2021, incluindo pistas, escuderias e pilotos.

Uma vantagem dele em relação à competição real é que no game você pode correr nos novos circuitos que foram planejados para a temporada 2021, mas que foram cancelados por conta da pandemia. Com isso, o jogador ainda pode experimentar como seria o campeonato de 2021 originalmente.

Além disso, o F1 2021 tem um modo história chamado Ponto de Frenagem. O jogador acompanha uma aventura dentro e fora das pistas ao longo de três anos com os personagens Aiden Jackson e Casper Akkerman. Companheiros de equipe, o jogador pode até escolher uma de cinco escuderias diferentes para eles representarem. Assim você pode jogar como um piloto e conhecer até o drama dos bastidores da F1.

Tony Hawk's Pro Skater 1+2

Para colocar a adrenalina lá em cima, nada melhor que o jogo de skate Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2. O jogo é um remake dos dois primeiros jogos da franquia de games do famoso skatista. Ou seja, são dois clássicos melhorados em um único jogo.Tony Hawk's Pro Skater 1+2 não fica preso ao passado e inclui músicas e skatistas atuais, como a brasileira Letícia Bufoni.

Além disso, é um jogo com imagens realistas, mas que tem uma certa licença poética nas manobras e não pretende seguir as leis da física tão fielmente. Assim você pode combinar as manobras que quiser para fazer mais pontos.

Melhores jogos PS4 e PS5 para a família

Spyro Reignited Trilogy trouxe de volta a trilogia original do nostálgico dragão roxo (Foto: Divulgação/Activision-Blizzard)

Spyro Reignited Trilogy

A remasterização de jogos antigos com mais de 20 anos de história atiçam a nostalgia de qualquer um. Spyro Reignited Trilogy é a renovação não de apenas um, mas dos três primeiros jogos da franquia. Por causa disso, agora Spyro the Dragon, Spyro 2: Ripto's Rage! e Spyro: Year of the Dragon podem ser chamados de jogos PS4 e PS5.

Spyro Reignited Trilogy usa boa parte da história original da trilogia, mas com melhorias de jogabilidade para deixá-lo atual. É um jogo divertido tanto para quem jogou os originais e quer reviver essa época quanto para os pequenos que estão conhecendo Spyro pela primeira vez.

Minecraft

Minecraft está longe de ser um jogo novo. Com 11 anos de existência, ele continua sendo um daqueles jogos PS4 divertidos não importa a sua idade. Minecraft é um bom jogo para crianças pequenas por ser fácil de começar. Mas também é uma ótima maneira de adultos se divertirem com desafios usando toda a sua criatividade.

Essa é a graça de um jogo estilo “sandbox”, ou “caixa de areia”. É um mundo inteiro para explorar e criar. Não importa se você quer apenas passar um tempo relaxando ou se quer se dedicar ao mundo dos blocos, você pode fazer o que desejar. Minecraft também oferece modo multiplayer, então você pode jogar com a família.

LEGO Marvel Collection

Os videogames com os blocos de LEGO são um sucesso a parte. São jogos divertidos com cenas engraçadas e que brincam com o formato das peças. Junte isso aos seus personagens e filmes favoritos e terá ainda mais diversão.

No caso de LEGO Marvel Collection, são três jogos PS4 em um: LEGO Marvel Super Heroes, LEGO Marvel Super Heroes 2 e LEGO Marvel's Avengers, com todas as DLCs inclusas. São dezenas de super-heróis para incorporar e recriar a ação dos filmes em forma de LEGO.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy

A febre das revitalizações chegou também no Crash. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é um conjunto que leva a trilogia original de Crash para a nova geração. Agora você pode conhecer Crash Bandicoot, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped como jogos PS4.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy é um jogo adequado para a família, com uma história divertida e jogabilidade fácil de aprender, ainda que tenha seus desafios no meio. É uma boa oportunidade para apresentar a franquia para novos jogadores antes de partir para a já citada sequência Crash Bandicoot 4: It's About Time ou para o spin-off de corrida Crash Team Racing Nitro Fueled.

Leia mais sobreJoga+