Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Qual é o melhor 3D: ativo ou passivo?

Descubra como se formam as imagens e qual o melhor modelo para a sua demanda.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé07/08/2017
  • 07/08/2017

Na hora de adquirir um televisor 3D, o usuário normalmente se depara com duas tecnologias distintas: o 3D ativo e o passivo. Qual possui a melhor qualidade de imagem e qual é mais econômico? O Buscapé ensina como se formam as imagens nas duas tecnologias e avalia qual o melhor modelo para cada tipo de necessidade, levando em consideração não somente a imagem, mas também o custo-benefício dos televisores, acessórios e o tipo de experiência que o usuário procura. Confira!

Muito se fala que a qualidade do 3D ativo é superior a do 3D passivo, embora não haja um consenso sobre a quantidade real de vantagem de uma tecnologia sobre a outra. O que se pode dizer, no entanto, é que o processo de formação do 3D ativo é mais árduo e trabalhado do que o passivo, uma vez que tanto o televisor quanto os óculos colaboram no processo. Isso porque a imagem dele é formada no óculos através de um processo que consiste em uma das lentes se apagando enquanto a outra exibe a imagem, e vice-versa, em velocidade tão rápida que o olho humano não consegue perceber. Por conta desse processo, as queixas de cansaço visual e dor de cabeça, especialmente em filmes de longa duração, são frequentes.

Outra desvantagem é que as baterias do aparelho devem ser recarregadas frequentemente, uma vez que a conexão entre a TV e o óculos é realizada sem a necessidade de fio. Por conta da tecnologia ser mais cara, a opção de um 3D ativo é indicada mais para quem quer ter uma experiência individual mais completa, com melhor qualidade de imagem. Quem deseja assistir a filmes despretensiosamente, em família e com amigos, deve optar pelo 3D passivo, pelo fato da tecnologia exigir mais acessórios.

O 3D passivo é utilizado frequentemente nas salas de cinema. Nele, os óculos separam parte das imagens para lentes diferentes. Portanto, se o usuário fechar um dos olhos, ele enxergará a tela em 2D de um ângulo diferente do outro olho. Ele não exige bateria, uma vez que não é realizada uma conexão com o televisor - o óculos opera apenas como um filtro. Dessa maneira, eles são também mais econômicos, o que os torna uma diversão mais certa para quem quer ver filmes com a família. Normalmente, as televisões que contam com 3D passivo acompanham mais óculos desse tipo do que as de 3D passivo. Fora isso, o preço de um acessório adicional é também mais barato, o que permite expandir a experiência para noites de filmes com amigos com muita gente reunida.

Uma marca que utiliza bastante esse tipo de 3D é a Philips. Em seu modelo 7000 Series 55PUG7100, o usuário encontrará, junto a uma televisão com resolução Ultra HD em tela de 55 polegadas, a presença da tecnologia tridimensional, acompanhando aqui 4 óculos, o que já dá um passo em direção à experiência em família. Ele possui detecção automática 3D e torna possível a conversão da tecnologia 2D para 3D, embora os resultados alcançados com tal recurso ainda sejam um pouco precários.

Veja os preços

Smart TV Philips 7000 Series 55PUG7100 55 polegadas LED Plana

  • Definição: 4K Ultra HD
  • Tecnologia: 3D, Smart TV
  • Funções: Ambilight + Hue, Android TV

Novos a partir de:

R$ Consulte

Já para quem busca um modelo com 3D ativo, a principal empresa que trabalha com essa tecnologia é a Samsung. Ela costuma trazer uma resolução 1080p em cada lente, o que provoca algumas melhorias significativas em relação ao 3D passivo, embora conte com as desvantagens mencionadas acima. Para quem quiser assistir a filmes 3D com qualidade e seriedade, não levando em conta experiência familiar e economia de dinheiro, os modelos tridimensionais da empresa são bastante recomendados. Com dois óculos 3D inclusos, o modelo Série 8 UN48H8000 traz resolução FullHD e tela curva.

Vale mencionar, contudo, que, para quem deseja adquirir um televisor 3D, a hora é agora. Isso porque marcas como a LG e a Samsung anunciaram que irão reduzir o número de produtos desse porte, tendo como provável motivo a baixa procura por aparelhos com tal recurso. Ao que tudo indica, as marcas irão investir em outros recursos que têm sido mais procurados em torno da resolução da imagem, devendo abandonar gradualmente o 3D.

Veja os preços

Smart TV Samsung Série 8 UN48H8000 48 polegadas LED Curva

  • Definição: Full HD
  • Tecnologia: 3D, Controle por Movimento, Controle por Voz
  • Funções: Guia Eletrônico de Programação, Jogo, On/Off Timer

Novos a partir de:

R$ Consulte
  • #3D Ativo
  • #3D Passivo
  • #TVs 3D

Matérias Relacionadas