Escolher um celular Android nem sempre é fácil, com tantas opções disponíveis. Marcas como a Samsung, Motorola, Xiaomi e Realme possuem dezenas de smartphones com o sistema operacional do Google à venda no Brasil. As opções vão desde aparelhos básicos até alguns dos mais avançados e potentes do mercado.

Para te ajudar na melhor escolha, nós preparamos uma lista com alguns dos melhores celulares Android do mercado. Aqui, você vai encontrar modelos a partir de R$ 1.300. Continue com a gente e descubra qual é o mais adequado para você.

Melhor celular Android: veja modelos da Samsung, Motorola, Xiaomi e Realme (Foto: Shutterstock)

Quer conhecer outros aparelhos? Então confira nossa lista com os melhores celulares de 2022.

Como chegamos à lista de melhor celular Android?

Para chegar à lista do melhor celular Android de 2022, selecionamos modelos das principais marcas que atuam no Brasil, com características e faixas de preço variadas. Além disso, escolhemos aparelhos que oferecem uma boa relação custo-benefício, ou seja, que têm um preço justo para a ficha técnica que oferecem. É importante lembrar, porém, que os preços estão sujeitos a mudanças. Nesta lista, os valores foram pesquisados no dia 20/05 e, claro, podem variar dia a dia. Então, vale ficar de olho.

Para montar essa lista, escolhemos celulares intermediários, intermediários premium e tops de linha. Deixamos os básicos fora da listagem pois possuem menos recursos. Além disso, há intermediários com preço mais em conta que valem muito mais a pena.

Outro ponto que levamos em consideração é o sistema operacional. O Google já anunciou que o Android 13 vai chegar aos aparelhos até o fim desse ano. Por isso, pensando no tempo de vida do smartphone, optamos por celulares com, no mínimo, Android 11 de fábrica.

Quer saber mais? Confira tudo o que já foi divulgado sobre o Android 13

Por que investir em um celular Android?

O sistema Android é o mais popular em todas as partes do mundo. Por estar presente nas mais variadas marcas, tem uma série de vantagens, garantindo um acesso universal a jogos e aplicativos no Google Play. Por ser um sistema com código fonte aberto, é possível personalizar o dispositivo de acordo com o gosto do usuário. Além disso, se você usa outros produtos Google, como e-mail e YouTube, por exemplo, você conta com integração total entre os serviços.

Outro motivo para apostar no sistema é o quesito segurança. Na última atualização anunciada pelo Google, por exemplo, privacidade e segurança foram dois dos quesitos mais cotados. A ideia é que o celular Android se torne cada vez mais seguro para o usuário. Assim, dados sensíveis como senhas de bancos e outros dados pessoais ficam protegidos.

Redmi Note 11S

O Redmi Note 11S promete entregar um bom desempenho com ótimo custo-benefício. Com quatro câmeras, uma delas com 108 MP, é ideal para quem gosta de boas produzir imagens e vídeos de qualidade. O Xiaomi Redmi Note 11S é bom também para quem preza por muitas horas de uso. Afinal, conta com uma bateria de 5.000 mAh - para mais de um dia de uso - e carregador ultrarrápido de 33 W. Com essa potência, a bateria vai de de 0 a 100% em uma hora.

A tela do Redmi Note 11S, de 6,43 polegadas, é de AMOLED Full HD. É excelente para economia de energia e ainda garante boa qualidade de cores. O aparelho conta com o avançado processador MediaTek Helio G96 Octa-core. O chipset, usados nos modelos mais avançados da linha, promete uma experência sem travamentos.

Por que o Redmi Note 11S é uma boa opção de celular Android?

