Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Qual o melhor notebook para fotógrafos e publicitários?

O Buscapé elenca os aparelhos mais apropriados para quem trabalha com softwares de edição de imagens

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé07/08/2017
  • 07/08/2017

Caso o usuário queira um notebook para edição de imagens, qual escolher? Um aparelho que rode Photoshop, Corel Draw ou similares é o bastante? O Buscapé aponta ao usuário quais configurações devem ser observadas na escolha do aparelho, trazendo algumas indicações que podem agradar tanto os fotógrafos de primeira viagem como aqueles mais experientes, pensando em questões como portabilidade, processador, memória RAM e outros fatores que podem influenciar no desempenho e praticidade.

Confira!

As configurações adequadas para um notebook capaz de trabalhar com editores de imagens como Photoshop e Corel Draw são similares àquelas voltadas para o desempenho de AutoCAD (link para a matéria de notebook para AUTOCAD) ou de um notebook gamer (link para a matéria de notebook gamer) no que diz respeito à necessidade de um bom processador e memória RAM, mas existem algumas diferenças importantes. No caso daqueles que trabalham com edição de imagens, a prioridade pela portabilidade fala mais alto, uma vez que esse tipo de profissional está sempre se movendo por itinerários distintos, ao contrário das outras demandas, que priorizam telas maiores.

É normal, portanto, que modelos mais compactos sejam mais procurados. Para a edição de imagens, o usuário também deve ter em mente que o processador deve ser, no mínimo, Intel Core i5 e a memória RAM deve contar com ao menos 4 GB. Também é recomendado um bom HD para o armazenamento de dados - especialmente se o usuário trabalha com fotos e vídeos em alta ddefinição - o que pode exigir, no caso de usuários com necessidades mais rigorosas, o uso de um HD externo adquirido separadamente, uma vez que 1 TB - a capacidade que aparelhos mais avançados apresentam - pode se revelar insuficiente.

Modelos mais em conta

Um modelo com bom custo-benefício é o Acer Aspire E5-573G-74Q5. Ele traz um processador Intel Core i7-5500U com clock de 2.4 GHz a 3.0 GHz, uma memória RAM de 8 GB, um HD de 1 TB e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce 920M. Trata-se, portanto, de um aparelho com bons atributos, acima das recomendações dadas acima. Na mesma linha o Samsung Expert X40 NP270E5K também apresenta o mesmo valor para a memória RAM e para o HD e o mesmo processador e placa de vídeo. Também conta com uma tela de 15,6 polegadas. A diferença entre um e outro ficará por conta do design e de alguns pontos específicos, como a bateria de 6 células, aqui, contra as 4 presentes no Acer Aspire.

Para quem não pode arcar com um processador Intel Core i7, mas deseja um aparelho que mantenha a razoabilidade em seus outros fatores, a opção fica por conta do Dell Inspiron 15 Série 5000. Aqui, ele traz também como os dois modelos anteriores uma memória RAM de 8 GB e um HD de 1 TB. Contudo, o seu processador é o Intel Core i5-5200U, que conta com clock de 2.2 GHz e que chega ao máximo a 2.7 GHz com o Turbo Boost. Também acompanha placa de vídeo dedicada, embora não se trate da GeForce. Aqui, é a AMD Radeon R7 M265 que está disponível, que sai um pouco em desvantagem em relação à anterior.

Esses são modelos que trabalham com o Windows, o que oferece a chance do usuário de utilizar os softwares mais comuns para esse tipo de trabalho, como o Photoshop e o Corel Draw.

Veja os preços

Samsung Expert X40 NP270E5K Intel Core i7-5500U 2.4 GHz 8192 MB 1024 GB

  • Tela: 15.6 polegadas
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce
  • Sistema Operacional: Windows 10

Novos a partir de:

R$ Consulte

Veja os preços

Outros modelos

Para quem quer ousar e procurar um programa diferente, ainda existem os modelos da Apple disponíveis. Eles ocupam outra faixa no mercado, mas oferecem um desempenho técnico muito bom no que diz respeito à rapidez e à fluidez das funções. O Macbook Pro MF839 conta com processador Intel Core i5 de 2.7 GHz; memória RAM de 8 GB, uma tela de apenas 13,3 polegadas (ganhando portanto em torno da portabilidade) e ótima resolução de imagem de 2500 1600 pixel/linha. No entanto, ele peca por não contar com tanto espaço de armazenamento, dispondo apenas 128 GB. Modelos com mais capacidade de armazenamento também estão disponíveis, bem como aparelhos com mais memória RAM e melhor processador. No entanto, estes fogem um pouco da linha de comparação estabelecida na matéria.

Se o usuário preza um modelo na mesma faixa do mercado do Macbook, mas com mais capacidade, o Asus K555LB pode ser uma escolha acertada. O modelo traz processador Intel Core i7-5500U, memória RAM de 8 GB, HD de 1 T e placa de vídeo NVIDIA GeForce 940M.

  • #notebook
  • #edição de video
  • #apple
  • #samsung
  • #asus
  • #dell

Matérias Relacionadas