Buscapé

Buscapé

Nosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Saiba como evitar que as roupas coloridas desbotem na lavagem

Entenda porque as roupas coloridas desbotam e o que fazer para preservar as cores vivas por mais tempo

  • Por: Fernando RicciFernando Ricci14/07/2016
  • 14/07/2016

Desbotar a roupa significa o corante sair. No Brasil existem 11 classes de corante. Para fibra celulósica existem 5 classes e a primeira chama-se Direto, que é aquele corante vendido em supermercado que pode ser comprado para usar em casa. A ligação química que esse corante faz na fibra é muito fraca, então ela pode ser quebrada rapidamente porque é uma ponte de hidrogênio explica Vladmir Valério, o Dr. Tira Manchas. Para evitar o desbotamento é necessário aplicar na roupa um fixador, que também é vendido em supermercado. Ele faz com que o corante resista até 6 lavagens.

É possível identificar as roupas que desbotam pelo seu custo. Normalmente elas têm um custo mais baixo porque o corante usado no seu tingimento é barato.

Antigamente se colocava sal dentro do tanque na hora de lavar as roupas, pois ele tem a função de empurrar o corante para dentro da fibra do tecido, fazendo com que a roupa não desbote na lavagem.

Mesmo quando usado um corante de melhor qualidade, ele corre o risco de desbotar, pois alguns corantes são sensíveis ao cloro. Ainda que não se adicione cloro na lavagem, a água que sai da torneira contém cloro e isso desbota a roupa e, neste caso, não há o que fazer. O ideal seria lavar as roupas com uma água que não contenha cloro.

O melhor corante, usado em peças com maior valor, é denominado Tina. Nas roupas coloridas com ele pode ser aplicado até cloro puro que ele não desbotará.

Confira mais detalhes no vídeo.

  • #lavar roupa
  • #dicas de lavagem
  • #roupas coloridas

Matérias Relacionadas