  • Conta com bom conjunto de câmeras, uma delas de 108MP
  • Tem bateria de 5.000 mAH, com autonomia de mais de um dia de uso
  • Possui tela de 6,43 polegadas e tecnologia AMOLED Full HD
  • Conta com processador potente, o MediaTek Helio G96 Octa-core

Motorola G52

O Moto G52 é uma das apostas da Motorola para esse ano. É um aparelho intermediário, completo para a faixa, mas por um preço acessível. Seu maior destaque é a tela, que é uma pOLED com taxa de atualização de 90 Hz. O display tem 6,6 polegadas, com resolução Full HD+ (1.080 x 2.400 pixels), cobertura da gama de cores DCI-P3 e densidade de pixels de 402 ppi. Resumindo: é uma boa para quem quer filmes, séries ou ver vídeos nas redes sociais.

O Moto G52 roda uma versão pura do Android 12, focada em melhorias visuais e discretos aprimoramentos em recursos de privacidade e segurança, o que já é uma tradição da Motorola. O aparelho conta com sistema de câmera tripla, com sensor principal de 50 MP, tecnologia Quad Pixel e Modo Night Vision. Com essa configuração, o G52 é capaz de capturar fotos mais nítidas em baixa luminosidade.

Por que o Moto G52 é uma boa opção de celular Android?

  • É um aparelho completo para a faixa de preço
  • Tem tela pOLED potente, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90Hz
  • Conta com sistema de câmera tripla, com sensor de 50 MP
  • Roda versão pura do Android 12

Poco F3 5G

O Poco F3 5G conta com processador Snapdragon 870, um dos mais potentes da atualidade. Aliado aos 8GB de memória RAM, garante bom desempenho sem travamentos. Sua bateria tem 4.520 mAh, com suporte ao carregamento turbo de 33W.

A tela do Poco F3 tem 6,67 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. O smartphone tem painel AMOLED, para cores com mais vida, bom contraste e brilho alto.

Já a câmera tem três sensores na traseira. O principal tem 48 MP com recurso quad-pixel, além de um ultra-wide de 8 MP e um macro de 5 MP. Para selfies, o Poco F3 oferece câmera frontal de 5 MP. Um dos destaques do celular Android é a compatibilidade com redes 5G.

Por que o Poco F3 5G é uma boa opção de celular Android?

  • Processador Snapdragon 870, um dos melhores da atualidade
  • Conjunto triplo de câmeras, com 48MP na principal
  • Suporte a rede 5G
  • Tela AMOLED de 6,67 polegadas, resolução Full HD

Galaxy A33 5G

O Galaxy A33 5G é um dos novos intermediários da Samsung, ideal para quem busca bons recursos, mas sem gastar muito. O processador, o Exynos 1280, é um dos destaques do aparelho. É um octa-core de velocidade de até 2,4 GHz e fabricado em 5 nm. Junto desse chipset mais potente, esse celular Android trabalha com duas versão de memória RAM: 6 GB ou 8 GB.

A bateria do Galaxy A33 5G é de 5.000 mAh. Durante o lançamento, a Samsung fez questão de frisar que a autonomia pode chegar até dois dias. A tela também é um ponto positivo, com tecnologia Super AMOLED. O display é de e 6,4 polegadas e tem taxa de atualização de 90 Hz. Em relação às câmeras, o conjunto do A33 5G tem quatro lentes, sendo a principal de 48 MP.

Por que o Galaxy A33 5G é uma boa opção de celular Android?

  • Tem processador potente, com velocidade de até 2,4 GHz
  • Conta com bateria de 5.000 mAh, com autonomia de até dois dias
  • Tela de 6,4 polegadas, com tecnologia Super AMOLED
  • Conjunto quádruplo de câmeras, com a principal de 48 MP

Redmi Note 11 Pro 5G

O Redmi Note 11 Pro 5G é um smatphone intermediário, que conta com recursos considerados de categoria premium. O aparelho tem uma tela de 6,67”, com tecnologia AMOLED DotDisplay. Além disso, tem taxa de atualização de 120 Hz e resolução Full HD+. Com isso, esse celular Android da Xiaomi entrega imagens em alta resolução, com cores realistas, ótimos contrastes e transição fluida. O conjunto é ideal para jogos e navegação na internet.

