Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Um ar condicionado é sempre melhor que um climatizador?

Você sabe qual a diferença de um ar condicionado para um climatizador? Portabilidade, desempenho e necessidade do usuário são fatores analisados nessa matéria

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé23/09/2016
  • 23/09/2016

As comparações entre um ar condicionado e um climatizador são muitas, e geralmente elas surgem nos momentos mais propícios: a chegada do verão e com isso a necessidade de adqurir um produto para deixar a temperatura da nossa casa agradável. No entanto, para um ambiente maior, qual é o aparelho mais adequado? Qual tipo de produto possui mais opções e variabilidade? Se o usuário preza a mobilidade ou a qualidade de ar, o que ele deve levar em conta? Essas e outras dúvidas o Buscapé procura resolver nessa matéria. Confira!

Condicionadores de ar geralmente possuem mais opções e abrangem ambientes maiores

Dentre as vantagens de um condicionador de a está, primeiramente, a capacidade de refrigerar um ambiente, já que o climatizador de ar propicia a chance apenas de refrescá-lo através da umidificação. Além disso, ele é mais recomendado para lugares maiores e mais abrangentes. O usuário deve de antemão saber qual o modelo certo para o seu cômodo (link para a matéria de qual o aparelho com melhor BTU para o quarto), mas, independentemente disso, ele consegue cobrir uma faixa de espaço maior do que o climatizador, mesmo dentre os modelos com 7.500 BTUs. Em contrapartida, para que isso aconteça o local precisa estar fechado, o que pode acabar inviabilizando um pouco o seu uso em lugares mais movimentados.

A vantagem também reside na capacidade de optar pela temperatura desejada. Enquanto um bom climatizador geralmente oferece três velocidades de desempenho, um ar condicionado traz a chance do usuário optar dentre diversas temperaturas desejadas, podendo se ajustar de maneira mais apropriada à necessidade do usuário. Ele também pode contar com filtros mais potentes, que protegem o ambiente da entrada de bactérias, e que conseguem evitar mofos e fungos com o desumidificador (note que um climatizador umidifica o local, enquanto um split pode desumidificá-lo, não sendo portanto muito recomendado para locais secos).

Também pode trazer tecnologias mais potentes, que atingem a temperatura desejada em menos tempo ou que podem programar a temperatura para que ela se ajuste às necessidades corporais do usuário para uma noite de sono. Existem ainda modelos que operam também com ciclos de ar quente, tornando-se úteis também para os dias mais frios do ano, aquecendo o recinto. Ele é de difícil instalação, sendo recomendado um profissional especializado para essa tarefa, não contando portanto com a portabilidade de um climatizador. Quem prioriza a portabilidade, os modelos do tipo janela ou mesmo os portáteis estão também disponíveis no mercado. Contudo, eles não contam com a mesma efetividade que os aparelhos do tipo split, sendo destacáveis em relação aos climatizadores apenas no que diz respeito à capacidade de refrigerar.

Existem diversas opções de condicionador de ar no Buscapé. Modelos mais básicos, de 9000 BTUs, podem oferecer a função de ciclo de ar quente e frio, como é o caso do Electrolux VI09F/VE09F. Com o dobro da capacidade e muito procurado é o Samsung AR18JSSPSGM, que também oferece essa versatilidade. Para o usuário que quer um aparelho básico, mas somente com ciclo de ar frios, uma opção é o LG Libero E US-Q092WSZ2. Recheado de funções e com baixo nível de ruído, esse pode ser um aparelho que o agradará bastante.

Veja os preços

Samsung AR18JSSPSGM Split High Wall 18000 BTUs Quente/Frio

  • Funções: Auto Reinicialização, Inverter, Sleep
  • Filtro de Ar: Anti-ácaros, Anti-bactéria, Anti-fungo

Novos a partir de:

R$ Consulte

Entre a capacidade de ambos, com 12000 BTUs, o Samsung Max Plus AS12UW traz uma vazão de ar com qualidade significativa. Outra opção nessa linha é o Consul Bem Estar CBU12DB, com um importante sistema de filtro. A partir dessa potência em BTUs, o usuário já não encontra modelos de climatizador que ofereçam vantagens semelhantes, uma vez que a sua capacidade de abrangência é menor. Esse tipo de aparelho já passa a ser mais recomendado para quartos maiores e salas de estar de porte médio.

Dentre os aparelhos mais avançados em potência, uma ótima opção é o Fujitsu Inverter ASBA24L. Apesar de ter menos cuidado no design, ele traz 24000 BTUs, tecnologia Inverter, ciclo de ar quente e frio, timer diário e semanal, autolimpeza, ajuste automático do filtro de ar, dentre outras qualidades. Esse certamente é um aparelho que nenhum climatizador conseguirá atingir em padrões de qualidade e, por conta disso, para certos tipos de usuário, esse modelo será insubstitutível.

  • #ar condicionado
  • #condicionador de ar