Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

Quais os melhores modelos de ar condicionado para pessoas alérgicas?

Saiba quais funcionalidades o usuário com alergias deve estar atento no momento em que deseja comprar um condicionador de ar.

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé23/09/2016
  • 23/09/2016

Com a chegada do verão, é comum que as pessoas passem a procurar cada vez mais aparelhos de ar condicionado. No entanto, com o ar muitas vezes seco - especialmente para quem mora na região centro-oeste do país - decorrente de períodos longos sem chuva, existem aqueles que passam a sofrer com alergias. Para quem sofre desse tipo de enfermidade, há ainda o problema das partículas de poeira, bactérias e vírus que podem causar alguma doença com o ambiente fechado. Por conta disso, o usuário tem que saber tomar os cuidados necessários na hora de utilizar um aparelho de ar condicionado e saber escolher produtos que consigam atenuar esses incômodos respiratórios.

Existem algumas recomendações que devem partir do usuário, como manter o ambiente limpo e livre de poeira. Contudo, mais do que isso, quem tem um condicionador de ar deve realizar a limpeza do filtro do aparelho com frequência e para que o usuário não se esqueça de realizar essa tarefa alguns modelos disponíveis no mercado avisam quando o filtro está sujo.

Para isso, evidentemente, é importante que o filtro também seja bastante efetivo. Um exemplo de modelo bem básico, mas que conta com tal função é o aparelho de janela Consul CCN07DB, de 7500 BTU, cujo filtro tem como marca uma limpeza que é muito fácil, bastando ao usuário que remova a sua grade pelas laterais do produto.

Já um condicionador de ar do tipo portátil, como o DeLonghi Pinguino PAC C105, com 10500 BTU, pode ter essa limpeza um pouco mais dificultada. Apesar de seu filtro ter certa efetividade contra a poeira, a sua limpeza deve ser efetuada semanalmente, o que acaba exigindo que o usuário realize algum esforço periódico para evitar possíveis alergias decorrentes de um filtro sujo.

Em um split, as funcionalidades passam a aumentar e, por conta disso, também a chance do usuário manter o seu ambiente mais higienizado. Com 9000 BTU o usuário já encontra no Samsung ASV09PS um bom exemplo dessa premissa. Isso porque o aparelho conta com o filtro Full HD 80, que trabalha contra bactérias e partículas sólidas e também com a tecnologia Virus Doctor, que elimina 99,9% dos vírus da gripe H1N1, influenza B (vírus causador da gripe comum) e também o vírus tipo corona. Além disso, o essa tecnologia reduz a presença de bactérias e fungos nocivos no ar, além de eliminar ácaros. O que mais impressiona no produto é a existência de um recurso chamado Shine Clean, que aciona o ventilador do aparelho após ele ser desligado, mantendo o interior do aparelho seco e sem odor, evitando a formação de possíveis mofos e bactérias.

Esses filtros também podem ser encontrados outros modelos, como no Electrolux Eco Turbo TI12F/TE12F, de 12000 BTU. O filtro de nylon e o filtro de carvão ativado são dois tipos aqui presentes. O primeiro é responsável por evitar o acúmulo de poeira no ambiente, enquanto o segundo é eficaz contra odores desagradáveis, reduzindo o desconforto respiratório do usuário.

Outro modelo com essa mesma capacidade e com bom filtro é o LG Smile TS-H122YNW0. Sua limpeza é fácil, bastando ao usuário erguer a tampa frontal. O aparelho também traz filtragem contra bactérias e apresenta a função desumidificação, que possibilita que se evite também os fungos e bolores decorrentes da umidade. Um ar muito seco, contudo, pode provocar reações alérgicas e essa função deve ser utilizada somente quando o ambiente estiver úmido.

Veja os preços

Electrolux Eco Turbo TI12F/TE12F Split High Wall 12000 BTUs Frio

  • Funções: Auto Clean, Desumidificação, Siga Me
  • Filtro de Ar: Anti-bactéria, Anti-odor, Anti-pó

Novos a partir de:

R$ Consulte

O Samsung Max Plus AR18HPSUAWQ com 18000 BTU segue as mesmas linhas do modelo de 12000 BTU da marca, com filtro FullHD, Virus Doctor e função Auto Clean. Com essa mesma capacidade, no entanto, também está disponível no mercado o LG Libero E US-W182CSG3. O seu sistema de filtragem consiste em um ionizador com três funções que visam a esterilização do ar, além de um filtro multiproteção com tecnologia 3M, que procura deixar o ar mais limpo de substâncias causadoras de alergias e de vírus e bactérias.

Um split com mais potência é o LG Smile TS-H2425NW1 de 24000 BTU. Ele também dispõe de um abrangente sistema de filtragem contra vírus, bactérias e fungos, além de ser de fácil limpeza, com um filtro que pode ser retirado pela tampa frontal e lavado com água ou até mesmo aspirado. Nessa mesma linha há também o Samsung AR24HSSPASNN, que dispõe de Filtro FullHD e Virus Doctor, além de limpeza automática (Auto Clean). O modelo também é recheado de funcionalidades que podem agradar o usuário em outros aspectos, como a tecnologia Smart Inverter, que proporciona economia de energia.

  • #ar condicionado
  • #condicionador de ar
  • #ar condicionado para alérgicos