O aparelho conta com processador Snapdragon 695 5G, fabricado em 6 nanômetros, com 2.2 GHz de velocidade máxima de processamento. É um chipset potente para a categoria. O Redmi Note 11 ainda tem um conjunto de câmeras na parte de trás com três sensores que contam com inteligência artificial. O maior destaque é o sensor principal de 108 MP. Além disso, tem bateria de 5.000 mAh, com carregador ultrarrápido de 67 W, incluso na caixa.

Por que o Redmi Note 11 Pro 5G é uma boa opção de celular Android?

  • Tem uma tela de 6,67”, com tecnologia AMOLED DotDisplay
  • Conta com taxa de atualização de 120 Hz
  • Processador potente Snapdragon 695 5G
  • Conjunto com três câmeras, com a principal com 108 MP e inteligência artificial.

Realme 8 Pro

O Realme 8 Pro, lançado cheio de expectativas no Brasil no ano passado, é um intermediário potente. Com design atraente, pesa apenas 176 gramas. A tela, com 6,4 polegadas, resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED, é um dos destaques. Além disso, usa o processador Snapdragon 720G. É ótimo para jogos, já que conta com otimização para o gameplay.

O conjunto de câmeras é versátil. A principal, com 108 MP, consegue fotos ricas em detalhes, e com a ajuda do processador, faz vídeos em qualidade 4K. O celular Android da Realme se destaca no suporte ao carregamento turbo de até 50W, que alcança a capacidade total da carga em menos de 50 minutos.

Por que o Realme 8 Pro é uma boa opção de celular Android?

  • Tem design atraente, com apenas 176 gramas
  • Tela de 6,4 polegadas, com resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED
  • Conta com processador otimizado para jogos
  • Tem conjunto versátil de câmeras

Galaxy A53 5G

Lançado neste ano, o Galaxy A53 5G é um novo celular intermediário da Samsung, com inovações típicas de modelos premium. Ele tem uma tela de 6,5 polegadas, com painel Super AMOLED, que oferece cores mais vibrantes do que o LCD. O modelo ainda tem resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz.

O celular Android tem câmera traseira quádrupla, com sensor principal de 64 MP, estabilização óptica e tecnologia VDIS, que garante fotos nítidas e estáveis em qualquer situação. Além disso, de acordo com a Samsung, o Galaxy A53 5G tem bateria de 5.000 mAh e oferece autonomia para até dois dias de uso. Isso é possível porque o smartphone consegue entender quais aplicativos estão consumindo energia, mas não estão sendo utilizados e encerrá-los, ajudando na economia.

Por que o Galaxy A53 5G está entre os melhores celulares Android?

  • Tem tela de 6,5 polegadas, com painel Super AMOLED
  • Tem resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz
  • Conta com câmera traseira quádrupla, com sensor principal de 64 MP
  • Conta com bateria de 5.000 mAh e autonomia para até dois dias de uso

Gostou desse modelo? Confira mais detalhes sobre ele na ficha técnica do Galaxy A53 5G.

Galaxy M62

O maior destaque do Galaxy M62 é a bateria poderosa de 7.000 mAh. A fabricante promete até 24 horas de uso de internet. No entanto, a autonomia pode ser bem maior para usuários moderados, ultrapassando os dois dias de uso. Além disso, conta com carregamento rápido de 25 W.

O celular Android traz uma tela de 6,7 polegadas com bordas mínimas, ressaltadas pela Samsung como "Display Infinito". Ela conta com resolução Full HD+ (1080 x 2400 pixels) e tecnologia Super AMOLED Plus. O aparelho tem um conjunto quádruplo de câmeras. O modelo traz sensor principal de 64 MP, com tecnologia que combina quatro pixels em um para produzir imagens mais nítidas.

Por que o Galaxy M62 é uma boa opção de celular Android?

  • Tem poderosa bateria de 7.000 mAh
  • Conta com bordas mínimas e "display infinito"
  • Possui tela de 6,7 polegadas e tecnologia Super AMOLED Plus
  • Conta com sensor principal de 64 MP

Se quiser saber mais sobre essa opção de celular Android, veja o nosso review do Galaxy M62.

