Buscapé
BuscapéNosso sistema detectou que você está usando um navegador desatualizado

Para uma melhor experiência usando o Buscapé, aconselhamos que atualize o seu navegador para a versão mais recente.
Agradecemos desde já sua compreensão.

O Sinal Analógico das TVs será desligado em todo o país, o que isso significa?

Ao longo de 2017, o sinal analógico será desligado em mais de 300 cidades no Brasil. Por isso, é preciso esclarecer o funcionamento do sinal digital. Confira mais detalhes

  • Por: da Redação Buscapéda Redação Buscapé31/03/2017
  • 31/03/2017

Acompanhar as notícias no jornal da manhã enquanto toma café ou assistir à novela das oito com a família reunida são atividades comuns em nosso dia a dia. Porém, no prazo máximo de um ano, haverá o desligamento total da transmissão do sinal analógico de televisão no Brasil e, para que isso não afete essa rotina diária a que estamos acostumados, é preciso entender como funciona osinal digital e o que é preciso para recebê-lo em sua casa.

Ao longo de 2017, a transmissão analógica será desativada em 348 cidades de 8 estados brasileiros, inclusive no estado de São Paulo, onde o sinal será desligado no dia 29 de março. Portanto, fiquem atentos. A meta é que, até 2018, todas as transmissões de TV do Brasil sejam feitas através do sinal digital. Por isso, as emissoras estão sinalizando seus consumidores a instalar os equipamentos necessários para receber o novo sinal antes do encerramento.

O motivo dessa mudança é que o espectro de frequência responsável pelo sinal analógico precisará ser usado pelas operadoras de telefonia móvel para aumentar sua oferta de internet 4G. No fim das contas, isso significa um aumento na qualidade da sua imagem de televisão e conexão de internet. Muito bom, não é mesmo?

Se você ainda não está recebendo o sinal digital em sua casa, fique tranquilo, pois é algo simples de resolver. As televisões fabricadas a partir de 2010 já vem com conversor embutido, sendo necessário apenas adquirir uma antena UHF que pode ser interna ou externa. Se sua televisão é mais antiga, é preciso providenciar a antena e também um conversor e então conectá-lo em seu aparelho através de um cabo de áudio e vídeo. Viu como é simples?

Os preços de conversor e antena variam um pouco no mercado, porém os produtos são fáceis de encontrar tanto em lojas especializadas quanto em redes varejistas.

Uma opção considerada mais viável é a compra dos conversores digitais. Eles funcionam como dispositivos que transformam o sinal analógico em digital. O funcionamento dos conversores é complexo, pois recebem o sinal enviado pela emissora em pacotes de dados que são separados em áudio, vídeo e dados. Depois dessa separação, as três partes são convertidas em código binário e então enviadas para as respectivas saídas de áudio e vídeo, resultando em sinal digital para todas as partes.

Mas ainda tem dúvida entre qual conversor digital escolher?

- Conversor Digital USB HDMI

- Conversor com função gravador

- Kit de Conversor e Gravador Digital

E além das facilidades destes dispositivos, você ainda encontra os melhores preços de conversores aqui no Buscapé.

Para facilitar ainda mais nessa transição do analógico para o digital, separamos alguns televisores com conversor digital integrado. Confira:

Veja os preços

Veja os preços

LG 49UH6100 49 polegadas LED Plana

  • Definição: 4K Ultra HD
  • Funções: Conversor Digital Interno

Novos a partir de:

R$ 3.499,00

Se ainda existirem dúvidas, você pode ligar gratuitamente para a Central do Seja Digital (plataforma conforme determinação da Anatel), no número 147. Aí, é só reunir a família no sofá e aproveitar seus programas preferidos com muito mais qualidade de imagem!

  • #TV analógica
  • #TV digital

Matérias Relacionadas