Galaxy S21 FE

Outro bom celular Android da Samsung é o Galaxy S21 FE. O smartphone conta com tela AMOLED de 120 Hz, para imagens cheias de detalhes e com transições fluidas e o processador Exynos 2100, que entrega potência para rodar qualquer app ou jogo sem travamentos. Além disso, oferece suporte à rede 5G, que deve começar a funcionar no Brasil neste ano.

A câmera também se destaca, conseguindo ótimas fotos. O S21 FE tem conjunto traseiro triplo, com câmera principal de 12 MP. Além disso, vem com uma lente ultra-wide de 12 MP e uma teleobjetiva de 8 MP. Sua bateria tem 4.500 mAh e conta com suporte a carregamento rápido de 25W e carregamento sem fio de 15W.

Por que o Galaxy S21 FE está entre os melhores celulares Android?

  • Tela AMOLED com resolução Full HD+ e 120 Hz
  • Processador Exynos 2100 é super potente
  • Conjunto triplo de câmeras tira excelentes fotos
  • Filma em 4K
  • Compatível com 5G

Motorola Edge 20 Pro

Lançado no ano passado, o Edge 20 Pro é um celular Android top de linha da Motorola. Com foco em fotografia, o smartphone traz câmera tripla, com sensor principal de 108 MP e grava vídeos até em 8K. Ele também conta com uma variedade de recursos para fotografia, como Night Vision, para fotos à noite, e Pro Mode. Além disso, tem zoom óptico de 5x e zoom digital de até 50x.

O Motorola Edge 20 Pro é o primeiro smartphone da fabricante com taxa de atualização de 144 Hz, a mais alta disponível no mercado. Com 6,7 polegadas, tem painel pOLED, tecnologia HDR10 e resolução Full HD+ (1800 x 2400 pixels). O smartphone ainda conta processador Snapdragon 870, um octa-core de até 3,2 GHz, e 4.500 mAh de capacidade na bateria, com carregamento rápido de 30W e autonomia para mais de 30 horas de uso.

Por que o Motorola Edge 20 Pro está entre os melhores celulares Android?

  • Tem conjunto triplo de câmeras, com sensor principal de 108 MP
  • Grava vídeos em até 8K
  • Tem taxa de atualização de 144 Hz, a mais alta do mercado;
  • Conta com processador potente, o Snapdragon 870

Xiaomi Mi 10T Pro

Também lançado no ano passado, o Xiaomi Mi 10T Pro está entre os principais aparelhos da empresa chinesa. Com design moderno, o vidro traseiro conta com a proteção Gorilla Glass 5, que reduz danos causados por quedas ou arranhões. A tela tem 6,67 polegadas e resolução Full HD+, além de taxa de atualização de 144 Hz.

O desempenho avançado do Xiaomi Mi 10T Pro se dá pelo processador Snapdragon 865, um dos mais potentes da Qualcomm. É ótimo, então, para quem gosta de jogos. O jogo triplo de câmeras na parte traseira é outro atrativo. A lente principal se destaca pelos seus 108 MP e inteligência artificial, estabilização óptica e zoom de até 30 vezes. O celular Android ainda tem bateria com 5.000 mAh de capacidade.

Por que o Xiaomi Mi 10T Pro está entre os melhores celulares Android?

  • O vidro traseiro conta com a proteção Gorilla Glass 5
  • A tela tem 6,67 polegadas, resolução Full HD+ e atualização de 144 Hz
  • Jogo triplo de câmeras conta com sensor de 108 MP
  • Usa processador Snapdragon 865

S21 e S22 Plus

A linha S da Samsung é o que de melhor a marca sul-coreana manda para o mercado. A versão 22 é a mais avançada da atualidade, mas mesmo o modelo anterior ainda traz vantagens. O design dos dois é muito parecido - o mais recente é um pouco menor. Outra semelhança entre o Galaxy S22 Plus e o Galaxy S21 Plus está na tela. Os dois usam a tecnologia Dynamic AMOLED 2X, 120 H de taxa de atualização, HDR10 e resolução Full HD.

O modelo “antigo” da Samsung usa o processador Exynos 2100, um chip octa-core com litografia de 5 nanômetros e que alcança até 2,9 GHz. Já o aparelho da linha S22 usa o Snapdragon 8 Gen 1, também octa-core, mas feito em litografia de 4 nanômetros. Ainda que o S21 Plus tenha um pouco menos de potência, os dois celulares não decepcionam no quesito.

O Galaxy S21 Plus possui o seguinte conjunto de câmeras: 12 MP com foco dual-pixel e estabilização óptica; 64 MP com lente teleobjetiva, zoom híbrido de 3 vezes e estabilização óptica; 12 MP com lente ultra-wide e super-estabilização. Já o S22 Plus tem uma câmera de 50 MP com foco dual-pixel e estabilização óptica; 10 MP com lente teleobjetiva e zoom óptico de 3 vezes; 12 MP com lente ultra-wide e super-estabilização. Por conta do processador, a versão mais recente apresenta fotos mais ricas em detalhes.

Por que o S21 e o S22 Plus estão entre os melhores celulares Android?

  • São dois dos celulares mais avançados da Samsung
  • Apresentam processadores potentes e de ótimo desempenho
  • Contam com conjuntos de câmeras que resultam em fotos e vídeos de ótima qualidade
  • Possuem telas com alta resolução e taxa de atualização

Galaxy Z Flip 3

Quer um celular Android dobrável? O Galaxy Z Flip 3 é a versão mais recente da linha da Samsung. Um dos destaques do visual do aparelho é a variedade de cores. São oito versões: creme, verde, violeta, preto, cinza, branco e rosa. A tela externa é quatro vezes maior que a da versão anterior. A principal, que fica visível quando o smartphone está aberto, traz 6,7 polegadas. O painel é do tipo Dynamic AMOLED 2x, com resolução Full HD+ (2640 x 1080 pixels) e taxa de atualização de 120 Hz.

A Samsung não revela o modelo do processador usado no celular, mas sites especializados afirmam ser o Snapdragon 888 5G. O chip tem oito núcleos, com velocidade máxima de 2,84 GHz, e é construído na litografia de 5 nm. O Galaxy Z Flip 3 traz um conjunto de câmera traseira dupla, com sensores de 12 MP.

Por que o Galaxy Z Flip 3 é uma boa opção de celular Android?

  • É a versão mais recente da linha dobrável da Samsung
  • Tem grande variedade de cores
  • Conta com tela externa 4 vezes maior que a anterior
  • Tela principal tem 6,7 polegadas e tecnologia Dynamic AMOLED 2x
  • Conta com conjunto de câmera traseira dupla, com sensores de 12 MP.

S21 Ultra

Ainda que a versão mais recente da linha tenha sido lançada neste ano e também apareça nesta linha, o S21 Ultra ainda é um dos modelos mais potentes do mercado. O aparelho tem uma das melhores telas do mercado, com Dynamic Amoled 2x, brilho e alta definição de cores. A resolução é em 2k, cerca de duas vezes mais definição que o Full HD, e a taxa de atualização é de até 120 Hz.

O processador Exynos 2100 tem chip de oito núcleos e memória RAM com versões em 12 GB ou 16 GB. Em ambos os casos, mesmo os aplicativos ou jogos mais pesados entregam uma experiência de ponta. A lente principal tem 108MP, configuração que, alinhada ao chipset, entrega fotos e vídeos de alta qualidade. O aparelho ainda conta com suporte à caneta S Pen.

Por que o S21 Ultra é um dos melhores celulares Android?

  • Tem uma das melhores telas do mercado, com Dynamic Amoled 2x
  • Conta com resolução em 2k e taxa de atualização de 120 Hz
  • Usa processador Exynos 2100, com até 16GB de memória RAM
  • Tem ótimo conjunto de câmeras
  • Conta com suporte à caneta S Pen

Motorola Edge 30 Pro

O Motorola Edge 30 Pro foi lançado neste ano para bater com seus principais concorrentes, como a linha S22 da Samsung. Ele vem equipado com o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1, um dos mais potentes da atualidade. Outro destaque do modelo é a garantia de dois anos, maior que a maioria disponível no mercado.

A tela pOLED de 6,7 polegadas promete cores vivas, com suporte a HDR10+ e taxa de atualização de 144Hz. A câmera frontal conta com impressionantes 60MP. Além dela, na traseira, o celular Android possui uma principal com 50 MP, outra ultra-wide de 50 MP e um sensor de profundidade de 2MP.

Por que o Motorola Edge 30 Pro é um dos melhores celulares Android?

  • Tem potente processador Snapdragon 8 Gen 1
  • Conta com garantia de dois anos
  • Tela de 6,7 polegadas e taxa de atualização de 144 Hz
  • Câmera frontal de 60 MP, além de bom conjunto traseiro.

S22 Ultra

O S22 Ultra 5G é o melhor celular Android da atualidade à venda no Brasil. Ele possui tela AMOLED Dinamic2x, com 6,8 polegadas e resolução 2K. Ela garante alta resolução, imagens com cores cheias de vida, brilho alto e excelente contraste de preto. Possui ainda 120 Hz de taxa de atualização, para transições de imagem ainda mais fluidas, perfeito para jogos e filmes com muita ação.

Seu processador é o Snapdragon 8 Gen 1, o mais potente da Qualcomm, que consegue rodar qualquer app ou jogo sem problemas de travamentos, com a máxima qualidade gráfica. Contribui para isso a boa quantidade de memória RAM (8 GB ou 12 GB) e o armazenamento, que vai até 512 GB. Sua bateria tem 5.000 mAh de potência, gerando uma autonomia de mais de um dia. Tem ainda suporte a carregamento turbo de 45W, carregamento sem fio e reverso.

Já a câmera traseira do melhor Android tem quatro sensores, com grande destaque para o principal de 108 MP, com foco automático por laser e estabilização óptica. O Galaxy S22 Ultra ainda faz gravações de vídeo em 8K com a câmera traseira e 4K com a câmera frontal.

Por que o Galaxy S22 Ultra é um bom celular Android?

  • Tela com taxa de atualização adaptável de até 120Hz
  • Sistema de carregamento turbo, sem fio ou reverso
  • Roda no máximo do desempenho qualquer app ou jogo pesado sem travar
  • Câmera com os recursos mais avançados do momento
  • Melhor processador da Qualcomm

Se quiser conhecer melhor esse smartphone, nós testamos o Galaxy S22 Ultra e temos todos os detalhes para você.

Os modelos selecionados em nossa listagem podem ser opções de celular Android, dependendo do que se busca. Não encontrou uma opção bacana? Dê uma olhada na nossa lista de celulares baratos bons para jogos.

Outra sugestão são os celulares com câmeras boas e baratos! Se quiser aproveitar, temos também uma listagem de smartphones com preço baixo para você de diversas marcas diferentes.

Não tem certeza de qual fabricante você mais curte? Temos um artigo onde analisamos as marcas de celulares para te auxiliar. Se você deseja dar um Apple, veja quais são os melhores iPhones para comprar no Brasil.

Ferramentas do Buscapé

Para comprar o melhor celular Android no melhor momento, vale dar uma uma olhada também em nossas ferramentas. Uma delas é o no histórico de preços, que possibilita que você saiba  se um produto teve quedas de valor recentemente ou se o seu preço está subindo. Uma boa opção para pagar barato é criar um alerta de preço. Com ele, você é notificado quando o celular chegar ao valor escolhido.

Além delas, temos uma página de cupons de desconto, o cashback do Buscapé, que garante dinheiro de volta para você, e também uma extensão do navegador Google Chrome, que reúne todos os nossos recursos sem que você tenha que se preocupar.